cirurgia de coluna
Crédito: Freepik
em

Mitos e verdades sobre cirurgia de coluna

Ao saber da necessidade de operar a coluna, o grande medo das pessoas é de ficarem paraplégicas. Será que faz sentido?

Publicidade

A coluna é uma estrutura muito importante do corpo humano e muitas pessoas só valorizam isso quando se deparam com um problema de coluna. Além das dores e dificuldade de locomoção, existe o medo de precisar fazer uma cirurgia de coluna e, por algum motivo, não voltar mais a andar.

A verdade é que as cirurgias de coluna são feitas apenas quando os médicos entendem que existem mais benefícios do que riscos nessa intervenção. Além do mais, os mitos existentes sobre operar a coluna criam um cenário mais tenso do que o necessário.

Pinçamento na coluna: causas, sintomas e tratamentos

Mitos e verdade sobre a cirurgia de coluna

Então, vamos agora desvendar os mitos e reforçar as verdades sobre a tão temida cirurgia na coluna para que você se sinta mais confiante, caso precise passar por esse procedimento.

Publicidade

Cirurgia de coluna sempre deixa cicatrizes

Verdade. Mas, as cicatrizes não são uma coisa ruim. Elas são marcas da história de cada pessoa; parte de suas experiências de vida e ninguém deve se envergonhar disso.

Mesmo assim, dependendo do caso, a cirurgia é minimamente invasiva, deixando cicatrizes muito pequenas e que podem ser disfarçadas com tratamentos estéticos.

Entrar no grupo do Telegram

Veja também: Como acelerar a cicatrização com 7 dicas

Publicidade

Cirurgia de coluna pode tratar dores crônicas

Verdade, dependendo do caso. Mas, é sim possível que uma cirurgia na coluna resolva um caso de dor crônica que atormenta o paciente há anos.

Hérnia de disco precisa ser tratada com cirurgia de coluna

Mito. Apenas 10% dos casos de hérnia de disco necessitam operar a coluna para serem tratados. De modo geral, esse tipo de hérnia se cura com tratamento à base de medicamentos e fisioterapia.

As tecnologias atuais tornam as cirurgias de coluna mais seguras

Verdade. As tecnologias usadas em procedimentos cirúrgicos complexos estão sempre evoluindo para melhorar o trabalho da equipe médica e a experiência do paciente. Hoje em dia já é possível realizar cirurgias menos invasivas e sem grandes cortes, o que reduz o tempo de recuperação do paciente.

Publicidade

O paciente demora meses para voltar a andar depois de operar a coluna

Mito. Quer dizer, em alguns casos muito complexos, pode acontecer de demorar. Mas, de modo geral, o paciente já volta a andar ainda no hospital, enquanto está no pós-operatório.

Sempre precisa de fisioterapia depois de operar a coluna

Mito. Embora a fisioterapia seja recomendada em diversos casos de pacientes que fizeram cirurgia de coluna, não é sempre que esse tratamento é recomendado.

Cirurgia de coluna é sempre invasiva

Mito. Sempre que o médico precisa cortar o paciente, considera-se um procedimento invasivo. Mas, hoje em dia, as tecnologias para operar coluna permitem que o procedimento seja menos invasivo, como nos casos das cirurgias endoscópicas que permitem cortes bem menores, reduzindo os sangramentos e o tempo de recuperação.

Publicidade

Na maioria dos casos não há risco de ficar paraplégico depois de operar a coluna

Verdade. Na maior parte das cirurgias de coluna não há necessidade de se aproximar de estruturas que possam causar paraplegia ou tetraplegia no paciente.

Veja também: 7 dicas para manter a coluna saudável

Artigo com informações de médicos especialistas consultados por UOL Viva Bem

Publicidade
Linkedln

Linkedln: Dicas para fazer o seu perfil se destacar

toalha de banho para bebê

Como escolher toalha de banho para bebê