em

AmeiAmei HahahaHahaha Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

Chia faz mal?

Que ela é um superalimento, você já sabia, mas será que a chia faz mal, de alguma forma? Saiba mais
chia faz mal
Crédito: Pixabay

As sementes de chia estão na moda. Este produto é muito procurado por quem quer emagrecer, já que ela tem cálcio, omega 3, magnésio, fibras e antioxidantes, ou seja, tudo o que é necessário para desintoxicar o organismo, mas será que a chia faz mal?

Proveniente da América Central, a sálvia hispânica, seu nome científico, é da família do alecrim e da sálvia. Não somente suas famosas sementes podem ser utilizadas para a saúde, suas folhas e o óleo proveniente das sementes, também têm poderosas propriedades terapêuticas.

Apesar de muitas pessoas usarem e abusarem da chia, você deve consumi-la com moderação e da forma correta, pois a chia faz mal quando em excesso, podendo, em casos extremos, levar à óbito.

Quando ingerida, ela entra em contato com a água, aumentando o seu tamanho em até 7 vezes. Essa é uma das qualidades admiradas nela, por ajudar a manter a saciedade por mais tempo. Porém se ingerida de forma incorreta, pode causar problemas.

De acordo com a médica Rebecca Rawl, gastroenterologista americana, quando em contato com a água, a chia forma uma espécie de massa, impedindo sua passagem pelo esôfago, se ali ela se alojar.

No hospital onde trabalha, ela teve um exemplo prático de que a chia faz mal. Um homem de 39 anos comeu uma colher de chia seca e bebeu água em seguida. Quando as sementes entraram em contato com a água, aumentaram muito seu tamanho, provocando lesões no esôfago.

De acordo com a médica, foi um procedimento delicado e arriscado, pois a massa estava muito difícil de retirar ou empurrar para o estômago. Ela retirou, aos poucos, partes da massa, com equipamentos improvisados, até ficar com um tamanho que desse para empurrar para o estômago, salvando assim a vida do paciente.

Efeitos colaterais da chia

efeitos colaterais chia
Crédito: Unsplash

1. Gases

Com um consumo excessivo, a chia faz mal e pode causar fortes dores e situações desconfortáveis por conta da formação de gases no organismo.

Para evitar ter uma crise de gases, beba bastante líquido quando ingerir a chia, fazendo com que ela libere seu gel e seja processada mais facilmente.

Veja também os melhores chá para gases intestinais.

2. Anticoagulante

As sementes de chia são um poderoso anticoagulante, tornando o sangue muito fino, se consumidas em excesso.

Pessoas com problemas relacionados não devem consumir chia, mesmo que hidratada ou moída.

3. Dor de estômago

A depender da quantidade ingerida, as sementes de chia podem dilatar o estômago e causar dores, sendo recomendado assim o consumo moderado. Sua quantidade de fibras também pode interferir no processo digestivo, causando dores.

Se estiver sofrendo com esse mal, a solução é beber bastante líquido e chás digestivos. Se estiver grave, procure atendimento médico para o adequado esvaziamento do estômago.

Veja também: Benefícios da chia

Quem não deve consumir chia

Existem alguns perfis de pessoas que devem evitar seu consumo, apesar de seus já reconhecidos benefícios:

  • As pessoas hipotensas não devem consumir as sementes, pois ela altera a pressão arterial;
  • Aqueles que têm hipertensão e tomam medicamentos também devem evitá-la, pois poderá potencializar o efeito do remédio, deixando a pressão baixa demais;
  • Pessoas que tomam anticoagulantes, pois o ômega 3 presente na Chia afeta o efeito da medicação;
  • Os hemofílicos podem ter hemorragias, dada a ação anticoagulante, bem como desenvolver hematomas pelo corpo;
  • Deve ser evitada por diabéticos, pois ela também reduz o açúcar no sangue, potencializando muito o efeito da medicação;
  • Pessoas com problemas gastrointestinais devem evitar estas sementinhas;
  • Não devem ser consumidas por pessoas que tenham síndrome do intestino irritável e em quadros de diarreia.

Como consumir de forma segura

Se você não está em nenhum dos grupos de risco ou tem alguma outra contraindicação, então pode consumi-la de forma segura. Veja como:

  • A semente de chia deve ser colocada em água antes de ser consumida, para expandir o suficiente. Senão, ao entrar em contato com o líquido presente no organismo, pode provocar graves problemas de saúde;
  • Faça sucos ou smoothies, batendo-a bem no liquidificador;
  • Você pode batê-la com frutas e leite e colocar na geladeira, para comer de colher à noite;
  • Adicione uma colher se sopa das sementes ao seu iogurte e deixe na geladeira, antes de dormir, e, ao acordar, estará super cremoso;
  • Adicione em saladas, sopas, sanduíches, onde preferir, desde que estejam moídas ou hidratadas;
  • Beba muita água depois de consumir, pois ela continua expandindo, mesmo no estômago.
  • Sua farinha pode ser utilizada, em conjunto com outras, para fazer pães, bolos e tortas.

Quantidade recomendada

A quantidade diária recomendada para um adulto saudável é de 10 g ou uma colher de sopa, podendo ser alterada com orientação do seu médico ou nutricionista.

Agora que já sabe como evitar os malefícios da chia, veja seus benefícios no vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de 3, esposa em treinamento há mais de 2 décadas, nerd assumida e karateca por paixão, é formada em administração e marketing, mas ama mesmo escrever. Procura as melhores informações e compartilha tudo com você, tentando deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

20 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

como cozinhar macarrão
Como cozinhar macarrão e dicas de receitas
mamão
Benefícios do mamão para a saúde