chá que tira fome
Crédito: Freepik
em

Chá que tira fome: receitas com plantas que aumentam a saciedade

Descubra quais tipos de chás são bons para diminuir a vontade de comer

Mesmo estando determinado a emagrecer, você sabe que é difícil controlar a fome quando começa a praticar uma nova rotina alimentar. Às vezes bate aquela vontade de beliscar um lanchinho, é normal. Mas há maneiras de evitar a vontade de comer fora de hora ou de exagerar nas refeições. Uma delas é tomar chá que tira a fome.

Os chás, em geral, têm uma boa velocidade de absorção, e enchem o estômago com líquido que não vai ficar acumulado como gordura. Isso faz com que a pessoa tenha menos vontade de comer, sem se preocupar em engordar. O ideal, portanto, é ingerir essa bebida entre as refeições principais. Confira abaixo receitas simples de chá que tira a fome para ajudar a se controlar e evitar a gula.

Veja também: doenças e remédios que engordam

5 Chás para inibir a vontade de comer

cinco tipos de chá que tira fome
Crédito: Freepik

Além de deixar o estômago cheio de líquido, essa seleção de chás contêm ingredientes que realmente aumentam a sensação de saciedade por causa da sua composição. Veja quais são:

1. Chá verde

O famoso chá verde é um dos melhores para ajudar a controlar a fome. Antes de tudo, ele é diurético e antioxidante, então faz eliminar os líquidos e toxinas acumulados no corpo. Ele também acelera o metabolismo e diminui a absorção de gordura. Mas, o principal nesse caso é que ele inibe a leptina, substância que dá a sensação de fome.

Confira: maneiras diferentes de consumir o chá verde

2. Chá de laranja amarga

Esse chá possui duas substâncias bem interessantes para inibir a vontade de comer. A primeira é a sinefrina. Ela aumenta a queima de gordura e acelera o metabolismo. A segunda é pectina, uma fibra presente na laranja que diminui a vontade de comer, pois deixa o organismo saciado.

Veja: como preparar chá de casca de laranja

3. Chá de gengibre

O gengibre tem pectina em sua composição, assim como a laranja. Além disso, ele é termogênico, o que significa que acelera o metabolismo para aumentar a queima de gorduras, especialmente se tomar o chá antes dos exercícios físicos. O gengibre também é um anti-inflamatório natural que ajuda a trazer o equilíbrio ao organismo, facilitando o processo de emagrecimento.

Veja: como preparar o chá de gengibre e mais benefícios

4. Chá de maçã

Na maçã, especialmente na casca, também tem uma boa quantidade de pectina, que forma um gel no estômago, fazendo ele ficar sem fome por mais tempo. Assim é mais fácil aguentar para comer só na hora certa. Faça o chá usando a maçã com casca picadinha misturada em uma xícara de água. Deixe ferver por 10 minutos, depois é só tomar, quando estiver morno, sem adoçar.

5. Passiflora

A passiflora é a flor do maracujá. Esse chá tem efeito calmante, então ele não vai aumentar a sensação de saciedade, mas sim, vai acalmar aquela ansiedade que faz ter muita vontade de comer o que não pode. Coloque 15 gramas da planta desidratada em 3 xícaras de água e leve para ferver. Deixe descansar por 5 minutos, coe e beba. Evite esse chá quando tiver que fazer alguma atividade que exija atenção. Prefira beber quando for ficar em casa.

Como fazer o chá que tira fome ser mais eficaz

A principal dica é não depender apenas desses chás se você quer mesmo emagrecer, de forma saudável e definitiva. É essencial consultar um nutricionista para fazer exames e receber um cardápio adequado às necessidades do seu organismo em particular.

Junto com o novo plano alimentar, também é muito importante começar a praticar atividade física regularmente, respeitando suas limitações, para manter o corpo em movimento e evitar o acúmulo das calorias ingeridas. Só assim é possível atingir um estilo de vida saudável e equilibrado que resulte na eliminação de peso extra.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

bolo de natal

Bolo de Natal: 6 receitas cheias de cor e de sabor

arroz de forno cremoso

Arroz de forno cremoso: receitas para uma refeição rápida e deliciosa