em

Benefícios e como fazer chá de casca de laranja

Não jogue mais a casca da laranja fora. Veja o que o chá oferece de bom ao seu organismo.
chá de casca de laranja
Crédito: Pxhere

A laranja é uma fruta muito popular, talvez a mais usada para fazer suco natural pela sua praticidade. É muito conhecida por ser riquíssima fonte de vitamina C, já que é uma fruta cítrica. Mas a maioria das pessoas descarta a casca da fruta, sendo que deveria utilizá-la de outras formas para o obter seus benefícios. Uma dessas formas é fazendo chá de casca de laranja. Veja o que essa bebida traz de bom à saúde e aprenda a receita.

Benefícios do chá de casca de laranja

benefícios do chá de casca de laranja
Crédito: Pixabay

É fácil imaginar que se a parte interna da laranja é riquíssima fonte de vitaminas e minerais, logo, a sua casca também é. Porém, seu sabor ácido e um pouco amargo acabam fazendo com que as pessoas deixem a casca de lado. Depois de saber como ela pode ser benéfica para a saúde através do chá de casca de laranja, talvez você mude de ideia. Veja só:

1. Prevenção de osteoporose e câncer de cólon

O câncer de cólon é o mesmo que do intestino. A osteoporose é a doença que enfraquece os ossos, mais comum na terceira idade. Então, por causa de um composto chamado hesperidina, a casca da laranja contribui para a prevenção desses problemas.

2. Redução do colesterol ruim

O colesterol chamado de ruim é o tipo LDL, que é composto por mais gordura do que proteínas, fazendo com que fique preso nas paredes das artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas.

Para contribuir com a redução desse tipo de colesterol, mantendo-o equilibrado com o bom, que é o HLD, a casca da laranja oferece seus flavonoides, flavonas polimetoxiladas e a pectina.

3. Fonte de vitaminas

Não é a penas a vitamina C que faz parte da casca da laranja. Ela também oferece vitaminas A e B, todas essenciais para a manutenção da boa saúde. Uma de suas funções, além de fortalecer o sistema imunológico, é agir como antioxidantes, permitindo a renovação das células e o seu rejuvenescimento.

Casca de laranja emagrece?

Sim, o chá de casca de laranja pode agir em benefício do emagrecimento, quando é inserido em uma vida saudável, com alimentação balanceada e a prática de atividade física. Nesse caso ele deve ser ingerido sem açúcar. Sua ação é a de promover uma limpeza no organismo, estimulando a eliminação de líquidos retidos.

Assim, além da perda do peso desses líquidos, o organismo também vai conseguir trabalhar melhor, pois está menos intoxicado. Essa limpeza é fundamental para um processo de emagrecimento.

Como fazer o chá?

receita do chá de casca de laranja
Crédito: Pxhere

O chá pode ser feito para tomar ao longo do dia, mas é bom tomar fresco para não amargar. Veja o que vai precisar:

Ingredientes

  • Laranja: 1 unidade;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo

1. É muito simples fazer o chá de casca de laranja, e pode ser feito com qualquer tipo de laranja que tiver em casa. Quando for comer a polpa da fruta, comece lavando muito bem a casca.

2. Descasque a laranja deixando a parte branca grudada na casca.

3. Em seguida, coloque a água para ferver junto com a casca. Quando levantar fervura, deixe por mais 5 minutos.

4. Depois só precisa remove a casca da água e beber o chá. Se achar que precisa mesmo adoçar, coloque um pouquinho de mel puro.

Grávida pode tomar?

Cada gestante tem suas particularidades. Há mulheres que desenvolvem alergias durante a gravidez, por conta das alterações hormonais que sofrem com a formação de uma nova vida em seu ventre. Essa é uma questão variável, e a forma mais segura de saber o que pode ou não tomar é tendo acompanhamento e orientação do obstetra.

Mas de modo geral, não há problema algum em tomar chá de casca de laranja durante a gravidez. Só o que deve ser evitado ou testado é o mel, pois é bem comum que gestantes tenham efeitos colaterais, como alergia, por conta do própolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

óleo de sucupira
Para que serve e como usar o óleo de sucupira
antepasto de berinjela
10 Receitas simples e deliciosas de antepasto de berinjela