em

7 Chás para dor de barriga poderosos

A dor de barriga costuma ser passageira, mas tomar um chá de plantas medicinais certamente ajuda a aliviar a dor mais rápido
chás para dor de barriga
Crédito: Freepik

Algumas vezes ao longo da vida todo mundo é pego de surpresa por uma dor de barriga. Aliás, nem sempre é de surpresa, já que esse tipo de dor é esperada quando você come excesso ou ingere algum alimento que não estava em bom estado de conservação. A dor de barriga também pode ser sintoma de algum problema de saúde, por isso os chás para dor de barriga são úteis, mas caso não perceba melhora em poucas horas, deve procurar um médico. Veja quais são os chás mais recomendados para aliviar a dor de barriga.

Melhores chás para dor de barriga

melhores receitas de chás para dor de barriga
Crédito: Freepik

Se você não se lembra quais eram as plantas que a sua mãe, tia ou avó lhe davam quando sentia dor de barriga na infância, lembre agora e anote para saber quais plantas utilizar para fazer chás para dor de barriga.

1. Camomila

A camomila é uma das plantas mais populares para fazer chá, mas o seu efeito mais conhecido é o calmante, recomendado para quem está estressado ou irritado e não consegue relaxar para dormir. Entretanto, a camomila possui atividade antiespasmódica que ajuda a aliviar as contrações musculares que causam a dor de barriga.

Para fazer o chá, misture uma colher de chá de camomila desidratada em uma xícara com água recém fervida e deixe em infusão alguns minutos. Depois coe e beba.

2. Erva-cidreira

Essa planta nasce espontaneamente em muitos jardins. Se você tem erva-cidreira na sua casa e também tem cães, pode perceber que eles comem a planta quando não estão se sentindo bem. Fazem isso porque a cidreira tem propriedades analgésicas que atuam no alívio da dor, por isso rende um bom chá para dor de barriga e que também ajuda no alívio de dor de cabeça e cólica menstrual.

Para fazer o chá misture três colheres de sopa da erva em uma xícara de água recém fervida. Depois de uns cinco minutos em infusão, coe e beba. Se preferir pode adicionar um pouco de mel e suco de limão espremido na hora.

3. Boldo

O boldo é conhecido por causa do seu sabor amargo e também por ser muito eficaz para tratar do estômago parado, quando se tem má digestão. Ele tem ação estimulante do sistema digestivo e reduz o ácido estomacal que causa azia. É um santo remédio para ressaca e também é um ótimo chá para dor de barriga. Se quiser um efeito mais potente, nem precisa fazer o chá, apenas macere folhas frescas e limpas e beba o líquido puro que as folhas liberam.

Se não quiser tomar algo tão amargo, ferva uma xícara de água e depois misture uma colher de sopa de folhas desidratadas picadas ou duas colheres de folhas frescas picadas. Deixe em infusão até amornar, coe e beba na hora.

4. Hortelã

A hortelã rende um chá bem saboroso e que oferece uma enorme variedade de benefícios à saúde, entre eles, o alívio da dor de barriga, diarreia e náuseas. O chá é bem simples de fazer e você pode usar folhas frescas ou desidratadas, pois as duas oferecem as mesmas propriedades. Misture umas dez folhinhas em uma xícara de água quente, deixe em infusão até amornar, coe e beba. Pode misturar com outras plantas dessa lista ou com mel e limão.

5. Macela

Essa é outra das plantinhas mais populares para o alívio da dor, inclusive de barriga. Ela alivia sintomas de azia, má digestão, cólica intestinal, cálculo biliar, gastrite, úlcera e diarreia. Misture dez flores secas ou frescas de macela em uma xícara de água bem quente e deixe em infusão alguns minutos antes de coar e beber.

6. Chá preto

O chá preto é extraído da mesma planta do chá verde e do chá branco e ele é um ótimo remédio para aliviar a dor de barriga e estimular a digestão do que não caiu bem no estômago. Para fazer o chá, misture uma colher de sopa das folhas desidratadas em uma xícara de água quente. Deixe a água quase ferver, mas antes de entrar em ebulição, desligue para não perder as propriedades da planta. Depois de três minutos, coe o chá e beba.

7. Calêndula

Essa linda flor não serve apenas para decorar o seu jardim. A calêndula protege o sistema digestivo e alivia a dor, além de outras propriedades para tratar infecções e inflamações no corpo. Para fazer essa opção entre os chás para dor de barriga utilize duas colheres de sopa das flores desidratadas, misturando-as em uma xícara de água fervida. Depois de deixar alguns minutos em infusão é só coar e beber.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados esperados, mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Não dê nenhum chá para dor de barriga às crianças sem a autorização do pediatra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
araçá
Araçá: 10 benefícios e propriedades da fruta que faz bem à saúde
polenta cremosa
Receitas de polenta cremosa com acompanhamentos deliciosos