chá de cavalinha
Crédito: Freepik
em

AmeiAmei TristeTriste

Para que serve e como fazer chá de cavalinha

Conheça as propriedades dessa planta tão popular e veja como preparar a bebida

Equisetum é o gênero do qual a planta cavalinha faz parte. Popularmente conhecida por ajudar a emagrecer, essa planta também possui muitas outras propriedades utilizadas na medicina popular. Veja quais são, como preparar o chá de cavalinha e os cuidados que deve ter ao consumir.

Para que serve e benefícios

Ao incluir esse chá na sua rotina, em quantidade equilibrada e junto com uma dieta saudável, o corpo inteiro vai receber os benefícios. Confira como.

1. Propriedade antioxidante

Somente essa propriedade antioxidante, presente em todos os vegetais, já é capaz de beneficiar o corpo inteiro. Quer dizer que a planta auxilia na regeneração das células oxidadas, que envelhecem mais rápido e abrem espaço para o surgimento de doenças inflamatórias, crônicas e degenerativas.

2. Contribui com a saúde da pele

A ação adstringente da planta, além também do poder antioxidante mencionado acima, ajuda a reduzir o excesso de oleosidade da pele, o que é importante para a prevenção da acne. Ela também contém silício que contribui para manter a pele mais elástica, firme e jovem.

3. Cicatriza e estanca hemorragias

O chá atua como cicatrizante e possui propriedades hemostáticas, que ajudam a estancar hemorragias nasais ou menstruais.

4. Rica fonte de vitaminas e minerais

É possível encontrar nele boas doses de vitamina C, potássio, ferro, fósforo, magnésio, cálcio e silício, todos importantes para funções vitais no organismo, como a manutenção do sangue, do cérebro, do ossos e do sistema imunológico.

5. Anti-inflamatório

O chá também possui efeito anti-inflamatório e analgésico que ajuda a aliviar e tratar dores que geram inflamações no organismo.

Chá de cavalinha emagrece?

Existem algumas propriedades que o fazem ser aliado na perda de peso. Uma delas é a capacidade da planta em acelerar o metabolismo. Ou seja, ajuda a queimar calorias mais rápido, especialmente quando tomado antes da atividade física.

Outra propriedade que auxilia a manutenção do peso de forma saudável é a diurética. A planta estimula a produção de urina e, com isso, ajuda a eliminar o excesso de líquidos retidos no corpo e as toxinas que causam o inchaço. Só que nesse caso não está diretamente ligado à perda de gordura.

Como fazer o chá?

como fazer chá de cavalinha
Crédito: Beleza da Terra

Fazer infusão de plantas costuma ser bem simples. No caso da cavalinha pode adicionar 3 colheres de sopa de folhas desidratadas e picadas em meio litro de água fervente e deixar em infusão por 10 minutos.

Depois coe e beba em dois momentos do dia. Se preferir, pode adicionar outros ingredientes naturais, como frutas e especiarias para deixar mais saboroso e aproveitar outras propriedades para a saúde.

Efeitos colaterais e cuidados a ter

Por mais benéfico que seja, há sempre cuidados a ter no consumo do chá de cavalinha. Ele deve ser evitado por gestantes, lactantes e pessoas que sofrem com pressão baixa, a menos que o médico libere. Também deve ser evitado por quem tem insuficiência cardíaca ou renal.

Outro cuidado essencial é ingerir o chá dentro de um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e a prática constante de atividade física. Só assim a planta terá condições de oferecer suas propriedades em benefício da sua saúde.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

3 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tirar mancha de gordura da roupa

Como tirar mancha de gordura da roupa?

doces que não engordam

10 Receitas de doces que não engordam