chá em saquinho é melhor que as folhas
Crédito: Freepik
em

Chá em saquinho tem os mesmos benefícios das folhas?

Os saquinhos prontos podem ser mais práticos, mas valem a pena mesmo?

Muita gente tem dúvida se realmente o chá em saquinho traz os mesmos benefícios que as folhas, caules e flores desidratados comprados em feiras e afins. Mas será que realmente há diferença nos resultados terapêuticos? Veja qual é a diferença entre eles e qual é o mais indicado para consumo.

Chá em saquinho é bom?

Nada mais prático do que pegar uma caixinha de chá, separar um ou dois saquinhos e mergulhar na água quente. Se o objetivo é apenas degustar uma bebida quente e relaxante, o propósito está mais do que resolvido. Mas e se a ideia for absorver suas propriedades terapêuticas, seja para uma dor de garganta ou gripe?

Infelizmente, nesse caso as coisas são um pouco diferentes. Além de não ter a garantia de que você está comprando somente o chá escolhido, sem resíduos para dar volume, ainda há outros poréns. Por exemplo, você sabia que, no saquinho, são utilizadas todas as partes das plantas, em geral?

Para fazer remédios naturais, o ideal é que se escolha qual parte da planta é a mais indicada para o consumo. Algumas vezes, só se precisa das folhas, outras do caule. Tem chás que somente as raízes contém os compostos em quantidade suficiente para  poder tratar o problema adequadamente. Então, nesse caso, o ideal é usar o chá feito da planta desidratada.

Além disso, o chá em sachês é um produto industrializado, tendo passado por diversos processos antes de ficar disponível na prateleira do mercado. Agentes com o foco em durabilidade, ampliação do aroma ou sabor podem estar presentes. Outro ponto apresentado é que a qualidade da matéria-prima também não é a mesma.

Isso leva ao próximo ponto, o sabor e aroma. Já percebeu como o chá feito da planta desidratada é muito mais saboroso? Isso acontece porque no processo de fabricação se perdem muitos polifenóis, vitaminas e outros compostos, que são cor, aroma e sabor ao alimento. Mas é claro que essa é uma questão de gosto pessoal. Há quem prefira realmente um chá verde de mercado do que o desidratado.

Ainda assim, o ideal é se consumir o chá proveniente da planta desidratada e não os de saquinho do mercado. Isso porque você vai ter um melhor sabor, cor, aroma e principalmente garantir boa parte dos seus benefícios. Claro que não inviabiliza o consumo do chá em saquinhos, ele certamente é ainda válido como uma bebida gostosa para o dia a dia.

calouro aos 61 anos ufpa

Calouro aos 61 anos, Alcyr vai cursar enfermagem

fazer torta de banana de liquidificador

Torta de banana de liquidificador: receitas práticas e com muito sabor