em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus!

Chá de maracujá: veja os benefícios para a saúde e como fazer

O maracujá é popularmente conhecido por seu efeito calmante, mas pode fazer mais do que isso pela sua saúde

chá de maracujá
Crédito: Pixabay

Além do aroma e sabor inconfundíveis, o maracujá é uma ótima opção de fruta para consumir diariamente por ser rico em vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Você pode consumir maracujá in natura, como suco e também pode fazer chá de maracujá. Veja quais são os benefícios que essa bebida oferece à saúde e também algumas receitas para variar o preparo e não enjoar.

Veja também: benefícios e receitas de chá de abacaxi

Benefícios para a saúde

beneficios do cha de maracujá
Crédito: Pxhere

O chá de maracujá é feito com as folhas da fruta que também são ricas nos mesmos nutrientes (ou bem semelhantes), e fica melhor ainda se você conseguir colher as folhas direto do pé para usar fresquinhas. Ele fica mais gostoso e aromático, mas não se preocupe, pois o efeito é o mesmo da versão desidratada. Veja quais são esses efeitos possíveis.

Efeito calmante

Esse é o efeito mais conhecido do chá e de todas as formas em que essa fruta pode se transformar. É recomendado para tomar antes de dormir, sem adoçar, e ajudar a induzir o sono. Serve como tratamento para insônia e também para ansiedade, em conjunto com o tratamento médico.

Ação analgésica e anti-inflamatória

Junto com o efeito calmante, também é possível obter sua ação como anti-inflamatório e analgésico, então, é uma opção interessante para ajudar no alívio de dores causadas por lesões, dentro ou fora do corpo, desde as lesões na pele para evitar que inflamem até as estomacais para aliviar a dor.

Controle dos sintomas da menopausa

Um dos sintomas da menopausa que mais incomoda as mulheres é o excesso de calor e de suor, mesmo nos dias frios. Esse sintoma é bem comum, porque a o desequilíbrio hormonal que ocorre nessa fase faz oscilar a temperatura do corpo. Ele pode ser tomado morno ou frio nesses casos.

Controle da glicose no sangue

Pessoas com diabetes necessitam de acompanhamento e tratamento médico para manter os níveis de glicose no sangue equilibrados. Mas há várias receitinhas que contribuem no tratamento, como o chá da casca de maracujá. Dessa vez o efeito está na casca que contém insulina, ajudando a quem não produz insulina suficiente ou na quantidade adequada.

Ajuda a emagrecer

Dentro de uma dieta saudável e equilibrada, junto de uma rotina de atividades físicas, o chá da casca de maracujá ajuda a emagrecer. Ele atua como um bloqueador de gordura, então deve ser feito para tomar todos os dias, sem adoçar.

Rica fonte de minerais

A fruta contém ferro, que é bom para prevenir e tratar a anemia causada pela deficiência desse mineral. Também fornece ao organismo doses de sódio, cálcio e fósforo, além dos agentes antioxidantes que atuam em benefício das células, promovendo seu rejuvenescimento.

Como fazer

Agora que já conhece os principais benefícios que essa bebida saborosa oferece à saúde, aprenda a fazer algumas receitinhas bem simples para incluir na sua rotina.

Chá de maracujá com gengibre e canela

Esse é um chá termogênico que vai aumentar a temperatura corporal. Então, não é recomendado para aliviar o calorão da menopausa, mas sim, para ajudar a queimar calorias. Deve ser tomado meia hora antes da atividade física.

Ingredientes

Água: 500 ml;
Maracujá: polpa de 2 unidades;
Gengibre: 2 centímetros;
Canela: ½ unidade em pau.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes em uma leiteira e leve ao fogo;
  2. Quando ferver, deixe mais 5 minutos em fogo baixo;
  3. Depois tampe e espere uns 10 minutos para que os ingredientes se misturem e o chá fique morno;
  4. Coe e beba em 2 ou 3 doses ao longo do dia, exceto à noite para não prejudicar o sono.

Chá de folhas

A receita anterior foi feita com a polpa, então essa é uma opção com as folhas, caso prefira experimentar de forma mais prática, sem ter que abrir a fruta.

Ingredientes

Folhas de maracujá picadas: 1 colher (sopa);
Água fervente: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Para essa receita, só precisa colocar a água para ferver e desligar assim levantar fervura;
  2. Depois coloque as folhas dentro. Se forem frescas, lave-as antes. Deixe a mistura em infusão tampada por 5 minutos;
  3. Depois coe e beba em uma só dose, a qualquer momento do dia, mas de preferência à noite para ajudar a dormir e para evitar a sonolência.

Com maçã e maracujá

Gosta de misturar outras frutas no seu chá? A maçã é uma boa opção, também rica em antioxidantes que ajudam o corpo a rejuvenescer.

Ingredientes

Maçã com casca e sem sementes: 1 unidade;
Água: 4 xícaras;
Maracujá: 1 unidade inteira;
Mel: a gosto.

Modo de preparo

  1. Depois de lavar bem as frutas, coloque as cortadas em uma panela com a água. Deixe ferver;
  2. Quando levantar fervura, reduza o fogo e deixe por 10 minutos;
  3. Passado o tempo, espere amornar, coe e beba ao longo do dia. Adoce com mel a gosto.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados esperados, deve aliar o consumo do chá com um estilo de vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pão de inhame

Pão de inhame: receitas para perfumar a cozinha e abrir o apetite

pão de ló

Pão de ló: 7 receitas especiais da clássica massa de bolo