chá de abacaxi
Crédito: Freepik
em

Benefícios do chá de abacaxi e 3 receitas saborosas

Esse chá pode ser bebido quente ou frio. Veja combinações de ingredientes que potencializam o efeito da fruta no organismo

O chá de abacaxi é uma ótima ajuda para diminuir a retenção de líquidos. Tem vezes que o organismo precisa de uma mãozinha para desempenhar essa tarefa, então o melhor a fazer é recorrer a opções naturais e saudáveis.

A bromelina e as fibras solúveis contidas no abacaxi são fundamentais para acelerar o processo de eliminação toxinas, ajudando o corpo a desinchar e desinflamar. Além disso, a fruta oferece ao organismo uma boa dose de vitaminas C e B, cálcio, ferro, manganês e potássio.

Veja também: para que serve e como preparar chá de endro

Benefícios para a saúde

Todos os benefícios do chá de abacaxi convergem para favorecer o emagrecimento, por isso essa bebida é muito procurada com essa finalidade. Mas ao mesmo tempo, o chá também equilibra todo o organismo para que esteja mais forte e resistente a doenças. Claro, para obter esses efeitos, é muito importante ter hábitos de vida mais saudáveis.

Acelera o emagrecimento

Se seu objetivo é emagrecer, o melhor é ingerir o abacaxi sobre a forma de chá. Essa bebida saborosa e fácil de fazer é vantajosa para a perda de peso porque contribui com o equilíbrio do organismo, o que é essencial para a eliminação de gordura. O estômago vai trabalhar melhor e o intestino também.

Atua como desintoxicante

Seu efeito desintoxicante serve para a eliminação de líquidos retidos que acabam inflamando o corpo e dificultando todos os sistemas. Essa desintoxicação também ajuda a emagrecer, pois vai desinchar o corpo, melhorar a circulação do sangue e tratar das inflamações nas células que acabam retendo mais gordura.

Protetor do sistema imunológico

O abacaxi é uma fruta ácida, rica em vitamina C que é essencial para diversos processos no corpo humano. Um deles é o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando o corpo a ficar mais resistente a diversos tipos de doenças.

Como fazer

três receitas de chá de abacaxi
Crédito: Freepik

Como o chá de abacaxi é especialmente usado por quem deseja emagrecer, é recomendado que ele seja feito com outros ingredientes que também contribuem com o emagrecimento, como o gengibre, a canela e a hortelã.

Esses ingredientes são termogênicos, acelerando o metabolismo e a queima de gordura. Também, são anti-inflamatórios, intensificando o efeito do abacaxi como desintoxicante. Veja como as receitas são fáceis de fazer.

1.Casca de abacaxi com gengibre

O gengibre é saboroso, aromático, anti-inflamatório, alivia náuseas, melhora a digestão e acelera a queima de gordura se consumido antes da atividade física.

Ingredientes

Casca de abacaxi: ⅓ de unidade;
Gengibre: 2 centímetros;
Água: 3 xícaras.

Modo de preparo

  1. Leve os ingredientes para ferver durante 10 minutos;
  2. Coe e deixe esfriar um pouco para beber. Beba de manhã meia hora antes do café, meia hora antes do almoço e meia hora antes da atividade física.

2. Chá de abacaxi com canela

A canela deixa o chá com aroma incrível e empresta o seu poder termogênico para acelerar o metabolismo e ajudar o abacaxi a cumprir com suas funções.

Ingredientes

Casca de abacaxi: de 1 unidade;
Água: 1 litro;
Pau de canela: 1 unidade;
Adoçante da sua preferência: a gosto.

Modo de preparo

  1. Leve as cascas para ferver com a água. Deixe no fogo por mais 10 minutos;
  2. Desligue e adicione a canela. Tampe e deixe repousar por cinco minutos;
  3. Coe, adoce a gosto e está pronto para beber ao longo do dia.

3. Com hortelã

A hortelã oferece uma série de benefícios ao corpo humano. Ajuda a aliviar dores estomacais, sintomas de doenças virais, fortalece o sistema imunológico, melhora a disposição e contribui com a redução do colesterol. Além de tudo, fica deliciosa com o abacaxi nesse chá.

Ingredientes

Folhas frescas de hortelã: 5 unidades;
Abacaxi: 1 fatia picada + 1 colher (sopa) de casca lavada e picada;
Água: 2 xícaras.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes para ferver;
  2. Assim que levantar fervura, deixe por mais 2 minutos e desligue o fogo;
  3. Tampe o recipiente e deixe mais 10 minutos em infusão;
  4. Coe o chá e beba em 2 doses durante o dia.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico e ao nutricionista. Para obter os resultados esperados desse chá, deve aliar o consumo a um estilo de vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

folha de oliveira

Folha de oliveira: saiba para que serve e como usar essa planta

suflê de legumes

7 Receitas de suflê de legumes leves, saudáveis e saborosas