em

Para que serve e como fazer chá de anis estrelado

Veja no que essa bonita estrela natural pode ajudar para melhorar sua saúde

chá de anis estrelado
Crédito: Pixabay

Entre os chás medicinais mais populares no Brasil está o anis estrelado, feito das estrelinhas secas de anis, uma planta nativa do Vietnã e da China. Essa planta também é facilmente encontrada na versão em pó para uso culinário, mas você vai conhecer agora os benefícios do chá de anis estrelado para a saúde.

Benefícios do chá de anis estrelado

cha de anis estrelado beneficios a saude
Crédito: Pxhere

O chá é uma das bebidas mais antigas do mundo, por ser à base de água e ervas naturais. O chá de anis estrelado é uma dessas receitas que se faz quando precisa relaxar, reduzir alguma dor e sentir-se melhor. Veja em quais partes do corpo ele atua de forma benéfica.

1. Melhora o funcionamento do sistema digestivo

Na medicina popular o chá de anis estrelado é muito usado para ajudar na boa digestão dos alimentos e aliviar dor de estômago. Pode tomar uma xícara meia hora antes ou depois das refeições principais.

2. Ajuda a manter a glicose equilibrada

Problemas relacionados com a glicose no sangue são o quer causam diabetes, então é bom manter uma alimentação saudável para prevenir esse problema. O chá de anis ajuda porque atua na regulação das enzimas que fazem o metabolismo do carboidratos, principal fonte de energia para o organismo.

3. Induz o sono

Tomar uma xícara de chá de anis antes de ir para a cama vai contribuir para dormir melhor. Nele existem antioxidantes que, quando metabolizados, atuam no estímulo de neurotransmissores do sono e do relaxamento.

4. Colabora com a perda de peso

Quem quer perder peso de verdade, sabe que não há outro jeito além de uma alimentação saudável e da prática de atividade física. Nessa alimentação o chá de anis pode ser adicionado para colaborar com o processo de emagrecimento. Ele contribui para que a digestão seja mais eficiente, a fome demore mais para aparecer e o inchaço seja eliminado mais rapidamente.

5. Fortalece o sistema imune

Vitaminas e minerais presentes nesse chá fazem dele um bom aliado no fortalecimento do sistema imune, que deixa o corpo mais resistente ao desenvolvimento de vírus, fungos, bactérias e outros parasitas.

6. Manutenção da saúde cardíaca

Os antioxidantes presentes no anis são importantes para atuar no sistema cardíaco. Junto de uma alimentação saudável, quanto mais ingredientes tiver para ajudar o corpo a funcionar, melhor. O anis é um desses ingredientes, contribuindo para evitar a pressão alta, o colesterol alto e outras doenças cardiovasculares.

Como fazer o chá?

como fazer cha de anis estrelado
Crédito: Pxhere

Todo tipo de chá é muito fácil de fazer. Para o de anis estrelado, procure comprar as estrelas inteiras para ter certeza da pureza do que vai ingerir.

Para o preparo do chá, coloque uma xícara de água para ferver e desligue assim que entrar em ebulição. Depois coloque uma ou duas estrelas de anis dentro, aguarde uns minutos para amornar e para o anis liberar suas propriedades na água. Depois pode tomar. Se quiser, adicione outras especiarias, como mel, canela, cravo, gengibre ou outras plantas.

Como e quando consumir?

Apenas para a manutenção da boa saúde, pode tomar uma xícara de chá de anis por dia, sem medo de sofrer com a intoxicação por excesso. Se for para aliviar sintoma de algum dos problemas mencionados, pode aumentar um pouco a quantidade de xícaras ao dia para duas ou três. A quantidade de estrelas para cada xícara permanece a mesma, de uma ou duas estrelas.

Contraindicações e cuidados a ter

Se exagerar na dose de chá de anis estrelado por dia, poderão surgir efeitos colaterais por causa da toxidade da planta. Na dose equilibrada, ele traz benefícios, mas em exagero, faz mal. Deve ser evitado por crianças, gestantes e lactantes.

No caso de intoxicação a pessoa deverá ir ao hospital. Os sintomas possíveis são náuseas, vômito, nervosismo e até convulsões.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Em caso de efeitos colaterais, procure um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sintomas da menopausa

18 Sintomas da menopausa e dicas de como aliviá-los

raças de cachorros pequenos

10 Raças de cachorros pequenos mais famosas