chá de banana
Crédito: Freepik

Chá de banana: conheça os benefícios e como fazer

Esse chá tem propriedades que ajudam a relaxar o organismo para conseguir dormir melhor

Publicidade

A mistura de banana e canela é muito conhecida e apreciada em sobremesas. Mas e o chá de banana, já ouviu falar? Se nunca imaginou que era possível fazer esse chá, conheça os benefícios dessa bebida e experimente fazer em casa. Você pode fazer com ou sem a canela.

Veja também: receitas com banana-da-terra

Benefícios para a saúde

Esse chá tem propriedades relaxantes, contribuindo para o sono, reclamação cada mais vez mais comum devido ao estilo de vida estressante e ocupado da maioria das pessoas. É uma opção natural e caseira para reduzir os efeitos do estresse e da insônia sem o consumo de medicamentos pesados e viciantes.

Recuperação muscular

Rica em fibras e vitaminas, a banana é a fruta preferida dos atletas e dos praticantes de atividade física. Fornece muita energia quando ingerida para a prática de atividades, e é rica em potássio, ajudando na recuperação muscular.

Regulação do humor e do sono

Outro nutriente especial da banana é o triptofano, importante na regulação do sono e do humor. Rica em triptofano e vitamina B6, a banana auxilia na formação da serotonina, o hormônio do bem-estar.

Publicidade

A banana também fornece uma grande quantidade de magnésio, mineral importante para o relaxamento muscular, ajudando a acalmar depois de um dia estressante. Logo, esse chá pode ser um aliado na hora de relaxar e conseguir pegar no sono mais facilmente.

Ação da canela no chá

Com ação anti-inflamatória, a canela previne uma série de doenças, inclusive o diabetes, pois ajuda na regulação da glicose no sangue. Ou seja, se sua glicemia tem aumentado ou se já possui diabetes, não deixe de consumir canela diariamente, sempre com acompanhamento médico.

Alguns estudos apontam a canela como um termogênico que aumenta a atenção e estimula o cérebro, mas não ocorre com todas as pessoas. Por isso, se a intenção for tomar para relaxar, precisará fazer o teste para saber se ele vai ajudar ou atrapalhar seu sono. Se perceber que ficou mais atento e com menos vontade de dormir, no dia seguinte faça um chá só com banana, sem usar a canela.

Receita com canela

receita chá de banana
Crédito: Freepik

O chá de banana com canela fica mais aromático e saboroso. Apenas tenha o cuidado de experimentar se a canela pode atrapalhar seu sono ou não.

Publicidade

Ingredientes

Banana pequena com casca: 1 unidade;
Canela em pau: 1 pedaço;
Cravinho em pau: 2 unidades;
Água: 300 ml.

Modo de preparo

  1. Lave bem a banana com a casca ainda fechada. Use uma escovinha própria para alimentos.
  2. Remova as laterais da banana, mantendo a casca.
  3. Ferva a água com a canela em pau e o cravinho.
  4. Depois que levantar fervura, adicione a banana com a casca, desligue o fogo e ponha uma tampa para abafar por uns 10 minutos.
  5. Coe o chá e beba lentamente, sem comer nada junto, cerca de 1 hora antes de ir dormir.

Chá sem canela

Se achar que a canela deixou você em estado de alerta, dificultando o sono, na noite seguinte faça o mesmo chá, mas só usando água e a banana. Se mesmo assim sentir dificuldade de dormir, é provável que o problema não esteja na canela, e sim, em algum outro aspecto da sua rotina ou condição de saúde. Nesse caso, pode ter de fazer alterações no seu estilo de vida e alimentação, o que é mais seguro com orientação do médico.

Cuidados e contraindicações

Sempre que for preparar o seu chá, tome o cuidado de lavar muito bem a casca da fruta, usando água corrente e uma escovinha que seja própria para limpar os alimentos. Não use a esponja de louça, pois ela não é higiênica o suficiente para isso.

Publicidade

Esse chá é natural, mas nem por isso pode ser ingerido muitas vezes ao dia. Dê preferência para tomar só 1 xícara antes de ir dormir e veja se ajuda a descansar melhor. Caso não perceba o efeito, pode parar de tomar o chá, pois ele não vai oferecer esse efeito para todas as pessoas. Não tente tomar uma quantidade maior.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao esperado.

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM