Café ou chá
Crédito: Freepik

Café ou chá: benefícios de cada bebida e quando tomar

Na hora de escolher entre café ou chá, veja o que considerar além do sabor de cada um

Publicidade

Em várias partes do mundo as pessoas têm o hábito de tomar café ou chá durante o dia. Essas bebidas têm muita história e fazem parte das mais variadas culturas, inclusive da brasileira. O café faz mais sucesso no Brasil do que o chá, embora ambos sejam muito consumidos.

Mas, para escolher qual delas vai fazer parte do seu dia a dia, não basta saber qual é mais popular, e sim quais os benefícios de cada um para a saúde. Só então você poderá escolher se vai tomar café ou chá, e em quais momentos do dia.

Benefícios do café para a saúde

O café está presente na cultura brasileira desde os tempos da colonização, por isso é tão popular. As pessoas bebem café logo ao acordar porque essa bebida é estimulante e ajuda a despertar o cérebro.

Quem fuma costuma tomar café porque é uma combinação viciante. E, claro, tem quem goste de tomar café porque acha saboroso mesmo, em suas mais variadas formas de preparo. Seja qual for o seu motivo, veja alguns dos benefícios do café para a saúde.

Publicidade

O café é rico em antioxidantes

Os antioxidantes são importantes para prevenir a oxidação precoce das células, causada pelo excesso de radicais livres no organismo. Essa oxidação envelhece e adoece as células, então, o café ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Promove o alívio de dores leves

O café é um vasoconstritor, por isso, ajuda a aliviar a dor de cabeça, combater as inflamações e a sobrecarga muscular, principalmente no pescoço e ombros. É por isso, também, que existe cafeína na composição dos remédios para dor de cabeça.

Ajuda na atenção e no foco

É bem comum que quem está precisando focar e se concentrar no trabalho ou nos estudos faça uso do café, pois, além de despertar o cérebro, a bebida contribui para manter a atenção e foco na atividade.

Aproveite e veja: Tomar café em jejum faz mal?

Quando tomar e quando evitar?

O café deve ser tomado com cuidado, sem exagero, pois em excesso pode fazer mal. Adultos saudáveis podem tomar até 4 xícaras ao dia, mas evitando logo após as refeições, pois o café atrapalha a absorção de alguns nutrientes, como as proteínas vegetais.

Publicidade

Deve ser evitado horas antes de dormir, já que a cafeína pode prejudicar a qualidade do sono. As gestantes também devem consumir com cuidado, dando preferência para o descafeinado, já que o café em excesso pode prejudicar o bebê.

Outro cuidado é não tomar café junto com medicamentos, principalmente antidepressivos, para controle da tireoide e para osteoporose, pois a bebida pode interferir no efeito dos remédios.

Veja mais: Mitos e verdade sobre o café

Benefícios do chá para a saúde

Na hora de escolher entre café ou chá é legal saber que eles têm uma coisa em comum: a cafeína. Não são todos os chás que contêm essa propriedade, mas ela está presente em todos os chás provenientes da planta Camellia sinensis, da qual se extrai os chás verde, preto, branco, azul e mate.

Publicidade

É importante saber disso, pois os efeitos da cafeína são os mesmos, seja no café ou chá. Logo, são iguais os cuidados que você deve ter ao consumir café com cafeína ou algum desses chás com cafeína. Mas, claro que existem os benefícios, que vão variar de acordo com as propriedades da planta que você escolher para fazer chá.

Chá de hortelã traz muitos benefícios

O chá de hortelã é um dos mais tradicionais, encontrado com facilidade nos mercados e para colher no quintal. Esse chá é bom porque:

  • Ajuda a reduzir os espasmos da dor de estômago;
  • Alivia enjoos e vômitos;
  • Alivia a prisão de ventre;
  • Estimula a circulação do sangue;
  • Tem ação anti-inflamatória;
  • Age como antibacteriana;
  • Fornece efeitos antioxidantes para proteger as células;
  • Estimula a produção da bílis do fígado.

Os benefícios do chá verde

O chá verde contêm cafeína e, por isso, deve ser tomado com mais cuidado. Por outro lado, ele oferece muitos benefícios à saúde, tais como:

Publicidade
  • Ação antioxidante que protege as células;
  • Melhora do colesterol bom junto com uma dieta saudável;
  • Estimula o cérebro, por causa da cafeína;
  • Ajuda no controle dos níveis de glicose;
  • Acelera o metabolismo, contribuindo com a perda de peso;
  • Tem vitaminas que ajudam a fortalecer o sistema imune.

Os chás são reconfortantes

Como existe uma variedade quase infinita de chás, suas propriedades são igualmente variadas. Mas, uma sensação que todos os chás promovem é do conforto e do relaxamento.

Até mesmo os chás estimulantes com cafeína são capazes de trazer alívio a uma pessoa que está muito cansada ou com alguma dor. Isso se deve não apenas às propriedades, mas ao hábito cultural de tomar chá quente para se sentir melhor.

Quando tomar e quando evitar?

Os chás mais comuns, como hortelã, camomila e erva-doce, podem ser tomados algumas vezes ao longo do dia.

Publicidade

Mas, os chás com cafeína devem ser tomados com o mesmo cuidado do café com cafeína, sendo evitados em casos de gravidez e perto da hora de dormir, principalmente por quem já tem dificuldades no sono.

Outros chás mais específicos para tratar problemas de saúde devem ser tomados com recomendação médica e por um tempo determinado, sempre pesquisando se existe algum grau de toxicidade antes de ingerir.

Veja também: Quais são os chás proibidos para gestantes?

PODE GOSTAR TAMBÉM