em

Broto de alfafa: como fazer e benefícios

Muitos alimentos são deixados de lado porque pouca gente sabe como utilizá-los nas receitas. Veja como preparar os brotos de alfafa

broto de alfafa
Crédito: Pixabay

Os brotos de vegetais são muito utilizados na culinária de várias culturas pelo mundo, inclusive na do Brasil. Em especial dentro de um estilo de vida saudável, os brotos são bem-vindos seja para comê-los crus ou cozidos nas mais diversas receitas. O que você vai ver a seguir são opções de como comer o broto de alfafa e quais são seus benefícios.

Veja também: Benefícios e como consumir broto de feijão

Como fazer broto de alfafa

A alfafa é uma planta de origem oriental, cultivada há bastante tempo no Brasil, pois oferece grande valor nutricional a quem se preocupa com uma alimentação saudável. A forma mais consumida é em broto, quando a planta está mais crocante e é bem fácil de incorporar em várias receitas, como essas:

1. Sanduíche integral

sanduíche com broto de alfafa
Crédito: Menu do Chef

Esse sanduíche integral natural é uma ótima pedida para o café da manhã ou lanche, podendo incluir na receita os ingredientes da sua dieta. Nessa receita a sugestão é fazer um creme com atum em lata, cebola, milho, pepino, iogurte natural, parmesão ralado, sal, pimenta, pão integral e os brotos de alfafa para colocar no final.

2. Salada de tomate, manjericão e broto

salada fria com broto de alfafa
Crédito: Receitas e Temperos

Saladas coloridas e apetitosas não precisam de muitos ingredientes. O importante é tê-los bem frescos e orgânicos par evitar consumir agrotóxicos, além de aproveitar vegetais com muito mais sabor. Essa versão sugere utilizar mini tomates italianos, manjericão, brotos de alfafa, cebola roxa e um tempero feito com suco de limão, azeite e sal.

3. Salada morna com tomates

salada morna de broto de alfafa
Crédito: Fale com a Nutricionista

Essa receita também leva tomates, que podem ser os tipo cereja, também os brotos de alfafa, missô (um preparado para sopa oriental), alho, cebola, shoyu e manteiga ghee. É uma receita bem leve, saudável e para servir morna como acompanhamento.

4. Suco com abacaxi

suco com broto de alfafa
Crédito: Guia da Cozinha

Até mesmo um delicioso suco natural é possível fazer com os brotos de alfafa. O sabor fica ótimo adicionando abacaxi, mas pode escolher outras frutas que prefira, como morangos, laranja ou pode incluir os brotos em todas as receitas de suco verde que quiser.

5. Molho de frango com broto

molho com broto de alfafa
Crédito: Dicas e Receitas Glúten Free

Prepare um almoço sem glúten, leve e muito nutritivo para seguir a tarde com toda disposição. Essa receita é feita com peito de frango desfiado, cebola, molho de tomate, castanhas, trituradas e demolhadas em água, mostarda, caldo de legumes, requeijão, creme de leite, azeite de oliva, brotos de alfafa, azeitonas, milho e os temperos que já costuma usar, como sal, pimenta, orégano, alecrim e outros.

Benefícios

Os benefícios do broto de alfafa para a saúde são diversos, pois a riqueza de nutrientes que esse vegetal oferece atinge o organismo inteiro. Veja alguns exemplos e convença-se de incluir esse ingrediente na sua rotina alimentar.

1. Colesterol equilibrado

Quem sofre com colesterol alto ou quer mantê-lo bem equilibrado para prevenir doenças, pode incluir o broto de alfafa no cardápio. Os brotos contêm saponina que é uma substância que atua na redução da absorção de colesterol no organismo. O consumo deve ser diário e contínuo, dentro de uma alimentação equilibrada, para que os resultados sejam aparentes nos exames.

2. Redução dos calorões da menopausa

As mulheres que vivem a fase da pré-menopausa ou da menopausa costumam sentir calorões em especial na parte superior do corpo, pois seu organismo está com os hormônios em desequilíbrio. Os brotos de alfafa ajudam a equilibrar os hormônios porque contêm fitoestrógenos que compensam a falta do estrogênio.

3. Ajuda a equilibrar a retenção de líquidos

A retenção de líquidos causa inchaço no corpo, que não elimina todo o líquido consumido conforme deveria. Esse problema tem diferentes causas, por isso, a primeira atitude a tomar é visitar um médico. Depois, incluir alimentos como os brotos de alfafa dentro de uma dieta saudável será uma ótima opção para o tratamento e a prevenção do problema.

4. Fornece cálcio

São muitas as funções do cálcio no corpo humano, muito além da mais conhecida que é participar da formação de ossos e dentes. O cálcio está presente em boa quantidade no broto de alfafa e é essencial para a regulação hormonal, ativação de enzimas, coagulação do sangue, oxigenação das células e muito mais.

5. Fornece proteínas

Assim como o cálcio, as proteínas são popularmente conhecidas por uma atividade, que é participarem da formação muscular, mas vão muito além. O corpo necessita de proteína todos os dias para a reconstrução de tecidos, o fortalecimento do sistema imune, a elasticidade da pele e muitas outras tarefas. Em uma xícara de alfafa você consome 1% da proteína que necessita em um dia.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. O consumo deve ser feito dentro de uma rotina com alimentação saudável e prática de atividade física.

Jovem morre após comer macarrão feito 5 dias antes

Jovem morre após comer macarrão feito 5 dias antes

demaquilante caseiro

Demaquilante caseiro: 5 formas de fazer