broto de feijão
Crédito: Pxhere
em

Broto de feijão: benefícios e como fazer

O preparo desse alimento é muito simples e os benefícios à saúde são enormes. Inclua brotos de feijão na sua alimentação

Você não precisa esperar que os alimentos estejam na época da colheita para consumi-los. Muitos deles podem ir para a mesa ainda na forma de broto, como é o caso do broto de feijão. Se não quiser plantar os seus em casa, pode comprar uma embalagem no supermercado e incluir no cardápio diário. Veja quais são os benefícios à saúde e ideias de como preparar.

Benefícios do broto de feijão

O broto de feijão comestível não exige um cultivo especial. Trata-se mesmo do broto que surge logo após a germinação da semente. Ao atingir alguns centímetros, com aquela haste branca ou esverdeada, podem ser colhidos e consumidos como uma rica fonte de fibras, minerais e vitaminas.

Prevenção e combate à anemia

O broto de feijão é um alimento rico em ferro e vitamina C. A maior parte dos casos de anemia ocorrem por deficiência de ferro no organismo. Então, esse alimento contribui com a ingestão diária adequada desse mineral. A vitamina C ajuda na absorção do ferro. Mas se já estiver com anemia, não basta alimentar-se com mais ferro. Precisa ir ao médico para ter certeza de qual é o mineral deficiente e fazer o tratamento adequado, usando o broto de feijão como complemento do tratamento.

Melhora a saúde cardiovascular

Muitos nutrientes são necessários para contribuir com o bom funcionamento do sistema cardiovascular entre eles, a vitamina K,  potássio e a saponina. Todos eles estão presentes no broto de feijão. A vitamina K auxilia na coagulação do sangue, evitando que ocorra acúmulo de cálcio e doenças nas artérias. O potássio atua na contração do músculo cardíaco e no controle da pressão. A saponina atua no controle do colesterol.

Aumento do bem-estar

Quando consumidos dentro de um estilo de vida saudável, mantendo uma alimentação balanceada, a prática de atividade física e um sono de qualidade, os brotos irão contribuir com o bom humor e a redução do estresse por causa da vitamina C, do zinco e do magnésio.

Melhora o funcionamento do metabolismo

O metabolismo do organismo precisa estar funcionando de forma eficiente para que o corpo todo funcione corretamente, mantendo o equilíbrio dos momentos de sono, de fome e todos os processos que envolvem a liberação de hormônios. Nos brotos de feijão o nutriente que vai contribuir com esses processos é a vitamina B.

Melhora o processo de digestão

Quando se fala em processo de digestão é desde quando você come alguma coisa até quando os resíduos do alimento são eliminados e os seus nutrientes são absorvidos pela corrente sanguínea. Para que todo esse processo seja eficiente, as fibras dos brotos de feijão são essenciais.

Como fazer broto de feijão: 5 receitas

Agora que já sabe quantos benefícios importantes eles trazem para a saúde, enriquecendo a sua rotina alimentar, veja ideias de como prepará-los em diferentes receitas.

1. Salada

broto de feijão na salada
Crédito: Ana Maria Brogui

Nem precisa cozinhar o broto para consumi-lo, apenas lavar bem. Então é muito prático e rápido preparar uma salada fresca com esse ingrediente. A sugestão é misturá-los com pimentão, cebola, tomate verde, salsinha, azeite, limão, molho de soja e sal.

2. Espaguete falso

broto de feijão na massa
Crédito: Pimenta e Limão

Essa receita é parecida com a da salada, mas dessa vez tudo é refogado para comer quentinho. O broto serve como substituto da massa, assim como nas receitas de noodles de vegetais em que a massa é substituída por abobrinha, por exemplo. Nesse caso, o broto será acompanhado por cenoura, repolho, alho, pimenta, curry, tomilho fresco, ovos e molho de tomate.

3. Carne com brotos

broto de feijão com carne
Crédito: Lucília Diniz

Se você aprecia os sabores orientais, com temperos intensos, essa receita serve como prato principal. A receita leva carne bovina sem gordura em tiras finas, amido de milho, óleo, caldo de carne, pimentão verde, o broto, molho de soja e cebolinha picada para decorar e aromatizar o prato.

4. Arroz, brotos e frango

broto de feijão com arroz
Crédito: Recipedia

Esse também é um prato para servir como principal. Praticamente um risoto simples, com menos temperos, para um almoço rápido. A receita leva arroz branco, mas pode usar o que preferir, frango em cubinhos, caldo de legumes ou de frango, brotos e sementes de linhaça.

5. Com cogumelos

broto de feijão com shimeji
Crédito: Cozinha Travessa

Essa receita pode servir como entrada ou acompanhamento e nada impede que seja um jantar leve para comer sozinho mesmo. O cogumelo sugerido para essa receita é o shimeji e só vai precisar desse ingrediente, dos brotos, alho frito, molho de soja e cheiro-verde. Não precisa de sal, pois o molho de soja contém o suficiente.

maionese faz mal

Maionese faz mal à saúde?

benefícios da alfafa para a saúde

Alfafa: benefícios para a saúde