em

10 Receitas de bolo de cenoura integral

Para variar a receita tradicional de bolo de cenoura, experimente essas versões com farinhas integrais
bolo de cenoura integral receitas
Crédito: Freepik

A cenoura, além de ser um vegetal muito saudável e saboroso, tem uma ótima textura para fazer bolos. Ela pode ser usada crua ou cozida e o resultado será ótimo de qualquer jeito. A receita mais comum é o bolo de cenoura com calda de chocolate, ao melhor estilo bolo nega maluca, mas se você prefere receitas mais saudáveis, aprenda a fazer bolo de cenoura integral.

Veja também: receitas de bolo de cenoura fit para comer sem culpa

Aqui você encontra:

10 Formas de fazer bolo de cenoura integral

Se você apenas substituir a farinha de trigo branca pela integral, já fará uma enorme diferença na qualidade nutricional do seu bolo. Mas aproveite e veja também como fica gostoso misturar a cenoura com outros vegetais, variar nos tipos de farinhas e usar açúcares mais saudáveis do que o branco refinado.

1. Com creme de cacau

bolo de cenoura integral com cacau
Crédito: Blog da Mimis

Para começar, um bolo muito apetitoso que não vai deixar você na vontade de um bom doce. Essa receita é a prova de que comida saudável é muito gostosa. Para fazer esse bolo vai precisar de trigo integral, ovos, iogurte natural desnatado, cenoura, óleo de coco, adoçante e fermento. Na cobertura vai leite, cacau em pó e adoçante. Em meia hora de forno o bolo estará pronto.

Faça: receita com creme de cacau

2. Bolo de micro-ondas

bolo de cenoura integral de micro-ondas
Crédito: Gordelícias

Não tem forno ou está com pressa e quer uma receita menor para comer na hora? Então o bolo de micro-ondas é a receita perfeita. Ele fica fofinho e muito bonito, além de levar poucos ingredientes, como cenouras, ovos, óleo, farinha de trigo integral, farinha de rosca, fermento e açúcar. Pode usar açúcar comum ou outro mais saudável.

Experimente: receita no microondas

3. Com cobertura de cream cheese

bolo de cenoura integral com cream cheese
Crédito: Cozinha Dalbo

O cream cheese como cobertura desse bolo é uma ótima pedida para variar a opção tradicional da calda de chocolate. A massa é bem simples, como as demais, levando o trigo integral, açúcar mascavo, cenoura ralada, bicarbonato, sal, canela, azeite e ovos.

Como fazer: receita com cobertura de cream cheese

4. Com coco e frutos secos

bolo de cenoura integral com coco
Crédito: Mel e Pimenta

Gosta de misturar vários sabores no bolo? Essa versão de bolo saudável tem nozes, uvas passas, coco ralado, raspas de laranja e canela, todos sabores que combinam muito bem e deixam o bolo com uma textura especial também, com pedacinhos de nozes.

Prepare: cenoura com coco

5. Cenoura com laranja

bolo de cenoura integral com laranja
Crédito: Sabores da Vida

A mistura de cenoura com laranja deixa o bolo mais apetitoso, com uma cor bem viva, além de ficar uma delícia porque os sabores combinam perfeitamente. Para ficar ainda melhor, são poucos ingredientes necessários para essa receita. Além da cenoura e da laranja, só vai precisar de farinha integral, óleo, ovos, açúcar mascavo e fermento.

Para aprender: receita de bolo de cenoura com laranja

6. Maçã com cenoura

bolo de cenoura integral com maçã
Crédito: Mel e Pimenta

Outra fruta que faz uma combinação certeira com a cenoura é a maçã, deixando o bolo ainda mais molhadinho. Essa versão leva um pouco mais de ingredientes, mas todos saudáveis para que toda a família possa apreciar à vontade, inclusive os pequenos. O bolo leva mel, óleo de coco, maçã, cenoura, passas, farinha de centeio, canela, bicarbonato, suco de limão, sal e ovos.

Sirva: bolo de maçã com cenoura

7. Sem glúten e sem lactose

bolo de cenoura integral sem lactose
Crédito: Lactose Não

Buscando por receitas para celíacos e intolerantes à lactose? Tem também, e é ótima! Esse bolo leva suco de cenoura feito na hora, ovo, açúcar demerara, farinha de quinoa ou de arroz integral, óleo, fécula de batata ou amido, farinha de oleaginosas e fermento. Se quiser dar um toque especial à sua receita a dica é usar uma pitada de cúrcuma.

Teste em casa: receita sem glúten e sem lactose

8. Bolo vegano integral

bolo de cenoura integral tipo vegan
Crédito: Amor Pela Comida

Sem nenhum ingrediente de origem animal e simplesmente maravilhoso, esse é um bolo de cenoura vegano integral. Essa receita é mais saudável também, feita com açúcar demerara, farinha de quinoa, de amêndoas, polvilho doce, fermento, cenoura, óleo, sal e vinagre.

Aprenda: bolo vegano

9. Com farinha integral de aveia

bolo de cenoura integral com aveia
Crédito: GShow

A aveia é ótima para fazer diversos pratos, então vale a pena ter sempre um pacote no armário. Esse é um bolo que leva aveia, cenoura e também um pouco de nozes, resultando em uma massa fofinha e bem viva, muito apetitosa. A sugestão é usar o açúcar comum, mas pode usar o demerara ou mascavo se quiser uma versão mais saudável.

Prove: receita com farinha de aveia

10. Cenoura com banana

bolo de cenoura integral com banana
Crédito: Cozinha Fit e Fat

Uma opção com banana não poderia faltar, pois essa fruta deixa qualquer bolo mais saboroso e com uma consistência deliciosa, muito macia. Essa versão também leva mel, granola, farinha de arroz, farinha de banana verde, açúcar mascavo, leite de aveia, suco de limão e ovos.

Como fazer: receita de cenoura com banana

erros de maquiagem
Erros de maquiagem: conheça os 5 piores
angina
O que é angina? Conheça os sintomas e tratamentos disponíveis