Biscoito ou bolacha
Crédito: Freepik

Biscoito ou bolacha: Afinal, qual é o nome correto?

O importante mesmo é que uma bolachinha ou biscoitinho é sempre bom na hora do lanche

Publicidade

A tendência é você pensar que o seu jeito de falar, biscoito ou bolacha, é o correto. Mas, será mesmo? O que a língua portuguesa diz sobre isso? Pelo menos, de uma coisa a gente sabe: todo mundo se entende, seja falando bolacha ou biscoito, e melhor ainda se tiver um pacote pra comer.

Qual é o correto: biscoito ou bolacha?

As regiões do Brasil são bem divididas quanto à escolha de falar biscoito ou bolacha. De modo geral, biscoito é o mais usado na região Nordeste. O sudeste é mais dividido, pois enquanto Minas fala os dois, São Paulo prefere bolacha, e o Rio de Janeiro e o Espírito Santo falam biscoito. No Acre também é dividido. No Norte, Centro-Oeste e Sul se fala mais bolacha.

A grande verdade é que, tanto biscoito quanto bolacha, são aceitos como corretos. A diferença é a origem de cada palavra e o fato de que “biscoito” chegou primeiro na língua portuguesa.

Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que é órgão regulador desses produtos, os dois nomes estão certos e são sinônimos, ou seja, significam a mesma coisa.

Publicidade

Apesar disso, os fabricantes brasileiros costumam utilizar “biscoito” nas embalagens dos produtos. Eles também entendem que bolacha está certo, mas, por convenção, escolhem usar biscoito.

Origem da palavra “bolacha”

Vem de “bolo” (do latim “bulla”, objeto esférico) com o sufixo “acha”, que indica diminutivo. A palavra holandesa “koekje” significa a mesma coisa e gerou termos como “cookie” e “cracker”. Para diferenciar dos biscoitos, convencionou-se que koekje e derivados são os que utilizam um componente levantador, como o fermento. Então, vendo dessa forma, quando leva fermento podemos chamar de bolacha ou cookie.

Veja também: Receitas deliciosas de bolachas recheadas caseiras

Origem da palavra “biscoito”

Vem do latim bis (duas vezes) + coctus (cozido) e chegou ao português pela palavra francesa “biscuit”, que surgiu no século 12. O nome vem da prática de assar o alimento duas vezes para ficar menos úmido e durar mais tempo sem estragar. Hoje em dia essa prática de assar mais de uma vez ainda é válida para os produtos recheados ou que não levam fermento. Seguindo essa lógica, podemos chamar esses de biscoitos.

Em resumo: biscoito ou bolacha?

Use o nome que você quiser para se referir a esses produtos deliciosos que são consumidos pela maioria dos brasileiros. A bolacha ou biscoito é tão comum na mesa do lanche quanto o arroz e feijão na hora do almoço.

Publicidade

Veja também: 7 receitas deliciosas de biscoito de coco para você lanchar

Artigo com informações de Super Interessante

PODE GOSTAR TAMBÉM