em

Biomassa de banana verde: conheça as receitas e os benefícios

Essa massa é muito útil para várias receitas, além de ser uma rica fonte de nutrientes, aprenda a fazer
biomassa de banana verde
Crédito: Pixabay

Com a banana é possível fazer bolo, pão, sorvete, vitamina, pudim e muitas outras receitas. Ela pode ser usada in natura, pode ser congelada e também pode ser transformada em massa, a chamada biomassa de banana verde, já ouviu falar? Essa biomassa serve para fazer de tudo, desde brigadeiro até estrogonofe. Conheça os benefícios desse ingrediente e também como preparar em casa.

Benefícios da biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde, como o nome sugere, é um alimento feito a partir da banana ainda verde cozida. Ela pode ser comprada pronta, mas nada melhor do que fazer seu alimento em casa.

1. Melhora o funcionamento intestinal

Um dos grandes benefícios dessa biomassa é que ela é um alimento prebiótico, ou seja, serve de alimento para os micro-organismos que compõem a sua microbiota intestinal, ajudando o seu intestino a funcionar melhor e a fortalecer o seu sistema imunológico.

2. Contribui com o emagrecimento

Outro ótimo benefício da biomassa de banana verde é a sua grande quantidade de fibras que contribuem com o processo de emagrecimento. As fibras não apenas ajudam a regular o intestino, como já mencionado, como também prolongam a sensação de saciedade. Então é um ingrediente bem interessante para incluir no cardápio e criar receitas saudáveis.

3. Ajuda a reduzir o colesterol alto

benefícios da biomassa de banana verde
Crédito: NIT

As taxas de colesterol alto podem ser reduzidas com o consumo da biomassa na rotina alimentar, pois ela promove o aumento do butirato, que atua exatamente na redução do colesterol. Claro, para essa finalidade, é necessário fazer adaptações para um estilo de vida saudável, deixando de lado o sedentarismo e uma alimentação deficiente.

4. Prevenção do câncer de cólon

O câncer de cólon pode ocorrer por diferentes causas, mas existem uma maior probabilidade em pessoas que passam a vida sofrendo com intestino preso, funcionando mal. Então, como você viu que a biomassa ajuda muito a regular o trânsito intestinal, se consumi-la dentro de uma rotina alimentar saudável, irá ajudar a prevenir esse tipo de câncer.

5. Cabelo, unhas e pele mais saudáveis

A vitamina B6 presente na biomassa de banana verde é excelente para a manutenção da pele, das unhas e do cabelo, reduzindo o excesso de oleosidade. Em 1 porção de biomassa você consome cerca de 39% da quantidade de vitamina B6 recomendada ao dia para uma pessoa adulta e saudável.

Como fazer biomassa de banana verde

A forma de fazer a biomassa de banana verde é bem simples. Você vai precisar de algumas bananas ainda verdes, na quantidade a gosto, mas é bom aproveitar que vai usar o gás e fazer pelo menos umas 5 bananas. Também vai precisar de panela de pressão e água.

  1. Comece lavando bem as bananas com casca, usando uma escovinha para essa finalidade. Pode escolher o tipo de banana que preferir, desde que ainda esteja verde.
  2. Depois de lavar bem, coloque as bananas na panela de pressão e cubra com água. Tampe a panela e coloque no fogo. Assim que começar a pegar pressão, conte 10 minutos.
  3. Desligue o fogo, espere a pressão sair e as bananas estarem mornas para não se queimar.
  4. O próximo passo é descascar as bananas e batê-las no liquidificador ou no processador. Sua biomassa está pronta para ser dividida em pequenas porções e congelada para usar quando quiser. Congele em potes, sacos plásticos ou em forminhas de gelo em porções pequenas para usar tudo quando descongelar alguma.
  5. Se preferir que a sua biomassa seja integral, basta manter as cascas nas bananas e processar tudo junto. Como as cascas estarão bem macias, vão virar massa junto com as bananas.

Receitas com biomassa de banana verde

Agora que você já conhece os benefícios dessa biomassa e sabe como é fácil preparar em casa, inspire-se com essas ideias de receitas para utilizá-la no seu dia a dia e colocar muito mais saúde à mesa.

Estrogonofe com biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde é um creme neutro que não fica com sabor de banana, por isso que é ótima para usar em receitas doces e salgadas, como esse estrogonofe saudável:

Brigadeiro com biomassa

Do estrogonofe ao brigadeiro para você ver como essa biomassa é versátil. Essa também é uma receita muito simples, confira o passo a passo no vídeo:

Bolo de chocolate

Quando estiver com vontade de comer um bolinho de chocolate, descongele uma porção da sua biomassa e faça essa delícia de receita para o lanche da tarde:

Panquecas

Gosta de preparar panquecas para um café da manhã nutritivo? Então vai gostar dessa receita de panqueca que pode ser doce ou salgada, veja como fazer:

óleo de alecrim caseiro
Como fazer óleo de alecrim caseiro e para o que ele serve
usar naftalina nas plantas
Usar naftalina nas plantas: sim ou não? Descubra a verdade