em

Berberina: para que serve e como usar esse fitoterápico

A fitoterapia traz o poder medicinal das plantas ao alcance de todos. Veja com funciona essa substância e como usar

berberina
Crédito: Freepik

A berberina é classificada como um sal de amônio quaternário. Ela é uma substância encontrada em várias espécies de plantas, como na Berberis, geralmente na parte da raiz, do rizoma, caule e folha. Essa substância passa por processos em laboratório para que sirva como suplemento para tratar alguns problemas de saúde. Veja quais são os seus benefícios.

Veja também: plantas medicinais de A a Z

Benefícios para a saúde

Existem muitos estudos em andamento sobre a eficácia dessa substância para muitos problemas de saúde. Veja quais são alguns dos mais importantes:

Regulação da glicose no sangue

Cientistas acreditam que ela seja capaz de melhorar quadros de resistência à insulina, prevenindo a evolução do problema para o diabetes tipo 2. Alguns estudos ainda defendem que esse suplemento pode melhorar o efeito da medicação para diabetes, mas essa é uma questão que, para comprovar o resultado, precisa ser avaliada e aprovada pelo seu médico.

Redução do colesterol

O colesterol alto é um problema sério que pode evoluir para aterosclerose, pressão alta e complicações no sistema cardiovascular. Ao utilizá-la com recomendações médicas, existe a possibilidade de reduzir o colesterol total, o LDL (colesterol ruim) e os triglicérides.

Proteção da microbiota intestinal

A microbiota intestinal é uma colônia de bactérias boas e ruins que vive no intestino de todas as pessoas e é essencial para a manutenção da saúde. O corpo adoece, muitas vezes, porque há mais bactérias ruins do que boas na microbiota, o que enfraquece o sistema imunológico. Com o uso da berberina, esse suplemento irá bloquear a passagem das bactérias ruins, restaurando a microbiota com mais bactérias boas.

Proteção do cérebro

Outros estudos apontam essa substância como uma das alternativas para proteger o cérebro contra as doenças degenerativas, como é o Alzheimer. Em teoria, o suplemento contribui na redução de proteínas relacionadas ao desenvolvimento dessa doença.

Quantidade recomendada

Berberina quantidade recomendada
Crédito: Organic Lifestyle Magazine

Por ser uma substância que ainda está sendo estudada e por fazer parte da medicina chamada de alternativa, não existe uma única dose recomendada para todas as pessoas.

É necessário ir a um médico que seja defensor da fitoterapia para que ele prescreva o tratamento adequado de acordo com o problema de cada paciente. O médico irá recomendar a dose mais segura e fará um acompanhamento dos resultados, orientando também sobre os hábitos de vida que devem ser mudados para que o tratamento realmente funcione.

Contraindicações e riscos

Mesmo que, a princípio, você possa tomar doses seguras desse suplemento, pode acontecer de ingerir em excesso, sabendo ou não o que está fazendo.

Nesse caso, fique atento para sintomas como náuseas, vômito, problemas de rins e dificuldade para respirar. Se tiver esses sintomas e estiver fazendo uso da berberina, interrompa o uso e agende uma consulta com seu médico para que ele reavalie a dosagem que recomendou.

Esse suplemento não é recomendado para gestantes, pois há o risco de estimulação uterina. Também não deve ser ingerido por lactantes por conter uma substância causadora de icterícia no bebê.

Deve falar com seu médico sobre a medicação que já toma antes de fazer uso dela. Isso porque pode ter uma reação negativa ao ser misturada com remédios para pressão alta, para diabetes, Ciclosporina, Dextrometorfano e medicação sedativa.

Preço e onde comprar berberina

Você pode comprá-la na farmácia ou em lojas online. Mas nas farmácias da sua cidade é mais garantido que saiba a procedência do produto e também é melhor para receber as orientações de uso do farmacêutico.

O preço não é dos mais baratos. Fica em média de R$ 150 e R$ 200 um frasco com 60 cápsulas de 500 mg cada uma ou frasco com 120 cápsulas de 500 mg cada. Desconfie de preços muito baixos e só faça uso com orientação de um profissional.

controlar a raiva

Como controlar a raiva para viver mais tranquilo e feliz

luz intensa pulsada

Indicações da luz intensa pulsada e cuidados a ter