Benefícios das sementes de uva
Crédito: Freepik
em

10 Benefícios das sementes de uva

Saiba como esse componente pode auxiliar em diversas funções do organismo e prevenir problemas sérios

É muito usual que se jogue fora alguns ingredientes enquanto você cozinha, como sementes e caroços. Porém, algumas dessas sementes são amplamente vantajosas para o organismo e não deveriam ser descartadas. Para constatar isso, você verá os benefícios das sementes de uva e como o óleo delas pode ser peça importante para a sua saúde.

Veja também: benefícios e cuidados a ter com o extrato de semente de uva

Benefícios das sementes de uva

principais benefícios das sementes de uva
Crédito: Freepik

Sofre com o colesterol alto? Possui dificuldades para emagrecer? Tem problemas intestinais? Esses são apenas alguns dos problemas que podem ser resolvidos com a adição dessas sementes em sua alimentação.

Os benefícios das sementes de uva são diversos, o que torna esse um componente fundamental para variados propósitos. Vale ressaltar que um médico deverá ser consultado antes do consumo desse ingrediente, para que haja a averiguação de contraindicações e efeitos colaterais.

1. Pele saudável

As sementes das uvas são extremamente poderosas no combate às acnes, às rugas de expressão e às estrias, pois contêm colágeno que serve para deixar a pele mais firme e elástica. Além disso, são ricas em flavonoides e proantocianidinas que atuam para a limpeza da pele, já que combatem os radicais livres que geram danos nas células da derme.

2. Visão fortalecida

Essas sementes possuem uma alta concentração de vitamina E, responsável por fortalecer a visão, reduzindo os efeitos negativos causados pelos computadores, televisão ou até mesmo por longos períodos de leitura. Ela combate o desgaste causado por esses atos e diminui o estresse oxidativo, o que preserva esse atributo.

3. Melhora na qualidade sanguínea

Outro benefício das sementes das uvas é que elas melhoram a circulação do sangue, evitando a formação de tromboses. Além disso, seus nutrientes reforçam as paredes dos vasos sanguíneos, limpam o sangue e reduzem os riscos de problemas cardíacos.

4. Anti-inflamatória e antibacteriana

Suas propriedades ajudam a combater inflamações e infecções. Isso é excelente para evitar problemas de contágio que possam afetar a imunidade. A explicação principal para esse fato deriva do fortalecimento imunológico do corpo, proporcionado pelos componentes antioxidantes, presentes nas sementes de uva.

5. Controle dos hormônios

Além de amenizar os fortes sintomas da menopausa, as sementes de uvas fortalecem os fios dos cabelos, mantendo-os mais saudáveis e regulando o crescimento. Isso se deve à presença de minerais, como o magnésio, responsáveis por contribuir com o controle dos neurotransmissores e colaborar para o aumento da produção de serotonina, com a diminuição do cortisol.

6. Diminui impactos do cigarro

Se você é fumante, a ingestão constante das sementes das uvas pode diminuir os impactos causados pelos compostos tóxicos do cigarro no organismo. Por terem a capacidade de afinar o sangue, essas sementes ajudam a eliminar muitas das toxinas existentes no cigarro.

Mesmo assim, essas sementes não fazem milagres, não sendo condição suficiente para eliminar todos os malefícios do cigarro. Afinal, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), ele possui em torno de 4.720 substâncias tóxicas, incluindo um componente utilizado como veneno de rato. Parar de fumar pode ser muito difícil, por isso, algumas vezes é necessário procurar acompanhamento profissional.

7. Regula o intestino

As sementes de uva são ricas em fibras, o que as torna excelentes para controlar o fluxo intestinal. Assim, elas previnem e combatem a prisão de ventre e auxiliam o individuo a manter um intestino mais saudável, fato que também colabora para a absorção de nutrientes, que se dá no intestino delgado.

8. Fortalece a imunidade

Essa característica é indiscutível, já que essas sementes possuem diversos nutrientes com papeis antioxidantes, como o zinco, flavonoides e as vitaminas E e C. Assim, esses nutrientes combatem os radicais livres no organismo, o que evita o estresse oxidativo nas células, responsáveis por tornar o corpo mais susceptível a infecções e agentes externos.

9. Evita problemas cardiovasculares

Esse componente também é importante para a prevenção de casos de infarto, já que evita a formação de placas de gordura em artérias. Afinal, essas sementes são ricas em ômega-6 e em vitamina E que colaboram para a redução do teor de colesterol ruim, equilibrando com o de colesterol bom. Assim, previne-se a formação dessas placas que interrompem o fluxo sanguíneo e prejudicam a passagem do sangue, o que pode resultar em uma sobrecarga cardíaca.

10. Emagrecimento

O consumo de sementes de uva individualmente não colabora diretamente para o emagrecimento, o que faz com que esse ingrediente só surte efeitos em quem possua uma dieta equilibrada, aliada à prática de exercícios físicos. Assim, elas são ricas em fibras e colaboram para gerar a sensação de saciedade, de modo que a pessoa não se alimente de maneira compulsiva e não prejudique o déficit calórico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

risoto de camarão

Risoto de camarão: 8 receitas maravilhosas para atrair todos à mesa

deliciosas receitas com 3 ingredientes

8 Receitas com 3 ingredientes