em

7 Benefícios da semente de uva, como plantar e como consumir

Se você costuma descartar as sementes das uvas que consome, veja por que deveria começar comê-las junto com a fruta.

semente de uva
Crédito: Freepik

A uva é uma fruta doce, suculenta, ótima para comer pura ou usar em receitas de todos os tipos de doces. Muitas pessoas adoram uva, mas reclamam da semente. Pequeninas, um pouco amargas e agarradas à polpa da fruta, dão trabalho para quem não gosta de comê-las. Mas retirar as sementes da uva é um grande desperdício do seu potencial curativo.

7 Benefícios da semente de uva

A indústria farmacêutica e cosmética já descobriu o valor da semente de uva há muito tempo. Não é à toa que existem muitos produtos à base desse ingrediente, como xampus, condicionadores, máscaras e óleos de massagem. Sem falar nas cápsulas e pós contendo o extrato da semente para o consumo alimentar.

O extrato da semente de uva é rico em antioxidantes, os famosos compostos que combatem uma série de doenças e o envelhecimento precoce. Mas para obter esses benefícios não é preciso consumir o extrato ou as cápsulas produzidas industrialmente, basta comê-las junto com a fruta inteira e já poderá aproveitar todo o seu potencial curativo.

1. Combate ao envelhecimento precoce

A semente de uva estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e lisa. Também é hidratante e emoliente, combatendo o ressecamento da pele. além do mais, seus antioxidantes ajudam a renovar as células do corpo todo, o que é essencial para mantê-las saudáveis e prevenir diversos tipos de doenças.

2. Reduz o colesterol

Essas sementes também contribuem para o aumento das taxas do colesterol bom (HDL), protetor do coração. Ao mesmo tempo, também ajudam na diminuição do colesterol ruim. Embora ainda em estudos, os indícios são de que essas sementes atuam na quebra de gordura presa nas paredes sanguíneas.

3. Ação contra células com câncer

Cientistas indicam que os antioxidantes presentes nas sementes ajudam na prevenção do câncer de pele, mama e próstata. Ainda são necessárias muitas pesquisas para chegar à conclusões sobre a ação das sementes para essa finalidade, mas até então elas apresentam a propriedade de bloquear a proliferação das células com câncer.

4. Confere proteção contra os males do cigarro e poluição

Mesmo que você não fume, a fumaça do cigarro faz mal. Além da poluição que não vemos. As sementes amenizam os efeitos negativos dessas substâncias.

5. Melhora a saúde dos olhos

Riquíssima em vitamina E, a semente de uva protege a saúde dos olhos, amenizando os sintomas de vista cansada e as consequências do diabetes para a visão.

6. Ameniza reações alérgicas

Nas sementes da uva existem substâncias que agem como os anti-histamínico, sendo eficiente nas alergias de vias respiratórias. Porém, não significa que a fruta substitui os medicamentos na hora de combater uma crise alérgica. É preciso ir ao médico ou à farmácia mesmo assim.

7. Previne doenças cardíacas

A atuação das sementes nesse sentido é de reforçar as paredes dos vasos sanguíneos, afinar o sangue, diminuir a pressão arterial e evitar a o entupimento das artérias. Dessa forma, também reduzem os riscos de problemas como derrame, infarto e aterosclerose.

Como plantar

como plantar semente de uva
Crédito: Freepik

Para ter a sua parreira de uvas no quintal, é possível começar o plantio pelas sementes. Para isso, veja as dicas e passos a seguir:

  1. Compre um cacho de uvas nacionais para vingarem melhor porque estão habituadas com o clima;
  2. Quando for comer as uvas, separe pelo menos 6 sementes, lave-as para remover toda a polpa que fica grudada e deixe-as no sol para secarem de 6 a 8 horas;
  3. Separe uma sementeira ou copinhos plásticos de cafezinho e faça furinhos embaixo;
  4. No copinho coloque adubo de humus de minhoca puro até quase a borda. Coloque todas as 6 sementinhas sobre o adubo de um mesmo copinho, uma separada da outra, e cubra com mais humus, só um pouquinho até tampar. Regue para deixar a terra úmida e pronto;
  5. Deixe o copinho pegando luz solar por 5 horas todas as manhãs e vá mantendo a terra úmida. Dentro de 20 ou 30 dias deve ocorrer a geminação;
  6. Desse ponto até conseguir colher uvas leva de 2 a 3 anos, de acordo com os cuidados que tiver com a planta.

Como consumir

A maneira mais simples e óbvia é comer as sementes junto com as uvas, sem retirá-las. Elas são um pouco amargas, mas o doce da sua supera o amargo.

A mesma dica é para quando for fazer sucos ou sobremesas. Simplesmente mantenha as sementes de uva. Elas não são duras o suficiente para machucar os dentes de alguém que for comer sua sobremesa.

Outras formas de consumo para obter benefícios à saúde mais específicos são na forma de extrato líquido ou em pó, além da versão em cápsula, mas nesse caso o ideal é ter recomendação do médico ou nutricionista para que saiba a quantidade ideal a consumir, pois não é a mesma para todas as pessoas.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados desejados é preciso aliar o consumo das sementes a um estilo de vida saudável e equilibrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

conserva de milho verde

Como fazer conserva de milho verde de 2 formas diferentes

cuidados extrato de semente de uva

Extrato de semente de uva: conheça os benefícios e cuidados a ter