em

AmeiAmei FofoFofo

Conheça todos os benefícios da goji berry

Saiba mais sobre o superalimento que está cada vez mais presente nas mesas brasileiras
benefícios da goji berry
Crédito: Pixabay

Os benefícios da goji berry, uma fruta pequena, parecida com o tomatinho uva, são surpreendentes. Ela tem um sabor muito peculiar, doce, porém levemente ácido e que combina nas mais variadas composições.

Ela é normalmente encontrada desidratada como as ameixas ou uvas passas, mas pode ser consumida também em forma de cápsulas, extrato, sucos e outras formas industrializadas, sendo mais rara na sua forma fresca ou até mesmo congelada.

Origem da goji berry

A goji berry é largamente consumida na Ásia, com origem relatada na China, Mongólia e no Tibet, onde é utilizada na medicina e conhecida como a fruta da longevidade.

São os benefícios da goji berry que dão a ela esse título, pois ela é benéfica para a visão, imunidade, sistema circulatório, melhora a potência e libido, combate o envelhecimento da pele – através de seu poderoso antioxidante – entre outras coisas.

Em sua composição são encontrados aminoácidos, diversas vitaminas e minerais, antioxidantes e polissacarídeos, sendo assim utilizada milenarmente pela população asiática, tornando-se cada vez mais conhecida no ocidente.

5 Benefícios da goji berry para a saúde

A goji berry é um superalimento funcional, que ajuda a manter a saúde do corpo. Com grande poder nutricional, tem ação anti envelhecimento, sendo excelente para a visão, sistema renal e nervoso.

Além disso, acelera o metabolismo, controla a glicose no sangue e dá energia para as atividades do dia a dia ou até mesmo para aquela corridinha na academia.

Veja mais benefícios da goji berry:

1. Melhora a visão

Comer uma pequena porção dessa fruta diariamente reduz as chances de desenvolver glaucoma, dada a presença da zeaxantina, um antioxidante que previne contra os danos causados por radicais livres, exposição aos raios UV e estresse.

Outro dos benefícios da goji berry está na prevenção da degeneração macular, uma doença que normalmente acomete pessoas com mais de 40 anos e faz com que apareça uma cicatriz no centro da retina, restando apenas a visão periférica.

A goji berry é, então, uma importante aliada à saúde dos olhos por ter vitamina A, antioxidante zeaxantina e betacaroteno como componentes.

2. Ação antidepressiva

Estudos comprovaram que a goji berry influencia no tratamento contra a depressão e ansiedade, elevando o astral e a qualidade do sono ao mesmo tempo em que traz mais energia e bem-estar.

É comprovada também a melhora na capacidade de concentração, desempenho mental, manutenção da sensação de tranquilidade e contentamento ao longo do dia, bem como da disposição física.

3. Ajuda a combater o câncer

Devido à elevada quantidade de antioxidantes, vitaminas C e A, um dos benefícios da goji berry é a ajuda no tratamento e prevenção do câncer, bem como de doenças neurodegenerativas.

Entre os antioxidantes nela presentes, os mais estudados para fins médicos são os carotenoides, a exemplo da zeaxantina, que combatem as células cancerosas, inibindo o crescimento dos tumores, através da redução das citocinas e toxinas.

Com presente atividade antitumoral, esse superalimento inibe o desenvolvimento do tumor, levando à apoptose e uma maior probabilidade de sucesso no tratamento, que não deve ser substituído ou abandonado pelo consumo dessa fruta.

4. Estabiliza o açúcar

Outro dos inúmeros benefícios da goji berry é auxiliar no controle e equilíbrio do fluxo de açúcar liberados no sangue, diminuindo as oscilações do índice glicêmico, equilibrando assim a glicose.

É responsável também por aumentar a capacidade de resposta à insulina, facilitando o processo de limpeza do sangue, o que a torna uma forte aliada na luta contra o diabetes.

5. Aumenta a fertilidade

De acordo com a medicina milenar chinesa, a ingestão de goji berry aumenta a quantidade de espermatozoides e a vitalidade dos mesmos, bem como auxilia no tratamento de insuficiência ovariana prematura, normalizando a ovulação.

Estudos apontam que outro dos benefícios da goji berry é regular a atividade hormonal sexual, protegendo o DNA contra danos oxidativos, combatendo a infertilidade.

Propriedades nutricionais

Composta por polissacarídeos, são uma fonte natural de fibras, ajudando na função imunológica e antioxidante. O betacaroteno – cuja quantidade está entre a mais alta entre as plantas – favorece a visão, formação óssea, pele e desenvolvimento celular.

Cada porção de goji berry tem 4g de proteína, 18 tipos de aminoácidos, 20 tipos de minerais – inclusive os mais importantes como ferro, zinco, fósforo e vitamina B12. Além de tudo isso, ela tem mais betacaroteno que a cenoura e mais ferro que o espinafre.

De forma mais detalhada, ¼ de xícara de goji desidratada tem cerca de 100 calorias, 0g de gordura, 3g de fibra, 13g de açúcar, 4g de proteína, 140% de vitamina A, 35 a 163% de vitamina D, 100% de vitamina B2, 91% de selênio, 24% de potássio, 10 a 100% de ferro, 4 a 10% de cálcio, 18 aminoácidos, betacaroteno, zeaxantina, licopeno, criptoxantina, luteína e polissacarídeos.

Fantástico não é?

Como consumir goji berry

benefícios da goji berry receita
Crédito: Unsplash

Agora é a parte mais gostosa: como consumir a goji berry? Ela pode ser consumida fresca, seca, em forma de cápsula, suco, infusão… fica ótima em receitas salgadas e saladas também.

A quantidade ideal diária para um adulto saudável é de 6 a 15g delas desidratadas por dia, mas não tem problema se passar um pouquinho, desde que não se enquadre em nenhum dos casos de contraindicações a seguir.

Contraindicações

Não se deve ingerir goji berry se estiver tomando remédios diluentes de sangue, para pressão arterial, para diabetes e se tiver alergia a outras berries.

É importante sempre consultar um médico antes de fazer alterações na alimentação.

As goji berries estão liberadas? Então vamos aprender algumas receitinhas para começar a degustar esse poderoso superalimento.

Receitas com goji berry

Essas frutinhas doces e cítricas vão bem em pratos doces e salgados, bebidas, molhos e o que mais a imaginação permitir. Ela também fica deliciosa em receitas de café da manhã. Então, que tal descobrir algumas receitinhas com essa delícia? Acompanhe o vídeo e aprenda a fazer um cookie de goji berry!

Você já consome a goji berry no seu dia a dia? Compartilhe suas receitas nos comentários!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

One Comment Leave a Reply
  1. Obrigada por estas matérias publicadas, e de GRANDE UTILIDADE
    Gostaria muito em recebe-las via email, assim poderei enviar para todos os meus amigos
    queridos.
    Meus agradecimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Benefícios da caminhada para a sua saúde
frutas cítricas
Quais são e benefícios das frutas cítricas para a saúde