em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

5 benefícios da folha de abacate e como consumi-la corretamente

Conheça os benefícios da folha do abacate, com base em artigos científicos, bom como usar e as contraindicações

folha de abacate
Crédito: Freepik

De acordo com um estudo publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture, a folha de abacate é ricas em óleos voláteis, sendo identificados 30 compostos, entre eles o “estragol (78,12%), α-cubebeno (3,58%), metil eugenol (3,37%) e β-cariofileno (2,10%), que representaram mais de 87%”.

Esses compostos são excelentes para a saúde, podendo ser utilizados quando a folha já está seca, pois dessa forma, ela perde os antinutrientes.

Trata-se de uma árvore de porte médio, com galhos ramificados, que tem cerca de 500 espécies diferentes, dando folhas verdes e compridas, com cerca de 4 a 20 cm, a depender do grau de maturação.

Benefícios da folha de abacate para a saúde

Por ser ricas em mais de 30 compostos, as folhas do abacate são excelentes para a saúde, principalmente depois de secas, quando já não apresentam nenhum antinutriente. Um estudo publicado na International Journal of Food Properties, afirma que existem diversos benefícios no uso das folhas de abacate, descritos a seguir.

1. Anti-inflamatório

Foi comprovado que a folha de abacate possui eficácia anti-inflamatória, quando em um teste realizado com o extrato das folhas secas em um edema, externamente, no qual comprovou a redução do inchaço. O mesmo aconteceu para com a cicatrização de feridas. A cura total levou um período de 14 dias, sendo que o normal é uma média de 17 dias.

2. Antioxidante

 folha de abacate
Crédito: Pixabay

A presença de polifenóis é realmente grande, nas folhas de abacate, tendo sido detectados os ácidos fenólicos, flavonoides e procianidinas, em grande quantidade.

Para atestar sua eficácia, foram realizadas avaliações das atividades contra os radicais livres com duas espécies diferentes de folhas, mostrando resultados positivos.

Também foi encontrada a persina, que age como antioxidante, inibindo a proliferação de células cancerosas, em órgãos relacionados à inflamação, sendo assim, comprovadamente bom contra o câncer.

Benefícios do abacate: como essa fruta pode tornar sua vida saudável

3. Antimicrobiano

Para o estudo, além das propriedades antioxidantes, as folhas também são antimutagênicas, anticarcinogênicas e antimicrobianas, combatendo diversas doenças.

Em um dos testes, foi comprovada a sua eficácia contra vírus, como herpes simplex tipo 1, adenovírus tipo 3 e o vírus da doença de Aujeszky.

Tem também ação antifúngica, dada a presença em suas folhas da persina, que se mostrou eficaz no combate ao fungo Colletotrichum gloeosporioides, que se desenvolve em vegetais em estado de putrefação.

4. Controla a diabetes

Foi mostrado também no estudo que ela pode ser útil para quem sofre com o diabetes, tendo como resultado em estudo, a ativação de uma proteína (Quinase B) em cobaias com diabetes, que ajuda na diminuição do açúcar no sangue.

Os benefícios do caroço de abacate para a saúde

5. Fortalece o coração

Os pesquisadores citaram como uso provável das folhas, o tratamento e prevenção de “doenças cardiovasculares como a Disfunção Endotelial, Estresse Oxidativo e Risco de Eventos Cardiovasculares em Pacientes com Doença Arterial Coronariana”. Esse extrato, com base em água, ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos, principalmente nos anéis da aorta, principal artéria do corpo.

Como usar

 folha de abacate
Crédito: SuperHaber

Como observado ao longo dos estudos, você tem como usar o extrato aquoso das folhas, mas não são tão fáceis de encontrar no mercado. Ao invés disso, pode fazer o chá com as folhas, tanto para ingerir, quanto para aplicar na pele. Veja como preparar.

Receita de chá de folha seca de abacate

Água: 1 litro;
Folha seca e picada: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Coloque a água em uma panela, quando começar a ferver, adicione as folhas.
  2. Desligue o fogo e deixe abafado até esfriar.
  3. Tome de 2 xícaras por dia, por no máximo 1 semana.

Folha de abacate para tratar varizes

Folhas de abacate: 12 unidades (frescas);
Álcool comum: 1 litro;
Pedras de cânfora: 3 unidades.

Modo de preparo

  1. Em um recipiente, pique 12 folhas de abacate e acrescente o álcool (deixe-as submersas).
  2. Acrescente a cânfora, tampe e guarde o recipiente em local sem escuro por uma semana.
  3. Após esse período, aplique a mistura diariamente com movimentos suaves.

Mas fique atento! Estas são dicas alternativas caseiras que não substituem o parecer de um médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e realizar atividades físicas.

Benefícios do chá de caroço de abacate (e como preparar)

Contraindicações e cuidados a ter

Ainda de acordo co0m o estudo da NCBI, a folha de abacate, quando utilizado em mamíferos deve-se ter cautela, pois não se tem ainda estudos que comprovem ou refutem a interferência em lactantes. Dessa forma, o ideal é que gestantes e lactantes evitem o consumo do chá.

Use somente as folhas secas, de boa procedência e devidamente higienizadas, pois as verdes ou maduras contém antinutrientes que tem ação tóxica no organismo.

Crianças e idosos não devem consumir o chá, e os adultos que queiram fazê-lo, devem procurar primeiro a orientação do seu médico ou nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

dor de cabeça na menopausa

Dor de cabeça na menopausa: dicas de como combater e prevenir

costela na panela de pressão

Costela na panela de pressão: 8 receitas para um almoço delicioso