em

O café atrapalha seu emagrecimento e prejudica sua saúde

Se você não vive sem algumas xícaras de café por dia, leia este artigo e repense seus hábitos.

Tomar café é um hábito para muitas pessoas, especialmente para os fumantes. Seja no café da manhã, no intervalo, depois do almoço ou no meio da tarde, o cafezinho acaba sendo tomado mais do que água.

O efeito nocivo mais conhecido do café está relacionado à dificuldade de dormir, por isso, não é recomendado tomar café à noite. Mas você sabia que esta bebida, aparentemente inofensiva, oferece muitos outros efeitos negativos para a saúde? Inclusive, atrapalhando o emagrecimento.

A primeira razão para o café atrapalhar o emagrecimento está na sua tradicional mistura com leite, açúcar e creme. Todas estas calorias adicionadas à bebida, fazem dela um vilão da dieta.

Mas há outra fonte prejudicial, caso você tome apenas o cafezinho preto e amargo. Um estudo realizado por cientistas do Instituto de Pesquisa Médica do Oeste da Austrália e da Universidade do Oeste da Austrália acompanhou camundongos obesos, incluindo na dieta deles uma quantidade de um componente do café chamado ácido clorogênico.

Inicialmente, a ideia era que este ácido ajudasse a reduzir os riscos de diabetes, hipertensão e acúmulo de gordura, e que melhorasse as funções cardiovasculares. Entretanto, mostrou-se o contrário.

A substância aumentou a resistência do organismo à insulina, causou intolerância à glicose e apresentou a tendência de aumentar o acúmulo de gordura no fígado.

Outros efeitos secundários decorrentes do excesso de consumo do café vão acontecendo ao longo do tempo, e quando você percebe, estão avançados e mais difíceis de retroceder. Veja alguns deles:

1. Celulite

Pessoas que bebem muito café, acabam ficando mais desidratadas. Com isso, o corpo retém líquidos e a pele sofre as consequências, desencadeando o aparecimento das celulites.

2. Viciante

Sim, o organismo muito acostumado com café todos os dias, acaba sentindo falta quando não recebe a cafeína, dessa forma, pode causar dores de cabeça, sudorese e tremores, como ocorre na abstinência de outras substâncias viciantes.

3. Insônia

Assim como o café é usado para dar mais energia e manter a pessoa acordada, é isso que ele vai fazer, mesmo se você tomá-lo antes de ir dormir. Não é porque está tarde que ele não fará efeito no seu organismo, podendo ser a causa da sua dificuldade em pegar no sono.

4. Osteoporose

Pode haver uma ligação entre o consumo regular de café ao longo dos anos com a interrupção de absorção e a perda de cálcio no organismo. Então, se você tem ossos frágeis, consulte seu médico para ter certeza de que pode continuar tomando café.

5. Síndromes menstruais

O excesso de café pode causar maior desconforto no período menstrual para as mulheres que normalmente sofrem os efeitos colaterais das cólicas e muito inchaço.

Uma boa opção para substituir o café e continuar consumindo uma bebida quente é o chá Oolong, que possui uma quantidade bem reduzida de cafeína e ainda fornece antioxidantes, cálcio, selênio, potássio e muitas vitaminas para ajudar o corpo a se manter equilibrado neste período.

Além de tudo, este chá auxilia no emagrecimento, pois acelera o metabolismo, controla a taxa de glicose no sangue, afasta o stress e reduz a vontade de comer doces. Muito melhor, concorda?!

Agora que conhece os malefícios do café para o seu organismo, repense sobre o consumo em excesso e faça substituições saudáveis. Se gostou das dicas, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Garotinho especial mostra ao mundo que doença não limita suas conquistas

Aprenda a fazer em casa misturas que acabam com as cicatrizes