em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

7 Benefícios da pinha

Com um sabor adocicado e um formato exótico, a pinha apresenta diversos benefícios para a sua saúde
pinha
Crédito: Pxhere

Conhecida também como fruta do conde e como ata, a pinha é natural da América do Sul e tem a casca dura, porém com o interior bem macio. Possui uma textura cremosa, que lhe confere um sabor único e inigualável.

Ela contém muitas sementes no seu interior, mas estas não devem ser consumidas, somente a polpa, rica em cálcio, ferro e potássio, além de ser rica em açúcares naturais.

Benefícios da pinha para a saúde

1. Pele e cabelo

Rica em vitamina A, a polpa da ata funciona como um hidratante natural. Ela pode ser utilizada para tratar a pele e os cabelos, pois o seu interior, branco e cremoso, é um poderoso bálsamo.

2. Ganhar peso

A fruta do conde é rica em hidratos de carbono e açúcares naturais. Ela permite ganhar peso de forma saudável, estando presente em dietas hipercalóricas, sem deixar de lado as vitaminas e minerais.

3. Gestação

A fruta do conde ajuda a ter uma gestação saudável, fazendo parte do desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do bebê.

Além disso, ela previne alguns inconvenientes que acontecem durante a gravidez, como náuseas e vômitos, e pode também minimizar a dor no parto. Depois do nascimento do bebê, consumir a pinha também pode ajudar na produção do leite, área em que toda ajuda é bem-vinda.

4. Previne a asma

Sua vitamina B6 previne ataques de asma, por meio do combate à inflamação dos brônquios.
Associada à vitamina C, a ata pode ser de grande valor para quem quer uma melhor qualidade de vida.

5. Previne ataques cardíacos

benefícios da pinha
Crédito: Pxhere

Enquanto o magnésio ajuda no correto funcionamento do coração, a vitamina B6 pode prevenir ataques cardíacos.

Isso acontece pois ambos os nutrientes ajudam a manter o sangue fluindo corretamente e as paredes venosas estruturalmente corretas.

O potássio e o magnésio presentes na pinha ajudam também a controlar a pressão arterial.

6. Melhora a digestão

Rica em fibras, ela ajuda o correto funcionamento do intestino, facilitando o processo de digestão.

Para isso, é necessário que seu consumo seja associado a um bom consumo de água, fazendo com que as fibras possam atuar corretamente.

7. Combate a anemia

O ferro presente na fruta do conde ajuda a prevenir e tratar a anemia, principalmente associado à vitamina C, também presente nela.

Para esse mineral ser devidamente absorvido, não deve-se consumir a ata com leite; o consumo de cálcio ao mesmo tempo em que o ferro pode reduzir a absorção deste.

Veja também os melhores alimentos para anemia.

Pinha engorda?

Pinha engorda
Crédito: Wikimedia Commons

A cada 100 gramas da polpa, há 94 calorias. Apenas como comparativo, a mesma quantidade de maçã contém 52 calorias e de goiaba 68, calorias.

Apesar de ser mais calórica, ela não tem uma quantidade significativa de gordura em sua composição, tendo porém 7g de fibras em cada porção.

As fibras são importantes para manter seu corpo saciado por mais tempo, reduzindo os lanchinhos, o que pode auxiliar em uma dieta bem definida.

Além disso tudo, ela tem propriedades diuréticas, fazendo com que as toxinas e gordurinhas possam ser eliminadas do organismo com maior eficácia.

Dessa forma, a fruta do conde pode ser adicionada a uma dieta, se seguidas as regras, fornecendo diversos nutrientes importantes e fibras, que irão ajudar a emagrecer.

Por outro lado, se ela for ingerida em uma dieta já rica em calorias, misturada a outros alimentos não adequados, ela pode sim levar ao aumento de peso. É a medida e as combinações que você faz que determinam se a ata engorda ou não.

Contraindicações

Diabéticos não devem consumir a fruta do conde por apresentar uma elevada quantidade de açúcar, enquanto pessoas sem a doença devem consumir no máximo 70 gramas por dia.

Quando for consumir a fruta, procure adicionar à refeição alguma oleaginosa, a fim de retardar a queima do açúcar, evitando assim um pico glicêmico.

Ela deve ser consumida bem madura e as sementes devem ser descartadas, pois são tóxicas e não recomendadas para o consumo humano.

Como fazer chá de pinha

Seu chá é excelente para tratar problemas como a anemia, desnutrição, câimbras e verminoses. Também é uma boa fonte de energia, fortalecendo o sistema gastrointestinal.

Ingredientes

Água: 200 ml;
Folhas da pinha: 5 unidades, frescas.

Modo de preparo

  1. Lave bem as folhas e reserve;
  2. Coloque a água para ferver em uma panela com tampa;
  3. Assim que levantar fervura, adicione as folhas, espere 2 minutos e desligue;
  4. Tampe a panela e deixe fechada até amornar;
  5. Esse chá pode ser ingerido no máximo 3 vezes ao dia.
  6. Lembre que todo remédio, mesmo que natural, deve ter o aval do seu médico ou nutricionista.

Está na dúvida que fruta é essa? Assista ao vídeo e acabe com essa questão!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
berinjela benefícios e receitas
Berinjela: benefícios para a saúde e receitas
usos da casca de laranja
5 Usos da casca de laranja