Crédito: Freepik
em

10 Benefícios da pipoca que vão te surpreender

Saiba o que a pipoca traz de bom para a sua saúde e inclua-a na sua alimentação já

A pipoca é adorada por todas as idades, seja aquela feita em casa ou no cinema. Só de sentir o cheirinho no ar dá vontade de pegar logo um punhado. Mas saiba que, apesar dos benefícios da pipoca existirem, ela também pode ser também péssima para a saúde.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), os nutrientes que você encontra em 100 gramas de pipoca feita com óleo de soja, sem sal são:

  • Energia: 448 Kcal;
  • Proteína: 9,9 g;
  • Lipídeos: 15,9 g;
  • Carboidratos: 70,3 g;
  • Fibra alimentar: 14,3 g;
  • Magnésio: 91 mg;
  • Fósforo: 225 mg;
  • Potássio: 256 mg.

Porém, apesar de ser tão ricas, as pipocas de cinema, bem como as de microondas, não são nem um pouco indicadas para uma dieta balanceada. Além de serem cheias de gordura de má qualidade, também recebem aditivos como sabores, cores e aromas artificiais.

O ideal é fazer a sua pipoca em casa, na panela mesmo ou até no microondas. Veja no vídeo como fazer da melhor forma:

Quais são os benefícios da pipoca para a saúde

Se feita corretamente, sem gordura saturada e pouco sal, os benefícios da pipoca são uma excelente adição à sua dieta saudável. Seus principais componentes são, além dos nutrientes já citados, são os polifenóis, amido resistente e triptofano,

1. É integral

O retorno a uma alimentação mais natural é uma tendência que está crescendo cada vez mais, sendo os alimentos integrais uma forma menos processada de ingerir os nutrientes esperados. Pois saiba que a pipoca é um alimento integral, em que todas suas partes são aproveitadas, fornecendo melhor qualidade nutricional.

Se você comparar a quantidade de fibras, por exemplo, presente em 100 gramas de pipoca, vai ver que tem mais do que na mesma quantidade de feijão, caqui, abacate, arroz integral, laranja, uva, palmito e muitos outros alimentos ricos no nutrientes. Lembrando que a grande responsável por ela na pipoca é aquela casquinha amarela, que fica no centro do milho.

2. Emagrece

Vários dos benefícios da pipoca vêm dela ser considerada um alimento muito rico em fibras, que dão uma maior saciedade rapidamente, por preencherem o estômago e fazerem a digestão ser realizada mais lentamente. Além disso, tem nutrientes que vão manter seu corpo mais satisfeito, sem pedir por novas refeições.

De acordo com um estudo americano, uma xícara de pipoca sacia mais que a mesma quantidade de chips de batata, com uma carga de calorias mais baixa, sendo “uma escolha prudente para aqueles que desejam reduzir a sensação de fome enquanto gerenciam a ingestão de energia e, finalmente, o peso corporal”.

3. Ajuda a parar de fumar

Durante o processo de desintoxicação da nicotina e outros venenos que compõem o cigarro, há diversos efeitos colaterais que são mais difíceis de tratar, mas a pipoca caseira pode ajudar muito mais do que você imagina nesse processo.

Além de conter triptofano, que induz a produção da serotonina, reduzindo a ansiedade e estresse e ela é rica em fibras e nutrientes, que vão ajudar a saciar a fome desregulada que pode aparecer. Além disso, é um lanchinho interessante para aquelas horas onde há uma imensa vontade de mastigar alguma coisa (ou colocar o cigarro na boca).

Veja também: como parar de fumar

4. Melhora a saúde cardiovascular

A pipoca é rica em fibras, que reduzem significativamente a absorção de gordura pelo intestino, fazendo esse trabalho já no estômago. Isso impede que ela entre na corrente sanguínea, melhorando a qualidade do fluxo em veias e artérias.

Além disso, contém betaglucana, um tipo específico de fibra vegetal que reduz a quantidade de colesterol no sangue, impedindo a formação de placas nas artérias. As placas podem gerar inflamações e aumento da pressão arterial, dada a redução da passagem do sangue.

5. Melhora a saúde gastrointestinal

benefícios da pipoca saúde
Crédito: Freepik

Claro que se o alimento é rico em fibras vai fazer bem para a saúde de todo o seu sistema gastrointestinal. Agora imagine se for como a pipoca, com uma quantidade maior até do que o arroz integral ou o feijão.

Porém é importante ressaltar que a ingestão de fibras por si só não faz milagres. É importante ingerir uma boa quantidade de água para que elas possam cumprir seu papel no organismo. Há opções interessantes de sucos naturais e águas aromatizadas que podem até acompanhar a pipoca.

6. Ajuda no ganho de massa magra

Muito além de ajudar a emagrecer, o consumo de pipoca caseira ajuda a ganhar massa magra, ou seja, fortalece a sua musculatura. Isso porque ela é rica em proteína, potássio e outros nutrientes essenciais para a formação e recuperação muscular.

Também a presença do amido resistente, encontrado na pipoca em uma boa quantidade, ajuda no ganho de massa magra, pois ao ser fermentado no intestino, tem como subproduto ácidos graxos de cadeia curta. Esse ácidos graxos estimulam enzimas que fazem parte do processo de queima da gordura estocada nas células, dando maior energia e definição.

7. Previne o envelhecimento precoce

Por ser rico em antioxidantes, principalmente os polifenóis, a pipoca ajuda a prevenir o envelhecimento precoce de todo o organismo, evitando assim o estresse oxidativo que deixa as células mais vulneráveis a ataques de agentes externos e má formação.

Além disso, se feita de forma saudável, ajuda também a deixar a sua pele mais bonita e radiante, combatendo o envelhecimento. Lembre-se de preparar a pipoca com o mínimo de gordura e pouco sal, que causa inchaço e outros problemas.

8. Melhora a absorção de nutrientes

A pipoca não apenas traz consigo uma grande quantidade de nutrientes, como também ajuda a melhorar a absorção deles. O que torna alimentação em geral mais eficiente, com maior aproveitamento do que foi ingerido.

Isso acontece porque ela contém uma fibra especial, chamada amido resistente, presente também em outros alimentos adorados como a banana verde. Esse conjunto de boa carga nutricional e amido resistente é interessante para quem busca uma alimentação saudável.

9. Ajuda a controlar o açúcar

A presença do amido resistente não contribui somente para uma melhor absorção de nutrientes e redução do colesterol. Ele ajuda a reduzir também a quantidade de glicose no sangue, tendo por si só um baixo índice glicêmico.

Além disso, possui uma quantidade interessante de triptofano, cuja presença no organismo ajuda a estimular a secreção de insulina. Bem como de betaglucana, que reduz a absorção da glicose pela célula, sendo assim um ótimo alimento para quem sofre com diabetes.

10. Rica em proteína e ácido fólico

Tanto se tem falado dos nutrientes presentes na pipoca, mas é importante destacar alguns pontos fundamentais. A proteína ajuda não somente na composição muscular, mas também no transporte de oxigênio para as células, fortalecendo os anticorpos, além de participarem de várias reações químicas essenciais.

Além disso, é rica em ácido fólico, que participa da divisão e crescimento das células, formação dos glóbulos vermelhos, síntese do DNA e muitas outras. Trabalhando em conjunto com a proteína, por vezes, é fundamental para a saúde do coração e do sistema nervoso.

Então, já separou seu milho de pipoca para preparar a sua porção de saúde? Lembre-se de evitar colocar muito sal ou gordura, ao invés disso, crie novos sabores! Faça o teste com um pouco de pimenta ou, quem sabe, orégano e aproveite os benefícios da pipoca para a saúde.

Cisto no ovário: sintomas e causas

suflê de couve-flor

8 Receitas de suflê de couve-flor