como fazer pipoca de arroz
Crédito: Freepik
em

Aprenda a fazer pipoca de arroz: 3 receitas fáceis para petiscar

Os grãos de arroz ficam menores do que a pipoca de milho, mas vale a pena experimentar essas pipocas diferentes

Não é só com milho que se faz pipoca. Existe pipoca de sagu, pipoca de pão e também pipoca de arroz, que você vai aprender a fazer agora. Então, quando não tiver milho de pipoca em casa, mas tiver um pouco de arroz, já sabe que o petisco está garantido. Só precisa escolher uma das receitas a seguir e experimentar.

Como é possível fazer pipoca de arroz?

A pipoca tradicional, de milho, se forma porque a água que tem dentro do grão de milho aquece com o calor da panela ou do micro-ondas, causa pressão e expande o grão de milho. Em seguida ela esfria com o ar do exterior e vira a pipoca.

É mais ou menos isso que acontece com a pipoca de arroz, que também tem água no interior dos grãos. O formato da pipoca de arroz vai ficar diferente da pipoca tradicional, e o tamanho das pipocas vão variar conforme o método. Veja algumas formas de fazer esse petisco diferente e faça o teste na sua cozinha.

1. Pipoca frita simples

A melhor forma, e mais prática, de fazer pipoca de arroz é fritando os grãos no óleo. Nesse método você apenas precisa aquecer óleo em uma panela, depois colocar os grãos de arroz e esperar que eles fritem e estourem.

Depois retire com uma escumadeira, deixe escorrer em papel-toalha e tempere a gosto. O vídeo abaixo está em inglês, mas dá para ver como se faz, sem precisar de tradução, e pode fazer com o arroz comum:

2. Pipoca de arroz da wok

Se tiver uma wok, pode fazer a pipoca de arroz frita usando essa panela. Para essa receita você vai precisar de arroz com casca, menos polido possível. O procedimento é o mesmo da receita anterior, mas com menos óleo. Não precisa mergulhar o milho no óleo.

  1. Aqueça o óleo na wok até uns 190 graus;
  2. Depois distribua os grãos de arroz, tampe e deixe-os estourarem;
  3. Então desligue o fogo, retire as pipocas com uma escumadeira e coloque-as em uma tigela com papel-toalha para escorrer;
  4. Separe as cascas usando uma peneira e finalize com o tempero a gosto.

3. Pipoca de arroz tufado sem óleo

O arroz tufado é aquele que se usa para fazer as barrinhas de cereal, também para incrementar saladas ou servir com cereal e leite. Mas, nada impede que você coma puro, temperado como preferir. Essa versão é ainda melhor porque não precisa fritar no óleo. Só vai precisar do arroz e de uma panela antiaderente. Veja como é simples:

melhorar desempenho cognitivo em idosos

Dicas para melhorar o desempenho intelectual, emocional e físico dos idosos

como desinformar pudim sem quebrar

Como desenformar pudim sem correr o risco de quebrar