beber água para melhorar o sistema digestivo
Crédito: Freepik
em

A importância de beber água para melhorar o sistema digestivo

A água é insubstituível. Veja por que deve ter uma garrafinha cheia ao seu lado o dia inteiro.

Que a água é a fonte da vida você já deve saber, afinal tudo no corpo precisa de água para funcionar. Inclusive o sistema digestivo. Cada vez mais os médicos alertam, e as pessoas se preocupam com a qualidade da digestão e a saúde de toda essa área do corpo, que também inclui o intestino. E nesse contexto, beber água para melhorar o sistema digestivo é tão eficaz quanto alimentar-se de probióticos e prebióticos.

Os probióticos são as bactérias boas que compõem o intestino e fazem ele e o sistema imunológico trabalharem melhor. Os prebióticos são alimentos que servem para fornecer o que as bactérias probióticas necessitam para cumprirem com o papel delas.

Os probióticos são alimentos como kefir, iogurte natural, Yakult, chucrute, molho de soja e outros vegetais fermentados. Os prebióticos são o alho, a chicória, cebola, alho-poró, aspargo, banana, cevada, aveia e muitos outros.

Então, aqui há três elementos-chave para manter o sistema gastrointestinal em perfeito estado. Comer probióticos, prebióticos e tomar água. Veja, mais especificamente, qual a importância de beber água para melhorar o sistema digestivo.

Como a água pode melhorar o sistema digestivo?

razões essenciais para beber água para melhorar o sistema digestivo
Crédito: Freepik

Para começar, a água já está presente logo começo do processo digestivo, que é na boca. Ela é componente da saliva que serve para umedecer o alimento e facilitar a mastigação, também é o transporte das enzimas que atuam na decomposição química dos carboidratos e gorduras da comida.

Depois de engolir a comida, ela vai para o estômago e lá encontra o suco gástrico, que contém água e enzimas com o papel de dissolver o alimento em partes menores para enviá-lo ao intestino delgado, onde o processo digestivo vai continuar. Além disso, a água também é componente essencial na formação do muco que protege as paredes estomacais da acidez do suco gástrico.

Ao chegar no intestino delgado, o órgão libera secreções compostas também por água e outros elementos. O fígado e o pâncreas também participam desse processo, liberando outras substâncias que contêm água. É quando mais enzimas preparam o alimento para a separação dos nutrientes que serão absorvidos pelo sangue e das toxinas que serão eliminadas do corpo.

Então, a maior parte da digestão acontece no intestino delgado e é através desse processo que você vai ter nutrientes no seu corpo. Depois os nutrientes que serão aproveitados para a manutenção da sua saúde, entram na corrente sanguínea, que também contém muita água, por isso que o sangue é líquido.

E o resto do alimento que for enviado para o intestino grosso, que fica abaixo do delgado, vai virar fezes depois que ocorrer a última etapa, que é a absorção de minerais.

Nesse processo também é necessário muita água para que você consiga evacuar na quantidade e qualidade adequadas. Pessoas com intestino grosso muito seco têm problemas sérios para evacuar, e quando não evacuam, o intestino inflama, afetando todo o organismo.

A importância de beber água para melhorar o sistema digestivo é total. Aliás, não faz mal beber água durante a refeição se você sentir necessidade. Só para constar. O suco gástrico é ácido o suficiente para não ter sua função afetada com a presença de mais água, do contrário, você não poderia comer uma sopa com bastante caldo também.

Outros benefícios de beber água

por que beber água para melhorar saúde
Crédito: Freepik

Depois de falar da importância de beber água para melhorar o sistema digestivo, é bom saber que ela é fundamental também para todos os demais sistemas do corpo. Conforme mencionado anteriormente, a água é componente do sangue, que passa pelo corpo todo, e o que já responde muita coisa, pois ele entra em cada órgão.

Se você já viu imagens ou mesmo ao vivo um corpo humano por dentro, percebeu que é tudo úmido. É a água presente em cada parte do corpo que permite a dissolução de todos os nutrientes, que cria muco para não haver atrito e que compõe as células, que são a matéria-prima de tudo o que existe no corpo. Com células saudáveis e bem hidratadas você vai ter:

  • Uma pele mais bonita e saudável;
  • Cabelos e unhas mais brilhosos e fortes;
  • Menos inchaço;
  • Maior rejuvenescimento e disposição;
  • Melhora da regeneração e cura de doenças;
  • Maior facilidade para emagrecer.

A quantidade de água necessária ao dia varia de pessoa para pessoa. Mas a média recomendada fica entre 1,5 e 3 litros, de acordo com o seu estilo de vida. De fato, a água é que mantém tudo funcionando no seu corpo, então não deixe de beber ao longo de todo o dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
sintomas de inflamação no corpo

10 Sintomas de inflamação no corpo

alimentos indicados a dor de garganta

7 Alimentos indicados à dor de garganta