em

Banho de lua: o que é e como fazer

Essa técnica deixa a pele mais macia e hidratada, além de deixar os pelos dourados
banho de lua
Crédito: Pxhere

Muitas mulheres gostam de clarear os pelos do corpo todo ao invés de se depilarem, pois acham muito sofrimento. Em alguns casos a depilação realmente deixa a pele machucada, provocando reações alérgicas, então é melhor não fazer. Mas mesmo quem tem o hábito de depilar virilha, meia perna, axilas e buço, usa o clareamento para os braços e coxas. Esse clareamento é chamado de banho de lua. Veja como funciona e como fazer.

Veja também: como clarear o buço

Aqui você encontra:

O que é o banho de lua

O nome vem do efeito que esse procedimento deixa na pele, já que o produto utilizado clareia os pelos e deixa um aspecto suave e iluminado, como a lua. É um tratamento bem antigo em que se aplicar um produto descolorante nos pelos e remove-se depois de alguns minutos. Esse procedimento pode ser feito em casa, no salão ou em clínica de estética.

Para que serve e benefícios

como fazer banho de lua
Crédito: Freepik

A função principal do banho de lua é clarear os pelos. Ele não tem ação na pele, ou seja, não clareia a pele. Se fizer o procedimento e perceber que a pele ficou manchada, deve ir ao dermatologista para ver o que pode ter acontecido. Além de clarear os pelos, esse procedimento também vai:

Amaciar a pele

Um dos produtos utilizados é o hidratante ou o óleo de amêndoas. Esses produtos fazem a pele ficar mais suave e macia depois da aplicação. Então, além de ficar com os pelos bem clarinhos, também vai ver que a pele fica agradável ao toque.

Limpar e aromatizar a pele

Mesmo usando água oxigenada, ele deixa a pele cheirosa porque faz uma limpeza na camada superficial, removendo as impurezas, e usa produtos com essencias que vão deixar a pele com um aroma gostoso.

Destacar o bronzeado

Se você adora tomar um sol no verão e ver a marquinha do biquíni bem aparente, o banho de lua é um bom aliado. Ele faz o bronzeado aparecer ainda mais por causa do contraste entre a pele escura e os pelos bem clarinhos, em um tom de dourado.

Essa é uma boa ideia para não precisar ficar horas no sol até chegar ao bronze ideal, assim evita problemas de pele. Lembre-se que, mesmo assim, deve tomar banho de sol usando protetor solar.

Banho de lua profissional

O procedimento profissional e o caseiro são bem parecidos. A vantagem de fazer com um profissional é a praticidade. Na clínica você fica de biquíni, deita na maca e espera. Em casa, precisa ter os materiais e fazer a aplicação por conta. Veja como é feito na clínica:

1. Preparo da pele

O primeiro passo é o preparo da pele. Vá para clínica com a pele limpa, sem produtos. Chegando lá o profissional irá aplicar um creme parafinado para proteger a pele dos produtos químicos. O óleo de amêndoas também serve para essa função.

2. Aplicação da mistura

Em seguida é feito o banho em si. Misturam-se 1 parte de de pó descolorante com 2 partes de água oxigenada 30 volumes. É feita uma pastinha que se aplica em todas as partes a serem descoloridas. Depois de tudo aplicado, deve-se esperar de 10 a 20 minutos para que o efeito aconteça.

3. Esfoliação

Na hora de remover a mistura clareadora, o profissional aproveita que o pó descolorante tem grânulos e faz uma esfoliação. Esse procedimento remove as células mortas e outras sujeiras que se acumulam diariamente na pele, deixando-a mais limpa e macia. Ao final da esfoliação o clareador já terá sido totalmente removido.

4. Hidratação

A última etapa é hidratar a pele para protegê-la e realçar o novo visual, mais brilhoso. O tipo de produto vai variar conforme o tipo de pele.

Como fazer em casa

Como você viu no procedimento profissional, não é difícil aplicar em casa, sem ajuda, exceto na parte das costas. Então, só o que precisa fazer é comprar na farmácia ou no supermercado os ingredientes necessários, que são a água oxigenada 30 volumes, o pó descolorante de pelos, um creme parafinado ou óleo de amêndoas e um hidratante. Também pode comprar um sachê pronto para isso.

Lembre-se de fazer o procedimento com a pele limpa, sem cremes ou óleos do dia anterior. Siga as mesmas instruções da aplicação profissional. Depois de aplicar o produto, passados 5 minutos, use um papel-toalha para tirar o clareador de uma pequena parte e ver se já está clareando. Fique de olho a cada 5 minutos para evitar deixar tempo demais esse químico na pele.

Passado o tempo, faça a esfoliação e depois remova todo o produto com água ou um pano limpo, macio e umedecido com água. Finalize aplicando um bom hidratante em todas as partes clareadas.

Contraindicações e cuidados a ter

Assim como algumas pessoas não podem usar lâmina ou cera para fazer depilação porque a pele é muito sensível, também tem quem não possa usar o pó descolorante ou a água oxigenada. Então, antes de aplicar a mistura em uma área grande do corpo, faça o teste em uma área bem pequena.

Deixe a mistura agindo durante alguns minutos para ver se ficou vermelho, ardido ou com coceira. Se sim, não faça. O ideal é que procure um dermatologista para descobrir quais produtos pode usar na pele sem risco de efeitos colaterais.

Confira no vídeo como fazer as misturas e aplicação desse procedimento em casa, não tem segredo:

tirar risco de vidro
Como tirar risco de vidro
tipos de feijão no brasil
Conheça os tipos de feijão para escolher seus preferidos