em

Banho de sol: importância, benefícios e prevenção de doenças

Estudos confirmam a importância da exposição solar diária na prevenção de várias doenças.

O sol é a principal fonte de estímulo para a produção de vitamina D em nosso corpo. Este nutriente é importante para o bom funcionamento de todos os sistemas e órgãos, prevenindo diversas doenças. Você toma banho de sol todos os dias? Veja por que é importante fazê-lo.

Importância da vitamina D para prevenção de doenças

Muito se ouve falar sobre a importância da vitamina D, mas poucos sabem o quanto ela influencia para a boa saúde. Como citado acima, essa vitamina é fundamental para o corpo todo, por isso existem receptores para sua absorção no intestino, ossos, cérebro, pulmões, coração e tecidos e células de outras partes.

Como existem receptores no intestino, o sistema imunológico também é fortalecido pela vitamina D, já que 80% dele está localizado neste órgão.

Existem diversos estudos que mostram a atuação da vitamina D no fortalecimento de ossos e músculos, na prevenção de diabetes, doenças cardíacas, artrite, psoríase, fibromialgia, câncer, disfunções neurológicas, como depressão, esquizofrenia e esclerose múltipla.

Sobre esta última, um estudo em especial foi realizado pela Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, liderado pela pesquisadora Helen Tremllet.

Ao analisar 151 mulheres com esclerose múltipla e 235 sem a doença, considerando a incidência do sol nas regiões de residência o tempo de exposição ao sol, concluiu-se, entre outros dados, que aquelas diagnosticadas com esclerose múltipla tomaram menos banho de sol na vida adulta.

Além desse fator, os resultados apontaram que o risco da doença é reduzido entre 51% e 55% quando existe exposição solar intensa entre os 5 e 15 anos de idade, especialmente para quem vive em locais mais ensolarados ao longo do ano.

Qual o melhor horário e frequência para tomar banho de sol?

A grande questão que confunde a cabeça das pessoas é sobre o melhor horário para tomar banho de sol, já que existem alertas sobre o cuidado com a exposição solar entre 10 e 15 horas. No entanto, é justamente neste horário que o corpo é mais estimulado a produzir vitamina D por conta da posição do sol.

De acordo com o Dr. Michael Holick, endocrinologista e pesquisador que há 30 anos estuda a atuação da vitamina D no corpo humano, tomar banho de sol no começo da manhã ou no final da tarde não tem o mesmo efeito benéfico do que tomar entre 10 e 15 horas, mesmo sendo este o horário considerado mais arriscado para queimaduras e o câncer de pele.

A solução neste caso seria se expor entre as 10 e 15 horas, usar protetor solar no rosto (que é a área de maior risco para o câncer) e pegar sol principalmente nos braços e pernas, estes, podendo ficar sem protetor durante 20 minutos, tempo necessário para a absorção diária de vitamina D.

Depois, se for permanecer ao sol, é melhor que use protetor em todos os membros. Se não puder tomar banho de sol diariamente, procure tomar ao menos 3 vezes por semana.

Existem outras fontes de estímulo para produção de vitamina D?

Sim, mas nenhuma se compara ao sol. Alguns alimentos nos quais se pode encontrar o estímulo para produção de vitamina D são peixes como salmão e sardinha, mariscos, ovos, cogumelos, leite e derivados.

Quem sofre com deficiência de vitamina D deve procurar um médico para realizar exames e confirmar o problema, podendo então ser prescrita uma suplementação em cápsulas, seguida por uma dieta balanceada para a absorção adequada do suplemento.

Essa necessidade é especialmente recorrente em idosos, já que com o avanço da idade o corpo reduz a absorção dos nutrientes, não apenas vitamina D, aumentando o risco das doenças já mencionadas, incluindo osteoporose. Mas como a prevenção é o melhor remédio, o banho de sol deve ser feito desde a infância e durante toda a vida.

Erros ao aplicar o filtro solar

Mesmo bloqueando a absorção da vitamina D, o filtro solar deve ser usado no rosto durante o banho de sol e também durante o dia para prevenir queimaduras e o câncer de pele. Mas ele não pode ser aplicado de qualquer jeito, por isso, veja as orientações no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Receita de leite queimado
Você come e vai dormir? Veja por quê parar com o hábito