em

Banho de assento com vinagre: veja o que ele trata e como fazer

Existem muitos tipos de banho de assento, um deles é com vinagre de maçã. Veja a receita
banho de assento com vinagre
Crédito: Freepik

O vinagre é um dos grandes aliados da rotina doméstica. Ele está no armário da cozinha ou na geladeira pronto para ser usado como tempero, para limpar o piso, desinfetar as frutas e verduras e ajudar a curar os machucados das crianças. Além de tudo isso, também é possível fazer banho de assento com vinagre para tratar cistite, candidíase e outros problemas causados por bactérias ou fungos.

Benefícios do banho de assento com vinagre

Além da cistite e da candidíase, o banho de assento com vinagre também é bom para tratar corrimento vaginal, vaginite, vulvite, assaduras, hemorroidas e infecção urinária. Veja quais são os benefícios.

1. Regula o pH a região afetada

O pH da região vaginal fica entre 3.8 e 4.5, bem parecido com o pH do vinagre de maçã. Quando o organismo está afetado por uma dessas infecções mencionadas, o seu pH se altera, seja ficando mais ácido ou ou mais alcalino do que o normal. Então o banho de assento ajuda a trazer o equilíbrio de volta.

2. Bactericida

Uma das propriedades mais utilizadas no vinagre é a bactericida que faz com que ele seja capaz de desinfetar alimentos e deixá-los próprios para consumo. Essa mesma propriedade ajuda a tratar a infecção no banho de assento, quando causada por bactérias. Lembrando que esse tratamento deve ser feito em conjunto com o tratamento médico, apenas como um reforço.

Como fazer

banho de assento com vinagre funciona mesmo
Crédito: Pixabay

O banho de assento com vinagre é muito simples de preparar e fazer, mas precisa ter um pouco de paciência, que vale a pena quando os sintomas aliviam.

Primeiro, desinfete muito bem, de preferência com álcool 70%, uma bacia grande ou o bidê do banheiro. O tamanho da bacia deve ser o suficiente para que consiga se sentar nela com folga.

Então, aqueça ½ litro de água até ficar morna, sem queimar a pele. Coloque a água na bacia e adicione 200 ml de vinagre de maçã com 7% de ácido acético. Se o seu vinagre for de 4% (veja no rótulo), use 400 ml.

Misture, coloque a bacia no chão do seu banheiro, retire toda a roupa, faça uma rápida lavagem íntima com água corrente e sente-se nessa água ainda morna por 20 a 30 minutos. Depois jogue a água fora e lave bem a bacia ou o bidê.

Veja também: como fazer vinagre de maçã caseiro

Quando fazer banho de assento com vinagre

Como dito no início, ele é bom para tratar problemas como cistite e candidíase que afetam a região genital causando sintomas muito incômodos. Então, assim que perceber os primeiros sinais, comece a fazer o banho de assento.

Se for possível, faça até 3 vezes ao dia, em horários espaçados. Se não for possível, faça pelo menos 1 vez ao dia, de preferência antes de ir dormir, pois assim o seu corpo vai ficar em repouso, com uma roupa confortável, permitindo que o vinagre faça efeito por mais tempo.

Durante esse período, procure não manter relações sexuais ou, se for o caso, use preservativo. Isso porque sintomas costumam ficar mais intensos durante e após a relação por causa do contato entre mucosas.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para perceber os resultados desejados, procure manter um estilo de vida saudável, alimentando-se com qualidade.

dermocosméticos
Dermocosméticos: o que são e quais os benefícios ao usar
sopa de banana verde
7 Receitas de sopa de banana verde para uma refeição diferente