em

Bálsamo branco: para que serve e como tomar esse remédio natural

Quem sofre com gases por causa de problemas digestivos pode falar com o médico sobre esse remédio natural

bálsamo branco
Crédito: Freepik

O bálsamo branco tem esse nome por causa do seu tratamento eficaz contra gases, já que popularmente usa-se o termo “bálsamo” para falar de eficiência nos tratamentos de saúde. Mas diferente do que se pensa, não há presença da planta bálsamo na composição desse medicamento natural. Ele é composto por óleo essencial de canela, óleo de cravo e essências de alfazema, melissa, limão, funcho, alcarávia, urucum, álcool etílico e água purificada.

Veja também: alimentos que provocam gases

Para que serve o bálsamo branco

Na bula, sua utilidade é para tratar gases no caso de problemas digestivos. Os princípios ativos das várias plantas que compõem esse medicamento atuam como anti-inflamatório, calmante e digestivo, aliviando o intestino preso e contribuindo para o funcionamento normal do sistema digestivo. Assim, elimina o inchaço e o mal estar que os gases causam.

Como tomar

como tomar bálsamo branco para gases
Crédito: Ultrafarma

A posologia desse medicamento recomenda que ele seja consumido apenas por via oral, na quantidade de 30 gotas (1,5 ml) diluídas em água por 3 vezes ao dia em horários espaçados. A quantidade a ser administrada deve considerar 0,065 ml por quilo de peso de uma pessoa adulta ao dia.

Não se deve ultrapassar a dosagem máxima de 90 gotas (4,5 ml) por dia, mesmo sendo dividido em 3 doses em horários espaçados. Esse medicamento não necessita de receita, mas deve ser usado com orientação do farmacêutico e seguindo as recomendações da bula.

Contraindicações e cuidados a ter

As contraindicações do bálsamo branco são para gestantes, pessoas com menos de 12 anos, com problemas estomacais ou intestinais e por quem ter alergia a qualquer um dos compostos do medicamento.

Deve avisar ao médico ou dentista se for usar esse medicamento em combinação com outros. Quanto aos cuidados, são os seguintes:

  • Deverá manter a embalagem do medicamento armazenada em local seco, fresco e ao abrigo da luz. Não deverá consumir após o prazo de validade que é de 36 meses;
  • Para saber se o produto está em bom estado de conservação, observe sua aparência que deve estar líquida e amarela. Também sinta o cheiro, que deve ser de cravo e canela. O sabor é picante e alcoólico, pois esse medicamento contém 83% de teor alcoólico;
  • Em caso de superdosagem os efeitos colaterais podem ser vômito, dificuldade para respirar, dor de garganta, convulsão, falência renal, líquido nos pulmões, falência hepática, taquicardia e sensação de sedação com sonolência. Por isso, tome muito cuidado para não ultrapassar a dosagem recomendada na bula;
  • Se acontecer uma superdosagem acidental, deve ir ao atendimento de emergência e levar o medicamento junto para que seja feita uma lavagem estomacal de desintoxicação.

Preço e onde comprar

Esse produto pode ser comprado em qualquer farmácia e o preço varia conforme a quantidade da embalagem. De modo geral, fica entre R$15 e R$25.

petiscos para receber os amigos

7 Receitas de petiscos para receber os amigos e familiares em casa

remédios caseiros para escarlatina

7 Remédios caseiros para escarlatina: saiba o que é essa doença