baião de dois
Crédito: Wikimedia Commons
em

As melhores 6 receitas de baião de dois para arrasar na cozinha

Conheça essas 6 versões diferentes para experimentar na sua casa!

Baião de dois é um prato típico e clássico do nordeste brasileiro, que tem como base o arroz com feijão verde. Ele é comumente servido com queijo coalho, carne de sol e carne seca. Mas cada estado tem a sua versão. A origem do nome do prato tem relação com o baião, a dança típica nordestina, e o número dois é referente à combinação base do prato.

Conheça as melhores receitas de uma panela só

Como fazer baião de dois

Existem diversas formas de se preparar esse prato, além das variedade de versões para se preparar um diferente. Todos têm um preparo simples e prático, e muitas vezes os ingredientes podem ser encontrados na sua geladeira ou que sobraram de outra refeição.

1. Tradicional Gourmet

baiao de dois tradicional
Crédito: Vagner Campos / Terra

Essa receita é do chef Rodrigo Oliveira, dono do badalado restaurante Mocotó, especializado em comida nordestina. A parte gourmet fica a cargo da barriga de porco e da linguiça artesanal. Mas não é um prato difícil de ser preparado.

Receita: tradicional gourmet para experimentar

2. Rápido e simples

baiao de dois rapido
Crédito: Rodrigo Moreira / JOBZ Fotografia

É comum as pessoas não terem tempo para cozinhar, mas dá para preparar um baião rápido e com todo o sabor delicioso do nordeste. Essa receita é muito fácil e demora 30 minutos para ser preparada, rendendo 6 porções.

Receita: rápida para não perder tempo na cozinha

3. Natureba

baiao de dois saudavel
Crédito: Pitadinha

Essa receita de baião de dois é diferente da convencional mas igualmente delicioso. Nesta o arroz e o feijão são substituídos por lentilha e quinoa. Demora menos de meia hora para ficar pronto, e se quiser dar uma incrementada, acrescente outros legumes que estiver dando sopa na geladeira.

Receita: da versão saudável desse prato delicioso

4. Risoto

baiao de dois risoto
Crédito: Vinhos Dom Bosco

Que tal fazer um risoto para surpreender os convidados em um almoço ou jantar? Com certeza será uma refeição especial, com o toque clássico da culinária nordestina. É fácil de ser preparado e leva no máximo 1 hora para ficar pronto. Rende 4 porções de apenas 876 calorias.

Receita: para experimentar o baião em versão risoto

5. Vegano

baiao de dois vegano
Crédito: Jornada Vegana

É um prato que tradicionalmente usa proteína animal. Porém, os veganos não precisam ficar de fora se desejam experimentar essa iguaria regional. É rica em ferro e vitamina C, cheia de legumes e super colorida.

Receita: da versão vegana do baião

6. Frutos do mar

baiao de dois mar
Crédito: Casa dos Frios

Se você gosta de frutos do mar e de baião de dois, com certeza vai adorar a receita. Ela leva, além do tradicional arroz e feijão-verde, camarão, polvo, lagosta e peixe. O prato também é temperado com leite de coco e curry, que dá um sabor um pouco mais exótico.

Receita: de baião de frutos do mar

sarcopenia

O que é sarcopenia? Conheça os principais sintomas e tratamentos

médico da café da manhã a pacientes

Conheça o médico que dá café da manhã a pacientes do SUS