Crédito: Wikimedia Commons
em

Auriculoterapia: o que é e para que serve

Cada vez mais todo o mundo recorre a medicinas alternativas e naturais para alívio de dores e tratamento de doenças

Se você nunca ouviu falar sobre a auriculoterapia, irá se espantar com seu poder. Arte milenar chinesa, ela diagnostica e trata dores e vícios do corpo a partir de estímulos aplicados em determinadas regiões da orelha.

Para que serve a auriculoterapia

auriculoterapia benefícios
Crédito: AF.mil

A medicina alternativa vem ganhando bastante espaço recentemente devido aos seus excelentes resultados e aos seus métodos não agressivos. Assim, a auriculoterapia despontou como uma excelente opção para diversas questões.

Conheça os poderes que essa milenar técnica chinesa possui, surpreenda-se com os benefícios proporcionados por ela.

1. Combate dores no corpo

Você vive com tensão e dores gerais no corpo? Esse problema possui solução. A auriculoterapia consegue comprovar que não é necessário que hajam intensos tratamentos com remédio para acabar com as dores no corpo.

Desse modo, esse tratamento chinês consegue aliviar dores em diversas regiões do corpo. A explicação provém do fato de que ele explora pontos específicos relacionados à tensão que, embora localizados, se propagam pelo corpo.

2. Ajudar a parar de fumar

Se você é fumante, não se preocupe, há muitos métodos que podem auxiliar você a parar de fumar. Consulte um psicólogo, procure métodos para se livrar do cigarro e faça a auriculoterapia. Sim, essa terapia chinesa ajuda a acabar com o vício.

O primeiro passo é ter força de vontade, o segundo é procurar tratamento para o vício. Depois, basta usufruir de um corpo que irá se recuperar e tornar saudável e viver mais a vida, aproveitando de verdade cada segundo.

3. Colabora no tratamento da depressão

Esse método terapêutico também ajuda no combate à depressão. Porém, ele não pode ser o único tratamento a essa doença tão importante. A consulta frequente a um psicólogo ou psiquiatra desempenha um papel crucial para o tratamento.

4. Previne a enxaqueca

Se você sofre com crises de enxaqueca, a auriculoterapia pode ser uma excelente solução. Muitas pessoas que sofrem desse problema consomem diversos fármacos para tratá-lo, o que pode sobrecarregar o fígado.

Portanto, esse tratamento milenar serve como opção para quem deseja fazer um tratamento não agressivo para o organismo. Consequentemente, isso irá aumentar a qualidade de vida do paciente.

5. Eleva o ânimo

Essa terapia também colabora para animar a pessoa que passa por um desânimo muito grande. Porém, nem sempre essa terapia sozinha é o suficiente para tal propósito.

Emagrece?

Sim, a auriculoterapia auxilia diretamente no processo de emagrecimento. Esse fato é decorrente de sua excelente função para reduzir a fome e, principalmente, a ansiedade.

Assim, a pessoa que não passa por processos de ansiedade, geralmente evita ataques à geladeira e à despensa. Isso é explicado pelo fato de que a comida é uma válvula de escape para muitas pessoas que estão nessa situação.

Claro que essa terapia, por si mesma, não irá adiantar para o emagrecimento. Ela deve ser acompanhada de uma dieta balanceada e da prática de exercícios físicos.

Como é feita

Existem alguns modos de se fazer auriculoterapia. Eles diferem quanto ao material usado para estímulo dos pontos sensíveis. Assim, confira a lista abaixo com esses materiais:

  • Agulhas filiformes: são aplicadas diretamente sobre os pontos sensíveis, com duração de 10 a 30 minutos;
  • Agulhas intradérmicas: são colocadas debaixo da pele, onde ficam durante uma semana. Elas têm um formato específico para isso;
  • Esferas magnéticas: como o próprio nome diz, trabalham em função de forças magnéticas. Elas geralmente são coladas na pele por 5 dias;
  • Sementes de mostarda: podem ser aquecidas ou não. Após o processo, elas são coladas na pele por 5 dias.

Principais pontos

auriculoterapia principais pontos
Crédito: Acupuntura na Mão

Você pode usar diversos pontos da orelha ao seu favor durante o processo de auriculoterapia. A região mais comum é o lóbulo. Sua parte inferior é benéfica para a amigdala, a central para os olhos e a superior do lóbulo para a língua.

Existe também o Helix, que é toda a borda que envolve a orelha. Essa borda inicia-se acima do lóbulo e termina até a parte superior da orelha como um todo. Ela possui diversos pontos de estímulo, seja na parte superior ou na borda lateral.

Há também a escafa, que é a primeira região de pontos que fica na cavidade interna da orelha. Trata-se de uma declinação logo após o Helix lateral.

Quanto custa?

O preço desse tratamento varia conforme a região que você mora e do serviço profissional que você contrata. Assim, o preço geralmente varia de R$ 40 a R$ 250, por sessão. Procure por um profissional com referências e que passe confiança.

Qual a diferença entre acupuntura e auriculoterapia?

Para diferenciar essas duas artes milenares é bastante difícil, pois ambas possuem a mesma origem e são bastante parecidas quanto ao efeito do tratamento. Porém, existe uma diferença básica que as separa.

Embora ambas sirvam para o tratamento de todo o corpo, a auriculoterapia é centralizada na região da orelha, explorando pontos sensíveis. Enquanto isso, a acupuntura é feita em todo o corpo, para o alívio direto da área afetada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

qual o ponto ideal da carne para a saúde

Qual é o ponto ideal da carne para a sua saúde?

suco de alface

Suco de alface: 5 receitas de como fazer e os benefícios para a saúde