em

Acupuntura: tudo o que você precisa saber

A acupuntura é uma terapia alternativa milenar chinesa aplicada no tratamento da dor, por meio de instrumentos como agulhas e moxas que são colocados em “pontos de pressão” no corpo, estimulando-o a liberar substâncias químicas naturais que promovem efeito anti-inflamatório e analgésico no organismo.

É uma terapia reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, através da qual foi desenvolvida uma lista de doenças tratáveis comprovadamente por meio de experimentos clínicos.

Por isso, é também utilizada por médicos especializados na aplicação da acupuntura como parte dos mais variados tratamentos. No Brasil, ela só pode ser aplicada como tratamento clínico acompanhado pelo médico e/ou fisioterapeuta.

Como é feita a acupuntura?

Depois de diagnosticado o problema, o acupunturista vai identificar os pontos estratégicos do corpo (pontos de pressão ou pontos de acupuntura) em que serão aplicadas as agulhas descartáveis, que são bem finas e pequenas.

Ele então irá “espetar” essas agulhas e deixará agir por um tempo enquanto o paciente repousa. Depois as agulhas são retiradas e o paciente pode ir para casa. Normalmente são realizadas entre 10 e 15 sessões, podendo aumentar conforme o caso.

Os pontos estratégicos onde as agulhas devem ser colocadas são terminações nervosas que enviam sinais ao cérebro e ele responde com os efeitos desejados, aliviando a dor física ou emocional/neurológica, conforme a necessidade.

Na explicação da medicina chinesa a acupuntura age ajustando os canais energéticos do corpo, equilibrando yin e yang.

Tipos de acupuntura

Nem todos os tipos de acupuntura utilizam as agulhas, mas também outros pequenos instrumentos para estimular cada região do corpo. Veja só:

Auriculoterapia

Essa modalidade de acupuntura é aplicada em pontos estratégicos da orelha, que possuem ligação com diversos órgãos do corpo. Ao invés das agulhas podem ser utilizadas sementes de mostarda ou pequenos anéis.

Acupuntura para emagrecer

Quando é aplicada especificamente para auxiliar em processos de emagrecimento, a acupuntura trabalha na eliminação acelerada de toxinas e líquidos do organismo. As aplicações também são utilizadas para estimular pontos relacionados à saúde emocional, como ansiedade e depressão, já que estes normalmente fazem parte dos sintomas da obesidade.

Acupuntura estética

Na parte estética, que também acaba beneficiando a saúde, a acupuntura é aplicada com o intuito de promover o crescimento e rejuvenescimento de células, eliminar excesso de gordura, melhorar a circulação do sangue e drenar excesso de líquidos.

Problemas que podem ser tratados

Além dos mencionados acima, a acupuntura é comprovadamente eficaz como apoio no tratamento de inúmeros distúrbios e patologias, como:

  • Distúrbios do sono (apneia, insônia);
  • Problemas neurológicos e emocionais (enxaquecas, cefaleias, estresse, ansiedade, hiperatividade, vícios);
  • Problemas respiratórios (rinite, sinusite, bronquite, asma);
  • Doenças oftalmológicas (conjuntivite, miopia, catarata);
  • Distúrbios gastrointestinais (úlceras, refluxos, prisão de ventre, síndromes intestinais);
  • Problemas ortopédicos (artrites, problemas de coluna, motores, artuculares);
  • Problemas de boca (dor após extração de dente, faringite, gengivite);
  • Quimioterapia e Radioterapia (alivia os efeitos colaterais do tratamento);
  • Problemas genito-urinários (TPM, cólica, cistite, endometriose, ejaculação precoce, disfunção sexual);
  • Problemas dermatológicos (acne, psoríase, eczemas, dermatites);
  • Problemas do sistema nervoso (sequelas de AVC, zumbido, vertigem, espasmos, paralisias).

Para quem a acupuntura é recomendada?

Para todas as pessoas, de todas as idades, que necessitem de seus efeitos conforme orientação médica. Não há contraindicações.

Há pacientes que relatam maior intensidade nos sintomas que já sentiam antes de iniciar o tratamento ou mudanças emocionais e físicas, como aumento ou mudança de cor da urina, sonolência e mudanças no apetite. O que demonstra que a acupuntura realmente está fazendo efeito no organismo.

Dica: veja um exemplo de aplicação antes de realizar a sua

Depois de conhecer mais sobre a acupuntura, a melhor forma de se familiarizar ainda mais com a técnica é ver como ela é aplicada. Confira um exemplo no vídeo abaixo:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Páprica: benefícios para a saúde e como incluir na alimentação

Quiropraxia: para que serve e como funciona?