arroz e feijão engorda
Crédito: Pixabay
em

Arroz e feijão engorda? Veja como comer para não engordar

É preciso considerar o modo de preparo, as quantidades no prato e o horário da refeição

Comer arroz com feijão faz parte da rotina dos brasileiros em qualquer região do país. Esses dois alimentos são produzidos em abundância na agricultura nacional, então são bem baratos, encontram-se até nos mercadinhos de bairro, além de ser uma combinação bem saciante e saborosa. Mas será que arroz e feijão engorda? Como comer para não engodar? Veja agora.

Veja também: frutas que engordam para comer com moderação

Arroz e feijão engorda, sim ou não?

arroz e feijão engorda como comer no almoço
Crédito: Freepik

Para entender melhor se arroz e feijão engorda, considerando que eles sejam comidos juntos no prato, entenda um pouco sobre as propriedades de cada um separadamente.

O arroz é um carboidrato que é um dos macronutrientes essenciais na alimentação diária. Comer carboidrato engorda se você come em excesso e não gasta a energia que ele fornece na forma de atividade física. Além do mais é preciso considerar o tipo de arroz.

Por exemplo, o arroz integral tem muito mais fibras do que o arroz branco, além de conter mais vitaminas e minerais também. Sendo assim, ele é um carboidrato de digestão mais lenta, que vai manter o organismo saciado por mais tempo, sem precisar comer muito. Então, é uma escolha mais sábia para quem deseja emagrecer.

Quanto ao feijão, ele também contém uma dose de carboidratos na composição, além de ser rico em proteínas que também são macronutrientes essenciais para a manutenção diária do organismo. Então é mais uma boa escolha para quem deseja emagrecer.

Sendo assim, de modo geral, para dizer se essa mistura engorda é preciso considerar a forma de preparo, a quantidade ingerida e o horário de ingestão. Comer arroz e feijão não engorda se você seguir essas dicas:

  • Prefira o arroz integral ao branco;
  • Tempere o arroz com temperos naturais e pouco ou nenhum óleo;
  • Prepare o feijão sem carnes gordas, como as de porco e os embutidos;
  • Use temperos naturais, como caldo caseiro, sal marinho, cominho, louro, cheiro-verde e pimenta;
  • Coma uma porção pequena de cada um deles no mesmo prato;
  • Coma essa combinação apenas no almoço, nunca no jantar, pois a energia fornecida para o corpo por esses alimentos não será gasta à noite, ficando acumulada em forma de gordura;
  • Junto com o arroz e feijão coma bastante salada, também pode adicionar um ovo cozido e uma carne magra. Evite misturar outros carboidratos, como batatas e farofa.

Cardápio semanal simples com arroz e feijão

Agora que você já sabe que não engorda, desde que consuma conforme as dicas acima. Além disso, lembre-se de colocar no prato a quantidade adequada de arroz e feijão que é, em média, 2 colheres de sopa de arroz para 1 colher de sopa de feijão.

Essa quantidade é uma média, mas cada pessoa tem necessidades específicas para conseguir emagrecer, portanto, a melhor ideia é consultar um nutricionista para elaborar um cardápio sob medida. Agora, veja algumas formas simples de comer arroz e feijão durante os almoços da semana:

Segunda-feira

Arroz integral + feijão preto simples sem carnes + salada crua à vontade + 1 bife de frango grelhado

Terça-feira

Arroz integral com cenoura picada + feijão vermelho simples sem carnes gordas + ovo cozido + salada à vontade

Quarta-feira

Arroz com tempero verde + feijão carioquinha com cenoura e chuchu + ovo frito na água + salada verde à vontade

Quinta-feira

Arroz com cenoura e vagem + feijão com temperos naturais + vegetais refogados (menos tubérculos) + 1 bife bovino grelhado

Sexta-feira

Arroz com açafrão + feijão simples sem carnes + salada mista + filé de peixe grelhado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

enfisema pulmonar

Enfisema pulmonar: saiba o que é e se tem cura

carne de panela

Como fazer uma carne de panela deliciosa para o almoço