em

Receitas caseiras de bala de gengibre e os benefícios para saúde

Quando estiver com dor de garganta, faça suas próprias balas para aliviar os sintomas

bala de gengibre
Crédito: Max Pixel

Ter gengibre em casa é muito bom para deixar as receitas com um sabor especial e também para fazer vários tratamentos caseiros para a saúde. Esse alimento de origem asiática é muito consumido no Brasil por causa dos seus benefícios e versatilidade. Até bala de gengibre você pode fazer em casa para oferecer um doce mais saudável às crianças. Confira essas receitas.

Veja também: 9 receitas de bala de coco

Como fazer bala de gengibre: 4 receitas

As balas de gengibre não precisam ser consumidas apenas quando quer amenizar os sintomas de gripe ou dor de garganta. Elas podem ser consumidas no dia a dia, desde que em quantidade moderada, pois algumas receitas levam muito açúcar.

1. Bala simples com laranja

bala de gengibre com laranja
Crédito: Aceita um Café?

Você só vai precisar de quatro ingredientes para fazer essas balas e é bem simples. Os ingredientes são gengibre, margarina, açúcar e suco de laranja fresco, de preferência que seja espremido na hora.

Confira como é feita a bala de laranja com gengibre

2. Bala de gengibre com mel e canela

bala de gengibre e canela
Crédito: Marola com Carambola

Essa é uma receita com mais ingredientes. Não leva apenas mel para adoçar, mas também açúcar refinado, açúcar mascavo e glucose de milho. Também tem a canela, a manteiga, suco de limão e, claro, o gengibre. Essa combinação de sabores é deliciosa para adoçar o dia.

Veja o passo a passo da bala com gengibre, mel e canela

3. Bala saudável

fazer bala de gengibre saudável
Crédito: Receita de Vovó

Diferente da versão anterior, é que não há adição de açúcar refinado, que é o menos saudável a se consumir. Essas balas são feitas com gengibre ralado, mel, açúcar mascavo (um dos melhores derivados da cana), manteiga, amido de milho e suco de limão.

Anote a receita de bala saudável de gengibre

4. Cristais de gengibre

bala de gengibre em cristais
Crédito: Panelaterapia

Essa opção de bala de gengibre é feita somente com gengibre, açúcar orgânico e água. O preparo é bem fácil e ficam bem pequenas para quem prefere comer balas menores e crocantes.

O nome dessa receita é cristal de gengibre

Benefícios

Na hora de tratar da saúde, o gengibre costuma ser lembrado para aliviar os sintomas de gripe, resfriado, tosse, dor de garganta e outros problemas que causam esses sintomas. Como ele é anti-inflamatório, ajuda muito a tratar as inflamações e infecções de garganta e em outras partes do corpo, como as dores nas articulações.

Mas além desses benefícios, o gengibre também é bom para melhorar a digestão, então uma balinha depois do almoço vai bem. Ajuda, ainda, a aliviar as náuseas e a acelerar o metabolismo.

Mas atenção, pois se quiser comer balinhas de gengibre para emagrecer, precisa escolher uma opção sem açúcar ou com adoçante. Pode ser com mel, que apesar de ter calorias, é muito mais saudável e também oferece ótimas propriedades medicinais.

clarear sardas

Métodos mais seguros para clarear sardas do rosto (ou corpo)

armazenar gengibre

Como armazenar gengibre para durar mais tempo