em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

Para que serve a amora branca?

Menos conhecida do que sua versão roxa, essa frutinha pode fazer muito pela sua saúde
para que serve amora branca
Crédito: Pixabay

A natureza é tão rica em plantas e frutas, que algumas vezes certas espécies não são bem conhecidas. Isso faz com que seus benefícios também fiquem escondidos. Nesse cenário, surge a amora branca, proveniente da China e presente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás, possuindo os mais diversos benefícios para o corpo humano.

Benefícios para a saúde

Muito usada pela medicina tradicional chinesa, essa fruta possui diversos benefícios especiais para o organismo. Confira abaixo quais são as vantagens que ela pode trazer para seu corpo.

Previne a formação de tumores e o envelhecimento das células

Esse tipo de fruta possui propriedades antioxidantes poderosas, pois é rico em compostos fenólicos, como antocianinas e resveratrol. Esses antioxidantes ajudam a neutralizar os efeitos prejudiciais dos radicais livres, responsáveis pelo desgaste dos tecidos e pela formação de tumores.

Por conta disso, seus antioxidantes podem ser úteis no combate à formação de tumores cancerosos e ao envelhecimento precoce das células, principalmente as da derme.

Protege a visão

Essa amora é uma rica fonte de Vitamina A, que é associada à melhora e manutenção da saúde dos seus olhos. Por isso, o consumo dessa fruta é excelente para proteger a visão do desgaste gerado pelo tempo e pelo meio externo.

Além disso, os altos níveis de antioxidantes na amora protegem os olhos dos danos causados pelos radicais livres e previne a ocorrência de distúrbios oculares, como a degeneração macular e a catarata.

Combate a anemia

Por ser rica em ferro, seu consumo é ideal para pessoas que sofrem de anemia. Por conta disso também, a amora pode combater a dor de cabeça e o cansaço exagerado.

Conheça 5 receitas de sucos para anemia.

Como consumir

amora branca como consumir
Crédito: Wikimedia Commons

Para consumi-la é muito simples. O principal cuidado é na higiene da fruta antes comer. O mais aconselhável é deixar de molho por alguns minutos em soluções específicas para essa higienização e pronto.

Assim como sua versão mais comum, a amora branca pode ser consumida com iogurtes, em receitas de bolos, tortas e geleias. Além disso, é possível fazer um chá com suas folhas, veja na receita:

Ingredientes

Água: 1 litro;
Folha de amora branca: 3 a 5 unidades picadas;
Mel: a gosto e opcional.

Modo de preparo

  1. Ferva a água e adicione as folhas;
  2. Cubra e deixe descansar por 10 minutos;
  3. Coe e adicione o mel para adoçar, mas só se achar necessário;

O chá pode ser consumido gelado ou quente; o mais importante é que não se ultrapasse 24 horas entre seu preparo e sua ingestão.

Para que serve a amora branca em cápsulas?

A versão em cápsulas é igualmente benéfica para a saúde, sendo vendida em lojas de produtos naturais e suplementos. Lembre-se que qualquer suplemento deve ser receitado por um especialista, para evitar quaisquer efeitos adversos. Confira abaixo todas as vantagens que suas cápsulas podem trazer para o organismo:

  • Melhora do funcionamento do fígado e dos rins;
  • Regulação da pressão arterial;
  • Diminuição do nível de açúcar no sangue;
  • Auxiliar do emagrecimento;
  • Facilita a reposição hormonal, colaborando no controle da menopausa.

Contraindicações e cuidados a ter

Algumas pessoas devem tomar cuidado com o consumo dessa fruta, evitando-a e apenas consumindo-a sob recomendação de um médico. Por isso, gestantes, crianças, idosos e mulheres que estão amamentando não podem consumir essa fruta, por conta das reações adversas que ela pode causar.

Vale lembrar que por baixar demais o teor de açúcar no sangue, ela não é indicada para quem possui hipoglicemia, podendo levar ao seu agravamento e a uma possível crise.

Diferença entre amora miura e amora branca

Em termos nutricionais, essas duas amoras são bem semelhantes. As duas são ricas em vitamina C, ferro e possuem baixo índice glicêmico.

A principal diferença das duas é no seu cultivo; enquanto a versão branca é um pouco mais restrita, é possível encontrar plantações da amora vermelha em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

As duas variedades podem aliviar os sintomas da TPM, reduzir os sintomas da menopausa e ajudar no processo de emagrecimento.

Aprenda a fazer uma torta com essas frutinhas no vídeo!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
alimentos bons para o coração
20 Alimentos bons para o coração
casca de tangerina benefícios para a saúde
Benefícios da casca de tangerina para a saúde