em

Como fazer amendoim doce: 10 receitas fáceis

Não precisa esperar pela Páscoa para comer amendoim açucarado, veja como é fácil fazer em casa

amendoim doce
Crédito: Pixabay

Na época da Páscoa, o amendoim doce é uma das iguarias que não pode faltar. Mas como é tão gostoso e fácil de fazer em casa, é um docinho bom para comer durante o ano inteiro. Claro, sem exagero, já que tanto o amendoim quanto a cobertura doce são bem calóricos. Mas no fim de semana você merece comer uma porção, então, receitas não faltam para experimentar, veja essas opções deliciosas.

Veja também: receitas de pasta de amendoim

Receitas de amendoim doce

A receita mais comum de amendoim doce é com cobertura simples de açúcar, mas essa não é a única. Você pode incluir canela, outras especiarias, chocolate, mel e um toque de frutas. Tem até receita diet para saciar a vontade de quem está de dieta ou precisar reduzir o consumo de açúcar.

1. Com açúcar

receita de amendoim doce simples
Crédito: Tudo Gostoso

A receita mais simples de amendoim doce leva apenas três ingredientes que são o amendoim, o açúcar e a água. Nessa opção o amendoim é usado cru e com casca. Só precisa colocar todos os ingredientes na panela e ir mexendo até dar o ponto em que o caramelo de açúcar começa a grudar em volta dos amendoins. Depois basta deixar esfriar em uma forma e está pronto para saborear.

Experimente: receita com açúcar

2. Com chocolate

amendoim doce de chocolate
Crédito: Amor Pela Comida

Se apenas com um caramelo crocante de açúcar o amendoim já fica uma delícia, imagina então com uma camada de chocolate. Na verdade, nessa receita se usa o cacau em pó, que não é doce, e também o açúcar demerara que é uma versão mais saudável do que o refinado. Então essa receita é mais saudável do que a tradicional. Tem também uma pitada de canela que vai deixar a sua cozinha muito perfumada.

Para fazer: receita com chocolate

3. Toque de pimenta

amendoim doce com especiarias
Crédito: Gordo e Gorda on Tuor

Gosta de incluir um toque picante até mesmo nas suas receitas doces? Então você vai adorar essa receita que mistura o sabor da pimenta caiena com o açúcar e a canela. Os paladares mais aguçados vão querer mais! Essa versão também tem o diferencial de levar uma clara de ovo para dar mais liga à mistura da cobertura.

Teste: receita apimentada

4. Com mel

amendoim doce com mel
Crédito: Cozinha Roman

O mel é um ingrediente muito saudável e versátil para usar em receitas doces e salgadas. Nesse caso, o amendoim é agridoce, pois além do mel ele é feito com açúcar, sal e, assim como na receita anterior, também leva um pouco de pimenta, mas é opcional.

Sirva: amendoim com mel

5. Com adoçante

receita de amendoim doce diet
Crédito: Receitinhas da Tere

Usando um adoçante para forno e fogão as pessoas que não querem ou não podem comer açúcar também vão apreciar essa iguaria deliciosa sem medo. Essa versão leva chocolate em pó, mas como esse ingrediente contém açúcar, pode substituir por cacau em pó.

Aprenda: com adoçante

6. Com leite condensado

amendoim doce com leite condensado
Crédito: Recetinhas Super Fáceis

Já se não tiver problemas com o açúcar, essa opção com leite condensado é simplesmente perfeita. É bem fácil, pois só precisa misturar o amendoim cru com açúcar, água e o leite condensado na panela até dar o ponto. Fica bem sequinho depois de frio.

Prepare: amendoim com leite condensado

7. Chocolate e leite líquido

amendoim doce com leite
Crédito: Caramelo e Sal

Nem todas as receitas levam o leite, mas pode experimentar essa opção que também dá certo. Além do leite, vai precisar de açúcar, chocolate em pó e fermento. Para quebrar o doce a sugestão é colocar um pouco de sal.

Faça: receita com chocolate

8. Chocolate e leite em pó

amendoim doce com leite em pó
Crédito: Culinária por Amor

O sabor dos doces que levam leite em pó ficam diferenciados, principalmente se usar o leite Ninho, que não dá para negar que é melhor, embora seja muito mais caro. Mas se tiver a oportunidade de usar, não vai se arrepender.

Aprenda: amendoim, chocolate e leite em pó

9. Com essência de baunilha

amendoim doce com baunilha
Crédito: Brisando na Cozinha

Assim como a canela, a essência de baunilha tem o poder mágico de trazer boas memórias, além de aromatizar a casa enquanto a receita está sendo feita. Se você aprecia esse ingrediente, experimente também essa receita que só leva a baunilha, o amendoim, água e açúcar.

Conheça: sabor baunilha

10. Amendoim com gengibre

amendoim doce com gengibre
Crédito: Cyber Cook

O gengibre é outra especiaria que fica bem em quase tudo, inclusive no amendoim docinho, deixando um leve toque picante inconfundível. Se você tem gengibre em casa, não deixe de experimentar essa versão.

Cozinhe: gengibre adocicado

rachadura nos pés

Rachadura nos pés: o que causa e como tratar de forma eficaz

depressão em idosos

Depressão em idosos: sintomas e consequências para a vida