em

Como moer pimenta para tempero

As pimentas fazem bem à saúde e enriquecem o sabor dos alimentos. Veja como moê-las para ter na cozinha prontas a usar
moer pimenta
Crédito: Freepik

Entre tantos tipos de pimentas existentes, cada uma tem um sabor especial e propriedades que oferecem benefícios à saúde. As pimentas são usadas para deixar os alimentos mais picantes, sejam doces ou salgados, por isso é possível fazer até geleia de pimenta. Mas a forma mais comum de consumo é a pimenta moída que pode ser comprada pronta ou você pode moer pimenta em casa e ter em potinhos sempre prontas para usar. Veja como fazer com alguns dos tipos mais comuns de pimentas usadas no Brasil.

Moer pimenta rosa

A pimenta rosa não é da mesma família das outras pimentas, ela é o frutinho da árvore aroeira, mas pode ser usada para a mesma finalidade que as demais. Ela é bem sensível e fácil de moer quando já está seca, basta ter um pilão.

Se você colher as bolinhas vermelhas do pé ou comprá-las assim, inteiras, pode colocá-las em uma forma com um pano de prato por cima e deixar secando ao sol para desidratar. Elas vão escurecer um pouco. Depois de secas é só esmagar no pilão e armazenar em um pote de vidro em local seco.

Se não tiver um pilão também pode colocar as bolinhas no liquidificador, depois de desidratadas, e pulsar poucas vezes para que elas pulverizem.

Pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino também pode ser comprada em bolinhas pretas bem pequenas e na grande parte das receitas recomenda-se que ela seja moída apenas na hora de usar para que o seu sabor fique mais gostoso.

Ao comprar no supermercado você já pode escolher um potinho que tem um moedor embutido, é o jeito mais prático. Mas caso não tenha, pode usar a mesma técnica do liquidificador usada para moer pimenta rosa. Bata as sementes bem secas aos poucos até pulverizar. Cuidado com o pó que levanta, pois pode arder os olhos e o nariz.

Pimenta caiena

A pimenta caiena é mais picante do que as anteriores e o seu formato também é diferente, então ela não vem em potinhos com moedor embutido por causa disso. Mas é bem fácil de fazer em casa mesmo assim.

O primeiro passo para moer pimenta caiena é desidratá-la. Corte os talos e coloque-as em uma forma, inteiras mesmo, dentro do forno em temperatura baixa, mais ou menos 150ºC. Muito mais do que isso elas vão assar. Fique de olho para retirá-las do forno assim que estiverem secas, com a cor mais escurecida e quebradiças.

Então, espere que as pimentas esfriem por completo e depois coloque-as em um pilão, se quiser pode adicionar um pouco de sal, e comece a pilar até que virem um pó bem fino. Se não tiver o pilão, pode fazer o procedimento do liquidificador. Certifique-se de que todos os utensílios estejam bem secos e depois armazene a pimenta moída em um potinho de vidro em local seco.

Se quiser que a pimenta fique com um sabor mais suave, antes de levar ao forno, abra-as ao meio e remova as sementes que são a parte mais picante.

Pimenta calabresa

A pimenta calabresa não é um tipo de pimenta específico, e sim, o nome que se dá para o processo de desidratação e moagem de algum tipo de pimenta vermelha originária da Calábria, na Itália. Então a pimenta calabresa pode ser a caiena, a peperone salmon, cherry bomb, vulcão, pimenta de mesa e a mirassol.

Sendo assim, ao comprar qualquer um desses tipos de pimenta e seguir o mesmo processo de secagem, ao sol ou no forno, e de moagem, no pilão ou no liquidificador, conforme descrito nas opções anteriores, terá a sua pimenta calabresa para utilizar em todas as receitas que quiser.

atividade física na terceira idade
Benefícios da atividade física na terceira idade
centella asiática emagrece como-usar
Centella asiática emagrece: sim ou não?