em

Conheça os benefícios do amaranto e como consumir

Descubra por que deve incluir essa semente no cardápio da família inteira.
amaranto
Crédito: Pixabay

O amaranto é um grão de origem peruana. Ele faz parte da lista de novos alimentos que estão tornando-se cada vez mais populares nas dietas saudáveis dos brasileiros. Assim como a quinoa, a chia e a linhaça, faz parte de receitas deliciosas e traz muitos benefícios para a saúde. Veja agora quais são esses benefícios, as propriedades nutricionais da semente, formas de consumo e se há contraindicações.

Benefícios do amaranto para a saúde

No Brasil esse grão é novo, mas já fazia parte da alimentação e dos rituais religiosos do povo Asteca. Pesquisas históricas estimam sua existência há 8 mil anos e cada vez mais descobrem-se seus benefícios, que são:

1. Controla o colesterol

Manter o colesterol bom e o colesterol ruim em equilíbrio é essencial para prevenir doenças cardiovasculares. Nesse sentido o grão contribui com o aumento do colesterol bom, que por sua vez vai limpar o ruim das artérias e facilitar a pressão sanguínea.

2. Isento de glúten

Muitas pessoas têm descoberto problemas de saúde decorrentes do consumo de glúten. Então todas as opções de alimentos que não contêm glúten são valiosas, e esse grão é uma dessas alternativas.

3. Fortalece e regenera os músculos

Esse alimento é uma fonte de proteínas quase tão poderosa quanto o leite. Em uma porção de 30 gramas contém 4,3 gramas de proteína. Sendo assim, ele é essencial para qualquer pessoa, mas pode dar uma ajuda extra para quem se exercita e busca opções de lanche pós-treino para se recuperar.

4. Colabora com o emagrecimento

Para quem tem o objetivo de fazer dieta de emagrecimento, certamente o nutricionista vai colocar porções desse grão no cardápio. Esse ingrediente é rica fonte de fibras, essenciais para a digestão e também para aumentar a saciedade e evitar que se coma por gula.

5. Renova as células

Como todo alimento natural e saudável, também contém vitaminas que ao serem digeridas viram agentes antioxidantes. Eles libertam as células que estão presas sendo oxidadas por radicais livres e assim elas podem se renovar, ou seja, o corpo todo volta a se renovar.

Propriedades nutricionais

como consumir amaranto nas receitas
Crédito: Wikimedia

Para oferecer todos esses benefícios à saúde, o amaranto tem importantes propriedades nutricionais. E lembre-se que mesmo contendo carboidratos, é uma fonte saudável e necessária de macronutriente como fonte de energia. Veja as propriedades que existem em 30 gramas da semente.

  • Valor calórico: 112 calorias;
  • Proteínas: 4,3 gramas;
  • Carboidratos: 20 gramas;
  • Gorduras: 1,9 grama;
  • Fibras: 2,1 microgramas;
  • Potássio: 110 microgramas;
  • Cálcio: 72 microgramas;
  • Magnésio: 112 microgramas;
  • Fósforo: 251 microgramas.

Esse alimento não contém colesterol nem gorduras trans, que são as que provocam inflamações no organismo.

Como consumir?

Depois de saber como esse grão é uma opção saudável para incluir no cardápio, a questão é como preparar esse grão. As receitas com amaranto são bem variadas. Você pode cozinhar os grãos como faz com o arroz ou a quinoa. Pode misturar com arroz para incrementar, pode fazer farinha ou comprar pronta e usar nos pães, bolos, panquecas e biscoitos caseiros.

Até pipoca pode fazer, colocando grãos para estourarem em uma panela com um pouco de óleo. Pode torrar no forno e comer como petisco e também usar as folhas como tempero verde em molhos e caldos.

Contraindicações e cuidados a ter

As pessoas com pré-diabetes ou diabetes só devem comer o grão com recomendação médica. Como ele possui alto índice glicêmico, pode elevar as taxas de açúcar no sangue. As pessoas com doenças renais também devem ter cuidado especial, pois como o amaranto tem uma boa quantidade de proteínas, pode dificultar o trabalho dos rins.

De modo geral, a dica é não exagerar, mesmo se você for saudável. Ele precisa ser consumido na porção recomendada pelo nutricionista, conforme o estilo de vida de cada pessoa.

Para inspirar você a começar, nada melhor do que um cookie saudável. Veja o passo a passo no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

estrias nos seios
Estrias nos seios: causas e como eliminar
plantar jiló
Como plantar jiló em casa e na garrafa pet