em

Alimentos que aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim

Cuidar dos níveis de colesterol é proteger o corpo de doenças graves. Veja como a alimentação contribui para isso.

alimentos que aumentam o colesterol
Designed by Freepik

Colesterol é assunto sério, pois esse tipo de componente químico é capaz de causar danos graves à saúde. Mas antes de pensar que colesterol só tem um lado ruim, é preciso esclarecer que existe o bom também. Além disso, há alimentos que aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim. Confira quais são eles!

6 Alimentos que aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim

Você vai perceber, ao ler a listagem a seguir, que todos eles são naturais. Por isso, escolher alimentos que aumentam o colesterol bom é fácil, basta optar por “comida de verdade”, que não seja feita em fábricas. Veja os exemplos:

1. Vegetais verde-escuros

comer vegetais verdes para colesterol bom
Crédito: Freepik

De modo geral, todos os vegetais irão trazer benefícios para a saúde, o que inclui o aumento do colesterol bom e a redução do ruim. Mas principalmente os de cor verde-escura são rica fonte de antioxidantes e possuem ação anti-inflamatória, ajudando a manter as células saudáveis.

A maior parte deles é pouco calórica, ou quando tem calorias, são fontes boas à saúde. Também fornecem muita fibra, em especial quando ingeridos inteiros e crus ou pouco cozidos. Eles protegem o coração e mantêm as artérias flexíveis, evitando o acúmulo do colesterol ruim.

2. Batata-doce

Não é à toa que batata-doce é recomendada em praticamente todos os tipos de dietas, seja para emagrecimento, tonificação muscular ou fortalecimento da saúde de modo geral. Ela é uma ótima fonte de fibras, possui baixo índice glicêmico, o que é bom para diabéticos.

É fonte de vitaminas, antioxidantes, minerais, e por isso tudo também está na lista dos alimentos que aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim.

3. Alho

benefício de comer alho para colesterol bom
Crédito: Freepik

São muitos os benefícios do alho para a saúde. Ele fornece vitaminas A, B, C e E, muitos minerais, tem ação antibiótica, fungicida e bactericida. Ajuda no tratamento de inúmeras doenças e é vasodilatador, melhorando a circulação do sangue.

Por essa razão e por ser um protetor do coração, pois estimula a produção de ácido sulfídrico que relaxa os vasos sanguíneos, o alho é um dos alimentos que aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim.

4. Cúrcuma

Cada vez mais popular na culinária e na medicina alternativa brasileira, a cúrcuma é conhecida por trazer inúmeros benefícios à saúde. Além de ser anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante e fortalecer o sistema imunológico, ela também protege o coração.

Com tantas propriedades, a cúrcuma é aliada no aumento do colesterol bom e redução do ruim, ajudando a prevenir coágulos e estimulando o fígado a produzir ácidos biliares. Esse ácidos vão usar o excesso de colesterol ruim para suas funções, fazendo com que ele seja gasto e prevenindo o acúmulo.

5. Chá verde

benefício tomar chá para colesterol bom
Crédito: Pixabay

Outro ingrediente excelente para a saúde é o chá verde, uma das bebidas mais consumidas do mundo. Ele está no topo da lista dos antioxidantes que protegem e renovam as células. Sendo assim, pelo fato de o colesterol atuar diretamente nas células, o chá verde vai ajudar no controle e absorção desse componente químico em cada órgão.

6. Alimentos ricos em ômega-3

O ômega-3 é um tipo de ácido graxo, que é a gordura boa, insaturada, de que o organismo necessita para funcionar corretamente. Esse tipo de gordura aumenta o colesterol bom e reduz o ruim, desde que consumida em quantidade equilibrada.

Ele também atua na dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, é anticoagulante, melhora inflamações e tudo isso está relacionado a doenças causadas pelo colesterol alto. Alimentos ricos em ômega-3 são os peixes gordos, como atum, salmão, truta, cavala e arenque. Também o abacate, o coco, nozes, amêndoas e castanhas.

Dica: para equilibrar os níveis de colesterol tenha bons hábitos de vida

ter hábitos saudáveis para colesterol bom
Crédito: Freepik

Além de consumir os alimentos acima mencionados, você ainda pode potencializar seus efeitos cuidando melhor da sua saúde.

  • Evite alimentos industrializados;
  • Prefira os vegetais orgânicos;
  • Não fume;
  • Beba moderadamente;
  • Pratique atividade física regularmente;
  • Procure um nutricionista para recomendar a quantidade certa de cada alimento;
  • Consulte seu médico para fazer exames de rotina e controlar o seu colesterol.

Diferença entre os tipos de colesterol

Quando fala-se em colesterol, fala-se em um componente químico que é produzido para exercer funções vitais em todo o corpo. Ele é dividido em dois tipos principais: o bom, chamado de HDL, e o ruim, chamado de LDL.

A razão do LDL ser ruim é porque quando ele está em excesso na corrente sanguínea, vai grudar nas paredes das artérias e dificultar a passagem do sangue. Assim, aumenta muito o risco de doenças graves, especialmente as cardiovasculares.

Já o colesterol HDL é bom porque ele não gruda na parede das artérias e ainda ajuda a limpar o colesterol ruim que está em excesso, levando-o ao fígado para que seja eliminado. Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo organismo e 30% vem dos alimentos. Por isso é possível se alimentar corretamente para aumentar o HLD e reduzir o LDL.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

unhas decoradas com esmalte roxo

15 Modelos de unhas decoradas com esmalte roxo

fazer maxixe

Como fazer maxixe em 10 receitas para surpreender o paladar