alimentos ricos em lipidios
em

9 Alimentos ricos em lipídios saudáveis

Chega de dúvidas ao ouvir falar em lipídios. Saiba por que eles são importantes para a saúde.

Falar sobre lipídios não é um assunto tão popular quanto falar de carboidratos e proteínas. Mas a verdade é que todos eles são parte do grupo dos macronutrientes que são essenciais para a saúde. Por isso é muito importante consumir alimentos ricos em lipídios.

De modo geral, os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo. As proteínas atuam no crescimento e reconstrução de músculos e tecidos do corpo e fazem parte dos anticorpos. Os lipídios são as gorduras que o corpo também necessita para a manutenção da saúde, desde que sejam escolhidas fontes saudáveis. As mais conhecidas são os ácidos graxos ômega-3, 6 e 9.

Veja agora quais são as melhores fontes de lipídios que você pode consumir, mesmo que não esteja fazendo dieta, e conheça mais detalhes sobre a função desses macronutrientes no seu corpo.

Alimentos ricos em lipídios

Você já deve ter ouvido falar nos alimentos ricos em gorduras boas, principalmente se está envolvido com o mundo das dietas. Essas gorduras boas são do tipo que o corpo necessita para realizar processos vitais, por isso são recomendadas para todas as pessoas. Veja quais alimentos são os mais populares por conter um alto teor de lipídios.

1. Abacate

abacate alimentos ricos em lipídios saudáveis
Crédito: Freepik

O abacate é uma fruta oleosa, e essa sensação que ele causa quando você come é porque ele é uma ótima fonte de lipídios saudáveis, que são os do tipo insaturados. Além disso, é uma fonte de pouco carboidrato e pouco açúcar, sendo recomendado para diabéticos. Oferece muitas vitaminas e minerais essenciais.

2. Coco fresco e derivados

O coco fresco, o leite de coco e o óleo de coco também são oleosos, como é possível sentir ao utilizá-los no preparo dos alimentos. Mas esse óleo é do tipo saudável. Ele é uma boa fonte de energia, contribui com a perda de gordura, é ótima fonte de fibras na forma da fruta fresca e fornece muitos minerais e vitaminas para a saúde.

3. Azeite de oliva

azeite alimentos ricos em lipídios saudáveis
Crédito: Freepik

Tanto as azeitonas quanto o seu derivado, o azeite de oliva, são outra fonte importante de lipídios que você pode manter na dieta. Apenas tome cuidado porque as azeitonas em conserva costumam ter muito sal e o azeite não pode ser submetido a mais de 180 °C ou acaba perdendo propriedades importantes.

4. Oleaginosas

As oleaginosas são as castanhas, amêndoas, nozes, macadâmias e avelãs. Ao comê-las também é possível sentir que são mais oleosas, por isso mesmo são chamadas de oleaginosas. Elas são essenciais em toda dieta, desde que em porções equilibradas, pois mesmo a gordura boa precisa ser consumida com moderação, apenas na quantidade que o corpo precisa.

5. Peixes gordos e óleo de peixe

peixe alimentos ricos em lipídios saudáveis
Crédito: Freepik

Se você era obrigado a tomar óleo de peixe na infância, saiba que foi para o seu bem. Mas agora você vai saber que não precisa tomar o óleo quando pode comer os peixes para obter os lipídios saudáveis. Esses peixes são a sardinha, o salmão, o atum, a cavala, anchova, arenque, truta, carapau e espadarte.

6. Cacau

Quem faz dieta sabe como é difícil resistir a um chocolate. Mas a verdade é que o chocolate de verdade é feito com 100% cacau, e esse pode sim ser saboreado mesmo na dieta, pois não contém o açúcares do chocolate ao leite ou branco. Inclusive, ele é uma importante fonte de antioxidantes que fazem a manutenção da saúde e podem ser consumidos por diabéticos.

7. Carne vermelha

carne alimentos ricos em lipídios saudáveis
Crédito: Freepik

Além de recomendadas por serem a principal fonte de proteínas na alimentação, a carnes vermelhas também são ótimas fontes de lipídios. Além disso, nas carnes de boa qualidade você também consome vitaminas e minerais essenciais, então são um alimento importante pra diversas funções no corpo.

8. Sementes

As sementes de chia, mostarda, linhaça e gergelim também são alimentos ricos em lipídios e obrigatórias nas melhores dietas para recuperação da saúde e para emagrecimento. Além de contribuírem com o fornecimento de lipídios que o corpo precisa, são riquíssimas fontes de muitos minerais essenciais e fibras.

9. Ovos

ovo alimentos ricos em lipídios saudáveis
Crédito: Freepik

Por fim, assim como as carnes, os ovos também são fonte de proteínas e de lipídios, especialmente dos insaturados, que são o tipo mais saudável. Mas para obter esse benefício é importante consumir ovos orgânicos, de galinhas criadas fora de linhas de produção, pois a qualidade de nutrientes varia conforme a dieta das galinhas.

Funções dos lipídios no organismo

Agora que você já sabe quais são os alimentos ricos em lipídios saudáveis para começar a incluir no cardápio, entenda melhor quais funções esse macronutriente desenvolve para a saúde.

  • Reserva de energia: os lipídios atuam fornecendo energia para as células, embora não sejam sua fonte principal;
  • Função estrutural: alguns tipos de lipídios participam da composição de membranas das células;
  • Isolante térmico: eles contribuem com o controle da temperatura corporal, formando uma camada protetora contra as variações de temperatura;
  • Facilitador de reações: certas reações químicas naturais do organismo precisam da participação dos lipídios para serem concluídas.

Mesmo que não seja tão simples compreender essas funções dos lipídios dentro do corpo, pois realmente são muito complexas, o importante é você saber que são funções essenciais para a manutenção da saúde.

Então, não deixe de consumir alimentos ricos em lipídios de boa qualidade, mas lembre-se de que a quantidade deve ser equilibrada. Para garantir esse equilíbrio, consulte um nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
maquiadora fez sua avó parecer 40 anos mais jovem

Incrível maquiadora fez sua avó parecer 40 anos mais jovem

alimentos ricos em iodo

12 Alimentos ricos em iodo e sua função no organismo