fazer um check up completo
em

Quando fazer um check up completo?

Descubra de quanto em quanto tempo fazer um check up e quais exames fazer.

Fazer um check up com frequência é fundamental para ter a saúde em dia. Muitas pessoas se perguntam, porém, de quanto em quanto tempo é preciso ir ao médico. Quais os exames que devem ser feitos também é um questionamento muito comum. De acordo com especialistas, cada caso é um caso e deve ser analisado conforme as condições médicas de cada pessoa.

A necessidade de um check up depende de vários fatores. Histórico clínico e familiar, se há fatores de risco são alguns. Pessoas saudáveis antes dos 40 devem fazer os exames a cada dois anos. Doenças crônicas exigem que de seis em seis meses se vá ao médico. Pessoas com riscos, como obesos, fumantes, sedentários, de um em um ano.

Quais exames são feitos no check up

O check up nada mais é do que uma prevenção. São realizados exames para diagnosticar doenças pré-clínicas. Os médicos recomendam que as pessoas façam toda a bateria de exames. Todos são importantes, pois cada um tem uma função e um objetivo dentro do diagnóstico médico. Confira abaixo a lista de alguns exames que devem ser feitos:

  • Hemograma;
  • Colesterol total e frações;
  • Triglicerídeos;
  • Glicemia de jejum;
  • Hepatograma;
  • Exames de tireoide;
  • Teste ergométrico;
  • Curva glicêmica;
  • Mamografia;
  • Papanicolau;
  • Colposcopia;
  • Exame da próstata;
  • Exames oftalmológicos.

Há ainda médicos que dividem o check up não por exames, mas por etapas. São 15 fases pelas quais toda pessoa deveria passar ao iniciar seus exames de rotina. Abaixo você pode conferir cada uma delas.

1. Avaliação clínica.

2. Avaliação laboratorial.

3. Avaliação urológica.

4. Avaliação cardiológica.

5. Avaliação ultrassonográfica.

6. Avaliação respiratória.

7. Avaliação proctológica.

8. Orientação nutricional.

9. Avaliação emocional.

10. Avaliação radiológica.

11. Avaliação de imunização.

12. Audiometria aérea e óssea.

13. Avaliação de estilo de vida.

14. Avaliação oftalmológica.

15. Avaliação postural.

O check up em cada idade

Nem toda pessoa precisa passar por um check up completo. Adolescentes e jovens precisam ir ao médico com menos frequência se são saudáveis, por exemplo. Mas isso não quer dizer que eles não precisem fazer exames de vez em quando. Cada faixa etária tem seus motivos para ir a um consultório médico. Veja abaixo o que os médicos lhe indicam.

Crianças

As crianças passam pelo primeiro check up na maternidade. O Teste do Pezinho antecipa algumas possíveis doenças antes mesmo dos sintomas surgirem. Crianças com pais com colesterol alto devem fazer exames a partir dos dois anos. As que não têm histórico na família, podem esperar pelo menos até os 5 anos.

Adolescentes

A adolescência pede exames, pois há uma evolução constante do corpo e do organismo. É muito importante fazer análises para detectar anemia. Além disso, é aconselhável pesquisar problemas nos rins, fígado, alterações na tireoide. Cabe dar atenção ao coração, principalmente aqueles adolescentes que praticam esportes.

Adultos entre 20 e 39 anos

Neste grupo etário as mulheres realizam exames por conta da gravidez. Elas fazem também o Papanicolau, o ultrassom de mamas e o transvaginal, uma vez por ano. É muito comum que homens deixem de lado as idas ao médico, mas todos precisam verificar sua saúde. Indica-se que tanto homens quanto mulheres façam os mesmos exames que os adolescentes.

Após os 40

Todos os exames realizados até os 39 devem ser mantidos. Homens precisam fazer o exame de toque da próstata. As mulheres precisam manter a frequência de seus exames preventivos e realizar mamografias anuais.

É de extrema importância cuidar da sua saúde. Não importa a idade, todos devem ir ao médico com certa frequência. Se você sentir qualquer desconforto ou dor, exames de rotina podem diagnosticar seu problema. Evite complicações mais graves, como câncer, AVC ou ataque cardíaco. Diagnóstico prévio sempre tem mais chances de salvar vidas.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
atividade física após os 40

Atividades físicas para mulheres e homens acima dos 40

Professora ensina há 50 anos na mesma sala de aula