adoçante
Crédito: Freepik

Pesquisa aponta a relação entre adoçante artificial e risco de câncer

A pesquisa não levou em conta os adoçantes naturais

Publicidade

Não é a primeira vez que cientistas estudam o risco que o consumo excessivo de adoçante traz à saúde. Agora, um estudo realizado com mais de 100 mil pessoas, publicado na revista Plos Medicine, revelou que consumir adoçantes artificiais em excesso pode aumentar o risco de câncer.

Veja também: Quais as consequências do uso dos adoçantes artificiais?

Como foi feito o estudo sobre os riscos do adoçante

Os cientistas coletaram diários alimentares de 102.865 adultos franceses durante quase oito meses e os ajustaram a outros fatores de risco de câncer, como idade, índice de massa corporal, atividade física e ingestão de gordura.

Peso ideal: como calcular com base no índice de massa corporal

Publicidade

O aspartame se mostrou o pior vilão

Depois da coleta de dados, os pesquisadores descobriram que, em particular, o aspartame foi associado a um aumento de 15% no risco de todos os cânceres e de 22% no risco de câncer de mama. Esse adoçante também foi associado a taxas mais altas de câncer relacionado à obesidade.

Veja também: Aspartame: saiba por que ele é um veneno para a saúde

Açúcar e adoçante no mesmo patamar

Vale ressaltar que, apesar de tantos estudos mostrando os riscos de consumir adoçante, o estudo em questão, realizado com mais de 100 mil franceses, não fornece nenhuma evidência de relação causal entre adoçantes e câncer.

Os pesquisadores notaram que as taxas de câncer foram tão altas em consumidores excessivos de adoçantes artificiais quanto em indivíduos que consumiram quantidades acima da média de açúcar.

Publicidade

Segundo os autores, isso “sugere que os adoçantes artificiais e a ingestão excessiva de açúcar podem estar igualmente associados ao risco de câncer”.

Mesmo assim, a conclusão dos autores foi que “as descobertas não apoiam o uso de adoçantes artificiais como alternativas seguras ao açúcar em alimentos ou bebidas”.

Veja também: Substituir açúcar por adoçante vale a pena? Saiba a verdade

Publicidade

Fonte: O Globo Saúde

PODE GOSTAR TAMBÉM