vacina
Crédito: Freepik

Cientistas de Oxford testam vacina para câncer de próstata, ovários e pulmão

A nova vacina ainda está em fase de testes em pacientes com esses tipos de câncer

Publicidade

Já pensou se existisse uma vacina para combater todo tipo de câncer? Muitas pessoas que sabem o que é passar por essa doença vibrariam de alegria e gratidão, pois o câncer não é brincadeira.

Bem, não existe ainda uma única vacina para todos os tipos da doença, mas cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, já estão na fase de testes de uma vacina para câncer de próstata, ovários e pulmão.

O imunizante foi desenvolvido pela Oxford Vacmedix, empresa criada por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Veja também: Câncer infantil: saiba sobre os tipos, sintomas, diagnóstico e tratamentos

Publicidade

Como funciona a vacina para câncer?

As células de câncer são bem “estratégicas” na hora de atacar o organismo, fazendo com que o sistema de defesa não as perceba e deixe o “caminho livre” para elas atacarem as células.

Para entender melhor, a vacina tem como alvo a proteína survivina, que é liberada por células cancerígenas para enganar o sistema imunológico e evitar que o corpo as ataque.

Então, usando uma versão sintética da proteína, a função da vacina é ensinar a organismo a atacar a substância e reconhecer os tumores.

Aproveite e veja: Desenvolvimento do câncer: quanto tempo leva e métodos de detecção

Publicidade

Os primeiros resultados são promissores

De acordo com os pesquisadores envolvidos no projeto da vacina contra câncer, os resultados iniciais têm se mostrado promissores.

No entanto, eles pedem cautela, pois os voluntários precisam ser acompanhados ao longo do tempo para se observar possíveis efeitos colaterais a longo prazo e definir qual é o impacto na sobrevivência dos participantes.

Ao todo, 35 pacientes com câncer receberão três doses da vacina, com um intervalo de duas semanas.

Publicidade

Eles serão monitorados por seis meses após as aplicações. Agora é esperar pelos resultados para sabermos quando esse imunizante poderá ser disponibilizado ao público.

Veja também: Mulher descobre que está há 10 anos com câncer de unha

Fonte: O Globo

PODE GOSTAR TAMBÉM