acupressão indicações
Crédito: Freepik
em

Acupressão: saiba o que é e como fazer para aliviar dores

Na medicina tradicional chinesa é amplamente utilizada em conjunto com a tradicional para o alívio de dores

A acupressão é um tipos de terapia alternativa da medicina tradicional chinesa que consiste em fazer uma massagem para o alívio de dores em diferentes pontos do corpo. Essa massagem é feita apenas usando as mãos, principalmente os polegares, e é semelhante à reflexologia podal que aplica as mesmas técnicas, mas apenas nos pés. No caso da acupressão, a pressão manual pode ser feita em outras partes do corpo, conforme necessidade. Veja para quais dores ela é recomenda e como fazer.

Veja também: o que é auriculoterapia?

Indicações e como fazer

A medicina tradicional chinesa é uma filosofia muito antiga e rica em detalhes. Vários tipos de terapias aplicadas consistem em pressionar pontos específicos do corpo, chamados pontos de gatilho ou pontos locais. Os locais são os pontos exatos da dor. Os de gatilho são os pontos que estão conectados com o foco da dor.

Sendo assim, a medicina chinesa enxerga o corpo humano como uma unidade em que tudo se conecta e, para uma parte estar bem, todas as outras também devem estar.

Entendendo esse conceito, mesmo que de forma bem superficial, fica mais fácil compreender como é que uma pressão no pé pode ajudar a aliviar uma indigestão, por exemplo. Veja para quais problemas é recomendada e como deve ser aplicada.

Alívio de cólica menstrual

acupressão na palma
Crédito: GE News

Para as mulheres que sofrem todos os meses com os terríveis sintomas da TPM, a acupressão é uma alternativa que vale a pena experimentar. No caso da cólica menstrual, o ponto do corpo a ser pressionado é o centro da palma da mão.

Para realizar a massagem, comece colocando uma mão por cima da outra, ambas com as palmas voltadas para cima, como se fosse receber uma oferta.

Coloque o dedo polegar da mão de baixo no centro da palma da mão de cima e exerça uma pressão durante 1 minuto, com firmeza, mas sem apertar demais.

Quando sentir uma leve dor, como uma queimação, quer dizer que está no local correto. Solte os dedos, descanse alguns segundos e volte a fazer a pressão. Faça esse procedimento 3 vezes em cada mão.

Para aliviar estresse e dor de cabeça

acupressão na mão
Crédito: Gramha

As dores de cabeça primárias são as enxaquecas e as dores comuns do dia a dia, que começam leves e vão ficando mais fortes, mas que passam depois de algum tempo. Muitas vezes essas dores são desencadeadas por estresse, então, além de fazer um bom escalda-pés para relaxar quando chegar em casa, pode aplicá-la mesmo no local de trabalho.

Para essa massagem, o ponto a ser pressionado também fica na mão, só que é entre os dedos polegar e indicador.  Também precisará usar uma mão para fazer na outra. Para fazer a pressão na mão esquerda, deixe-a relaxada e use os dedos polegar e indicador da mão direita, em forma de pinça, para fazer pressão no ponto exato da outra mão. Faça do mesmo jeito recomendado para a pressão na palma da mão.

Para melhorar o desconforto estomacal

acupressão nos pés
Crédito: Freepik

Quando estiver sentindo enjoo ou mal estar por causa da má digestão, prepare um chá para indigestão e, enquanto ele fica em infusão, realize a acupressão no pé. O ponto a ser pressionado fica na parte mais mole do pé, em linha reta com o dedão, assim como mostrado na imagem. O tipo de pressão a ser executada é o mesmo para as pressões nas mãos, usando o polegar e o indicador em forma de pinça para segurar o ponto com firmeza durante 1 minuto.

Esses procedimentos podem ser feitos por conta própria porque são simples, desde que sejam feitos cuidando para não se machucar. Mas, o ideal, é que procure pelo serviço de um especialista em terapias corporais capacitado, garantindo que o resultado seja eficiente e evitando lesões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

identificar dor de cabeça é preocupante

Quando a dor de cabeça é preocupante? Saiba identificar os sinais

síndrome mão-pé-boca

Síndrome mão-pé-boca: conheça os sintomas e como tratar