chá digestivo
Crédito: Freepik
em

Chá digestivo: as 5 melhores opções e suas propriedades medicinais

Tomar um chá morno sempre ajuda a aliviar o mal estar estomacal, mas algumas plantas são mais potentes para isso, veja quais são

Na natureza, boa parte das plantas contêm propriedades medicinais que beneficiam a saúde dos humanos. Muitas delas podem ser usadas para fazer chá digestivo por causa de propriedades como o poder de acalmar o estômago e de estimular a produção de enzimas digestivas, além de aliviar o inchaço causado pelo excesso de comida ou de um determinado alimento que não caiu bem. Conheça quais são as plantas com essas propriedades.

Veja também: receitas de chás para tosse

Chás para melhorar a digestão

chás para melhorar digestão
Crédito: Freepik

Além de tomar alguma dessas receitas de chá para digestão, lembre-se que o efeito será melhor se mantiver uma alimentação leve e saudável, evitando alimentos industrializados, em especial aqueles ricos em açúcares e gorduras.

1. Chás feitos com Camellia sinensis

A planta Camellia sinensis é considerada o único e verdadeiro chá. De origem chinesa, ela é cultivada para a produção de chá verde, branco, preto e azul, cada um com um método de secagem diferente, mas todos com algumas características em comum. Uma delas é o poder de acelerar o metabolismo, o que também acelera a digestão dos alimentos, aliviando o desconforto estomacal.

Então você pode comprar qualquer um dos chás feitos a partir da Camellia sinensis e misturar 1 colher de sobremesa em 1 xícara de água quente, bem aquecida, mas sem deixar ferver ou irá queimar as folhas, reduzindo suas propriedades. Evite tomar à noite porque todos os tipos contêm cafeína e podem prejudicar o sono.

2. Sálvia

O chá de Salvia officinalis é muito popular, passado de geração em geração e recomendado para diversas finalidades curativas no organismo. Uma delas é a sua capacidade de estimular a produção de enzimas digestivas, melhorando a digestão e aliviando o inchaço.

Para preparar também é muito simples, bastando misturar 1 colher de sobremesa das folhas frescas ou desidratadas em 1 xícara de água bem quente e deixando em repouso por 5 minutos. Depois é só coar e beber, duas vezes ao dia ou apenas uma, caso resolva o problema em pouco tempo.

3. Camomila

Essa plantinha, de nome científico Matricaria chamomilla, também é muito popular e utilizada principalmente como calmante. Justamente por causa dessa propriedade ela ajuda a aliviar os espasmos estomacais que causam dor de estômago, então, é uma opção de chá digestivo muito boa.

Para preparar, pode comprar a camomila desidratada, que vem com as flores e tudo, e misturar um pequeno punhado em 1 xícara de água acabada de ferver. Deixe em repouso para fazer a infusão durante 5 minutos, depois coe e beba. Evite beber esse chá antes de realizar atividades que exigem atenção, como dirigir ou trabalhos manuais, pois pode dar sonolência.

4. Chá de hortelã com gengibre

Essa combinação de vegetais é muito poderosa para uma série de finalidades quando o assunto é saúde. Como chá digestivo, a hortelã e o gengibre vão oferecer suas propriedades estimulantes da digestão e anti-inflamatórias que vão ajudar a aliviar os sintomas de dor e mal estar estomacal. De quebra, é um chá que acelera o metabolismo, trazendo mais energia.

Para fazer, basta aquecer uma xícara de água e depois colocar dentro 1 fatia fina de gengibre fresco e 5 folhas frescas de hortelã. Depois de 5 minutos em infusão, coe o chá e beba morno, sem adoçar. Essa também é uma receita que deve ser evitada à noite para não atrapalhar o sono.

5. Boldo

Você certamente já ouviu falar no boldo ou, quem sabe, até já foi obrigado a tomar uma dose pura da planta macerada por sua mãe ou avó. De fato, o boldo é um poderoso digestivo, embora tenha um gosto bem amargo e seja difícil de engolir. Para curar ressaca e excesso de consumo de gorduras ele também é ótimo porque ajuda o fígado a produzir bile e a limpar o órgão dos excessos.

Se não quiser macerar as folhas e tomar puro, basta misturar 1 colher de sobremesa de folhas picadas em uma xícara de água quente, aguardar a infusão por 5 minutos, coar e beber. Se o estômago estiver parado, ele vai fazer expelir o que não foi digerido. Se a digestão já estiver acontecendo, só que com dificuldade, ele vai facilitar o processo e aliviar os sintomas.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Mulheres grávidas e lactantes devem consultar o médico antes de tomar qualquer tipo de chá, principalmente boldo. Se tiver doenças crônicas, também deve falar com o médico antes de usar plantas medicinais.

3 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pão trançado

Pão trançado: receita salgada simples, recheada e opção doce

fazer escalda-pés

Escalda-pés: conheça os benefícios e como fazer em casa