Acordar com o coração acelerado
Crédito: Freepik
em

Acordar com o coração acelerado: o que pode ser?

Problemas de saúde costumam estar relacionados, inclusive estar vivendo um momento estressante

Publicidade

Às vezes você está tendo um pesadelo muito ruim ou um sonho muito agitado e acorda com o coração acelerado. Isso é normal. Mas há diferentes situações em que acordar com palpitação é um sinal de alerta para sua saúde física e emocional, principalmente se acontece com frequência.

Ataque de pânico noturno

Pessoas que já tiveram ataque de pânico sabem que os sintomas podem assustar, dando a sensação de que vão morrer. O que nem todo mundo sabe é que um ataque de pânico também pode ocorrer durante o sono, ainda que a razão disso não seja bem clara para a ciência.

Publicidade

Uma crise de pânico durante o sono é bem parecida com a crise diurna. A pessoa acorda de repente com palpitação, respiração ofegante, sensação de sufocamento, dor no peito, náuseas, tontura, tremores e suor frio. Nem sempre todos os sintomas juntos, mas pode acontecer.

Boa parte das pessoas já diagnosticadas com transtorno de pânico acordam durante a noite por causa de uma crise que começou durante o sono.

Publicidade

Outras causas psicológicas e neurológicas

Além da crise de pânico, alguns desses sintomas podem acordar uma pessoa repentinamente se ela estiver sofrendo um estresse pós-traumático, pois ela sonha com o acontecimento trágico que levou a essa condição e acorda assustada.

Acordar com o coração acelerado também pode acontecer com pessoas com depressão, seja por conta de pesadelos ou mudanças no padrão do sono causadas pela doença.

Tem ainda o Parkinson, pois essa doença pode baixar os níveis do neurotransmissor dopamina durante o sono e levar ao transtorno do pesadelo, fazendo a pessoa acordar assustada com o que estava sonhando.

Publicidade

Apneia do sono

Pessoas com apneia do sono dormem mal porque o sono oscila entre roncos e parada respiratória. Nesses segundos em que a pessoa fica sem respirar, seu cérebro emite um alerta e desperta o corpo de forma repentina, podendo acelerar o coração.

Outras doenças

Por causa do desequilíbrio no funcionamento do organismo, acordar repentinamente com o coração acelerado pode ser uma consequência de doenças como hipoglicemia, hipertireoidismo, arritmia, aterosclerose, insuficiência cardíaca, cardiomiopatia, hipertensão, disautonomia (desequilíbrio no sistema nervoso autônomo responsável por funções como respiração, digestão, batimentos e circulação sanguínea), entre outros problemas do coração.

O que fazer?

Se a situação de acordar à noite com o coração acelerado está sendo frequente, o ideal é ir ao médico fazer exames e falar sobre coisas que podem estar incomodando e atrapalhando o sono tranquilo. Causas emocionais devem ser consideradas para um possível diagnóstico de transtorno psicológico, incluindo estresse e excesso de preocupações.

Publicidade

Ao mesmo tempo, procure melhorar sua rotina de modo a favorecer boas noites de sono:

  • Alimente-se de forma saudável;
  • Não coma mais nada nem tome bebidas estimulantes pelo menos 3 horas antes de dormir;
  • Pratique atividades físicas regularmente (sem exagero);
  • Evite o abuso de bebidas alcoólicas;
  • Se esforce para abandonar vícios;
  • Evite estímulos visuais de telas antes de dormir;
  • Adote a higiene do sono;
  • Procure estabelecer um horário mais ou menos fixo para dormir e acordar;
  • Se tiver alguma doença crônica, mantenha-a sob controle.

Ao acordar com o coração acelerado, sente-se na cama, acenda a luz, respire fundo e tente racionalizar seus pensamentos para que seu corpo acalme e volte ao normal. Levante-se devagar e recomponha-se. Se você não tem diagnóstico de alguma das doenças crônicas mencionadas, como problemas relacionados ao coração, não precisa se preocupar com ataque cardíaco.

Como diminuir o inchaço e as dores nos seios

Como diminuir o inchaço e as dores nos seios no período pré-menstrual

Síndrome do intestino hiperpermeável

Síndrome do intestino hiperpermeável: causas, sintomas e tratamento