em

Benefícios e como preparar açafrão com leite

Se procura por uma bebia que ajude a fortalecer o sistema imunológico, essa é uma boa opção. Veja como fazer.
Crédito: Pixabay

Se você costuma utilizar o açafrão como tempero na comida, já deve ter ouvido falar dos benefícios que essa raiz oferece à saúde. Nativa da Ásia, essa especiaria é irmã do gengibre, com aparência bastante semelhante, porém de cor mais forte. O açafrão, também chamado de cúrcuma, é um dos principais ingredientes do açafrão com leite ou leite dourado.

Essa bebida leva mais alguns alimentos, todos com propriedades medicinais, e faz bem para todos os sistemas do corpo. Por isso é uma ótima opção para consumir no dia a dia, de forma moderada e dentro de uma rotina alimentar saudável. Conheça seus benefícios e aprenda a receita.

6 Benefícios do açafrão com leite para a saúde

A receita do açafrão com leite, ou também chamado de leite dourado, que fica com cor amarelada justamente por causa do açafrão, também leva pimenta, água, canela e óleo de coco. Confira os benefícios que a reunião desses ingredientes oferece à saúde.

1. Mantém o organismo protegido de inflamações

Uma das propriedades do açafrão é ser anti-inflamatório, então essa bebida ajuda a reduzir os sintomas de doenças como artrite e outros processos inflamatórios do corpo.

2. Atua como poderoso antioxidante

O açafrão com leite também é rica fonte de antioxidantes para o organismo, que ajudam a combater o excesso de raciais livres, permitindo que as células se renovem e previnam doenças.

3. Colabora com o controle do colesterol

Manter os níveis do colesterol bom, o HLD, um pouco superiores ao colesterol ruim, o LDL, é essencial para prevenir doenças cardiovasculares e hepáticas.

4. Contribui para o emagrecimento

A pimenta e a canela presentes na bebida ajudam a acelerar o metabolismo, o que contribui para a queima de calorias quando se tem uma rotina de atividade física e uma alimentação saudável.

5. Age como antisséptico e antibiótico natural

O mel não serve apenas para adoçar o açafrão com leite. Ele também oferece suas propriedades antissépticas, antibióticas, expectorantes e calmantes, ajudando a aliviar sintomas de gripe, dor de garganta, dor de estômago e intestino preso.

6. Acelera a cicatrização

Tanto o açafrão quanto o mel oferecem propriedades que ajudam a acelerar processos de cicatrização dentro e fora do corpo.

Como preparar?

receita de como fazer açafrão com leite
Crédito: Tomilho Limão

A receita do leite dourado tem duas etapas. Primeiro é feita a pasta de açafrão e depois mistura-se tudo. Veja o passo a passo.

Ingredientes

  • Leite animal ou vegetal: 250 mililitros;
  • Mel: 1 colher de sopa;
  • Canela: meia colher de café rasa;
  • Óleo de coco: 1 colher de chá;
  • Açafrão em pó: um quarto de xícara;
  • Água: meia xícara;
  • Pimenta preta moída: meia colher de chá.

Modo de preparo

1. Comece pela pasta de açafrão. Em uma panelinha misture a água, o açafrão e a pimenta. Leve ao fogo e mexa até que ganhe consistência de pasta. Deixe esfriar.

2. Depois, em outra panela, coloque o leite, o óleo de coco, um quarto de colher da pasta de cúrcuma e leve ao fogo, mexendo sempre, até ferver.

3. Transfira para uma caneca, adoce com mel e está pronto para beber.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

chips de batata-doce
Como fazer chips de batata-doce para um petisco saudável
chá de salsa
Para que serve e como fazer o chá de salsa