em

Vitamina C evita resfriados, sim ou não?

Se você não sabe, a ciência pode explicar como a vitamina C pode ser usada para melhorar a imunidade

Vitamina C evita resfriados sim ou não
Crédito: Freepik

Todas as pessoas sempre ouviram que as vitaminas evitam ou ajudam a evitar resfriados. Apesar de ser uma coisa que está entranhada na cabeça, ninguém sabe muito bem de onde surgiram essas afirmações. Se você não sabe, a ciência pode explicar porque a vitamina C evita resfriados ou não.

Vitamina C e a ciência

O hospital pediátrico da Universidade de Michigan, o C.S. Mott Children’s Hospital, periodicamente faz uma pesquisa nacional sobre a saúde infantil. Esse estudo tem como objetivo avaliar o que é necessário, segundo a opinião pública, no que se trata à assistência médica infantil.

Em setembro do ano passado, a pesquisa levantou dados das estratégias usadas pelos pais de crianças entre 5 e 12 anos para evitar resfriados e gripes. A pesquisa contou com mais de 1.100 pais.

vitamina c evita resfriados estudo
Crédito: Pixabay

Dentre os dados coletados, cerca de 99% deles disseram incentivar a higiene pessoal nas crianças, coisas como lavar as mãos antes das refeições. Também 94% dos pesquisados disseram ensinar seus filhos a não compartilhar utensílios e bebidas com outras pessoas, assim como não ter as mãos próximas da boca e nariz sem a higienização delas.

Outros 87% relataram afastar as crianças de pessoas que já tenham sintomas de resfriados. E 64% deles ainda pedem que essas pessoas não abracem ou beijem sequer as crianças. Uma pequena porcentagem de pais evita levar os filhos para brincar fora de casa na época do ano em que os resfriados são mais comuns.

O resfriado é causado unicamente por um vírus. Esse vírus é transmitido de pessoa para pessoa e normalmente, partem pelo nariz ou boca, seja por um espirro, tosse ou até mesmo por contato em mobiliário e roupas. Dito isso, as atitudes tomadas pelos pais não são erradas e não só podem ser usadas pelas crianças, mas também pelos pais.

Já sobre a relação científica de se a vitamina C evita resfriados, a evidência mais convincente é de uma revisão de 29 estudos que foi publicado em 2013. Esses estudos, que envolveram 11 mil pessoas, relataram que entre praticantes de exercícios de alta performance que ingeriam pelo menos 200 mg de vitamina C diariamente, o risco de resfriado reduziu pela metade. Para a população geral, a vitamina C diária não ajuda em nada quando o assunto é evitar resfriados.

Segundo os responsáveis pela pesquisa do hospital, o melhor cenário para evitar a propagação do vírus de resfriado nas crianças é manter a higiene das mãos sempre feitas e evitar o contato direto com pessoas que já estejam com o resfriado, assim, vão evitar pegar um também.

Retirar amígdalas aumenta o risco de doenças respiratórias

Retirar amígdalas aumenta o risco de doenças respiratórias

dores nas articulações

Causas das dores nas articulações